Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Américas » América do Sul » Brasil » Piauí » Parnaíba

A cavalo na Parnaíba

Por Filipe Morato Gomes | Viagens América do Sul Américas Brasil Parnaíba Piauí
Atualizado em 6.01.2022 | Tempo de leitura: 7 minutos

Turistas a cavalo numa viagem à Parnaíba, Brasil
Turistas a cavalo numa viagem à Parnaíba, Brasil

Ignorado pelos roteiros turísticos organizados, o Piauí é um estado desconhecido dos viajantes e um dos mais pobres do Brasil. Localizado entre os vizinhos Maranhão e Ceará, o Piauí tem na Parnaíba uma das suas cidades mais interessantes, em grande parte pela proximidade com o labiríntico delta do Rio Parnaíba. Foi lá, na ilha Grande de Santa Isabel, arredores da Parnaíba, o palco deste belo passeio a cavalo.

Da Parnaíba à ilha Grande de Santa Isabel

Parnaíba, manhã cedo. O jovem que nos aguarda, tímido e reservado, está longe de ser o espelho de um típico guia turístico. Felizmente, penso. Não é, aliás, guia de profissão. Mas o que lhe falta em estudos e experiência sobra em humildade e afabilidade e brilho nos olhos de invulgares tons de verde azeitona. E em conhecimento dos humores equídeos.

Uma lancha percorre o delta do Rio Parnaíba
Uma lancha percorre o delta do Rio Parnaíba

Pedro não vive do turismo nem tão pouco dos cavalos que se encontram à porta da sua casa tão simples quanto uma casa simples pode ser – tijolo à vista, praticamente sem divisões, as redes armadas à espera de quem arrisque um repouso, um recanto transformado em mercearia de ocasião. Respira-se um misto de simpatia, gosto em bem receber e prazer em mostrar os tesouros do seu pequeno mundo a novos e desconhecidos amigos.

Olhando em redor, tons de absoluta ruralidade dominam a paisagem e absorvem o olhar numa paleta de verdes e castanhos enriquecida com o odor da terra molhada pela chuva da noite anterior. Um dia igual a tantos outros, penso. Puro engano.

Ali em Tatus, onde os cavalos são uma valiosa ferramenta de trabalho, vive-se hoje uma manhã diferente. Na verdade, os animais são diariamente utilizados em duras lides agro-pecuárias embora, havendo procura, possam intercalar essas tarefas com o transporte de viajantes ávidos de experimentar novas e diferentes sensações. Como hoje.

Fluem conversas descontraídas, indicações úteis e regras básicas de convivência com os animais, enquanto se preparam os cavalos que vagueiam sobre o solo arenoso do terreno envolvente à casa de Pedro – local onde tem início o passeio.

Parnaíba, estado do Piauí, Brasil
Parnaíba, estado do Piauí, Brasil

Está-se no interior da ilha Grande de Santa Isabel, poucos quilómetros a norte da cidade da Parnaíba – segunda mais importante do Estado brasileiro do Piauí -, e o anfitrião sorri, feliz por poder partilhar a sua riqueza. As selas aguardam, pois, os inexperientes cavaleiros…

À medida que os cavalos avançam e a aldeia vai ficando cada vez mais distante, torna-se evidente que aquele aparente monte de areia esbranquiçada que ao início se vislumbrou não está isolado nem tão pouco é um simples monte de areia.

São dunas – repara-se agora com maior nitidez -, incontáveis elevações de altura considerável, praticamente despidas de vegetação e cobertas por um suave tapete de areia fina a fazer lembrar um qualquer deserto ou uma espécie de Lençóis Maranhenses em miniatura condensados no espaço exíguo de uma ilha plantada no meio do delta do Rio Parnaíba.

Os locais chamam a este lugar Morro Branco e percebe-se porquê. Aventuramo-nos areia dentro com a lentidão própria da simbiose entre cavalos calmos e cavaleiros inexperientes.

Percorrem-se quilómetros num sobe e desce constante através do imenso branco, aqui e ali pintalgado por lagoas formadas pelas águas pluviais da época das chuvas, algumas das quais é necessário atravessar para notório deleite dos animais.

Paisagens de encantar no Delta do Rio Parnaíba

Nas dunas da ilha Grande de Santa Isabel, local onde se avista o delta do Rio Parnaíba
Nas dunas da ilha Grande de Santa Isabel, local onde se avista o delta do Rio Parnaíba

A paisagem é magnífica ao longo de todo o passeio na ilha dos arredores da Parnaíba e, do alto da sela, em permanente movimento, essa beleza parece adquirir uma dimensão ainda mais encantadora. A espaços vislumbra-se o mar, ao longe.

