Como tudo em Singapura, o aeroporto Changi é um exemplo de eficiência, limpeza e organização. A informação é clara e abundante, a internet é gratuita, os amontoados de passageiros são raros e as filas de espera minimizadas. E, com a linha MRT à porta, chegar do aeroporto ao centro de Singapura é muito fácil. Um exemplo a nível planetário.
Tido como um dos melhores aeroportos do mundo, o Changi de Singapura é também um dos mais movimentados. Apesar disso, é um exemplo de eficiência. No aeroporto Changi, tudo funciona na perfeição – à imagem, aliás, do que acontece em toda a Singapura.
Antes de mais, e apesar dos números indicarem o contrário, ao deambular pelos terminais tem-se a sensação de que não há muitos passageiros, e as filas são poucas. Para essa boa impressão, talvez ajude o facto de não haver controlo de segurança da bagagem (que normalmente causa filas enormes em muitos dos grandes aeroportos) senão na parte final da experiência aeroportuária, ou seja, em cada uma das portas de embarque, e não antes num espaço único comum para todos os passageiros.
De resto, circula-se com facilidade, sem confusões. A informação é clara e abundante. O atapetado estilo lobby de hotel que cobre o chão dos terminais transmite uma sensação de conforto. E o pessoal de terra é amável e prestável. Em suma, tudo contribui para que a passagem pelo aeroporto Changi seja uma experiência agradável.
A ligação entre os terminais é também rápida e eficiente, com placards informativos sem margem para erro e recurso ao Skytrain, um pequeno comboio não tripulado que une em poucos minutos os terminais 1, 2 e 3. Não há lugar para confusões ou mal-entendidos no aeroporto Changi, já que a informação – nunca é demais repeti-lo! – é de qualidade.
Para o chamado Budget Terminal, destinado às companhias low cost, é necessário recorrer a um pequeno autocarro a partir do Terminal 2. Tenha em atenção, a propósito, que a Air Asia, principal low cost do sudeste asiático, opera no Terminal 1 e não no Terminal Budget como seria expectável.
Referência ainda para o facto do aeroporto Changi disponibilizar acesso à internet gratuito, seja em computadores espalhados em pontos estratégicos dos terminais, seja via wi-fi. Neste último caso, há hotspots de acesso totalmente livre e outros onde é preciso solicitar senha de acesso (e mostrar o passaporte para registo). Tudo gratuito e com boa velocidade.
Tudo somado, o aeroporto Changi é um excelente aeroporto para estar em trânsito, à espera de voos de ligação para outros destinos, ou como porta de chegada à Ásia.
E se Singapura é o seu destino final, a viagem do aeroporto Changi até ao centro da cidade também não poderia ser mais fácil. A linha East West (linha verde) do Mass Rapid Transit System (MRT) – o sistema de metro de Singapura – tem uma estação precisamente por baixo dos terminais 2 e 3 do aeroporto Changi.
Assim, uma vez cumpridas as formalidades de entrada no país e recolhida a bagagem, basta seguir as placas indicativas do MRT, de fácil e rápido acesso. Na estação, há que comprar um bilhete de viagem simples nas máquinas de venda automática ou adquirir um cartão recarregável ez-link no guichet de apoio ao passageiro, cartão esse que, além de prático, permite poupar dinheiro caso fique em Singapura mais de três ou quatro dias.
Se preferir um transfer privado do aeroporto de Singapura para o seu hotel, recomendo o serviço da Welcome Pickups.
Aeroporto Changi
Cógido IATA: SIN
Web: www.changiairport.com
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.