O tempo não volta para trás, é certo. Mas, ontem vi esta sobreposição de imagens que compara o passado e o presente e não contive o impulso de gritar calado em forma de post. Escrevendo estas linhas, procurando as minhas fotografias de Aleppo, resgatando as boas memórias que guardo da Síria antes da guerra. De Aleppo antes da guerra.
De Aleppo, recordo uma das cidades mais vibrantes que já tive oportunidade de conhecer em todo o Médio Oriente. Tinha um centro histórico belíssimo, um bazar muito movimentado, património histórico e arquitetónico. E gente simpática. Tinha vida e alma e tudo. E agora nada.
Eis o meu humilde tributo aos homens e mulheres de Aleppo. Todas as fotos foram tiradas por mim durante uma viagem terrestre entre o Cairo e Teerão, na primavera de 2010.
Fotos de Aleppo antes da guerra
Seguro de viagem
A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.
Ver estas fotos fez me recordar a minha visita à Síria também em 2010 e, dos países que já conheci, sem duvida que é dos locais mais interessantes onde estive. Um país bastante pobre, mas com um povo super simpático e sempre sorridente. Talvez esteja para breve a mudança e quem sabe se brevemente se possa tornar a visitar em segurança. E por falar em segurança, antes da guerra, e como a grande maioria dos países no Médio Oriente, na altura senti que era um país bastante seguro para os turistas. Aliás, sempre que alguém me perguntava, a minha resposta era sempre a mesma, “perigoso é Portugal”.
Que maravilha que era, pensar que nunca vou ter a oportunidade de ver esta cidade desta forma encolhe-me o coração 🙁 ; que tristeza sem fim, que pena infinita destas pessoas que tinham tudo e ficaram sem nada, que perderam os que amam e uma vida inteira de paz.
Obrigada pela tua partilha.