Noutro momento, diante dos olhos embevecidos dos turistas cavaleiros, o horizonte oferece o ponto em que as dunas e o rio se misturam num abraço harmonioso. Lindo.

Avista-se ainda um exército de alinhadas carnaúbas, espécie de palmeira omnipresente na ilha e de primordial relevância económica. Uma ou outra ave, poucas.

Surpreendentemente, o prazer é renovado a cada elevação de areia ultrapassada, a cada trote ou galope tentado com sucesso, a cada nova lagoa descoberta por detrás de uma duna, a cada momento. Magnífico passeio. Ninguém diria que saímos da casa simples que de novo se aproxima há quase quatro horas.

O ambiente entre o pequeno grupo de viajantes é de infinito deleite. Sobram largos e sinceros sorrisos no rosto de todos.

Percorrer paragens de tamanha beleza no dorso de um cavalo é uma experiência fascinante. Indubitavelmente. Uma mescla de paz de espírito, liberdade de acção e alguma adrenalina. O Piauí merece a atenção de quem gosta de viajar e aprecia o Brasil. E o delta do Parnaíba aqui tão perto. Pedro deverá estar feliz…

Vista nocturna do Porto das Barcas, Parnaíba
Vista nocturna do Porto das Barcas, Parnaíba
Porto das Barcas, zona histórica da Parnaíba, capital do Piauí, Brasil
Porto das Barcas, zona histórica da Parnaíba, capital do Piauí, Brasil
Porto das Barcas, Parnaíba
Porto das Barcas, Parnaíba
Pormenor de uma fachada do centro da Parnaíba
Pormenor de uma fachada do centro da Parnaíba
Ilha Grande de Santa Isabel, próximo do delta do Parnaíba
Ilha Grande de Santa Isabel, próximo do delta do Parnaíba

Guia prático

Este é um guia prático para viagens a Parnaíba, com informações sobre a melhor época para visitar, como chegar, pontos turísticos, os melhores hotéis e sugestões de atividades na principal cidade do litoral do Piauí.

Localização geográfica

O Piauí é um pequeno estado do norte do Brasil, encravado entre o Ceará e o Maranhão. Teresina e Parnaíba são as localidades mais relevantes do Piauí.

Quando viajar para o Piauí

Talvez entre os meses de Julho a Dezembro, quando chove menos e o vento constante ameniza o calor. Se a viagem for combinada com uma visita ao vizinho Maranhão, e em especial ao Parque Natural dos Lençóis Maranhenses, então o início desse período, algures entre Junho e Julho, é sem dúvida o melhor. É quando as lagoas dos Lençóis se encontram cheias, após a época das chuvas, conferindo uma beleza adicional à paisagem. De Janeiro a Junho tem lugar a estação chuvosa, embora a estas latitudes, esse “problema” seja muito relativo.

Como chegar à Parnaíba

Não há ligações directas de Portugal para o estado brasileiro do Piauí. A TAP voa diariamente para Fortaleza, a partir de onde se sugerem duas alternativas: voar até Teresina – capital do Piauí – e daí percorrer os cerca de 320 quilómetros de automóvel ou autocarro, pela BR-343, até à cidade da Parnaíba; ou contratar os serviços de uma agência e percorrer todo o litoral oeste do Ceará e do Piauí em veículos todo-o-terreno de tracção total, com paragem na peculiar localidade de Jericoacoara.

Pesquisar voos

Onde ficar

A oferta de alojamento na cidade da Parnaíba não é abundante. Destaca-se a simpatia do hotel Pousada dos Ventos, onde é possível pernoitar por cerca de 50€ o quarto duplo. Se viaja para a Parnaíba via Ceará, pode pesquisar e reservar hotéis em Fortaleza bem recomendados.

Pesquisar hotéis em Parnaíba

Organizar passeios no delta do Rio Parnaíba

Chegados à Parnaíba, a forma mais prática de organizar um passeio a cavalo ou outros passeios de barco pelos igarapés do delta do Parnaíba é contactar uma agência local. Sugere-se a Eco Adventure Tour, pelo profissionalismo e simpatia, e uma vez que dispõem de barcos próprios para os passeios no delta, e ainda contactos privilegiados com os donos dos cavalos que habitam nas aldeias da região, para os passeios equestres.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens América do Sul Américas Brasil Parnaíba Piauí

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Parnaíba e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Adrspach, a cidade de pedra
Barcelona de Gaudí »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Parnaíba

Reserve um hotel em Parnaíba ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens