Procura informações sobre as principais atrações de Roma? Pis bem, Roma é uma das mais visitadas cidades da Europa, e os motivos são bem conhecidos. Do icónico Coliseu às atrações do Vaticano – Capela Sistina, Basílica de São Pedro, passando pelos Museus do Vaticano -, a verdade é que não falta o que ver em Roma – tanto atrações turísticas como museus e monumentos históricos.
Ora, dada a popularidade de Roma como destino de viagem, as grandes filas que, por vezes, é preciso enfrentar para visitar as principais atrações de Roma (incluindo o Vaticano) podem ser um problema. Felizmente, há forma de mitigar esse inconveniente.
Conheça, pois, as melhores atrações de Roma e saiba como visitar os museus e monumentos mais emblemáticos sem filas.
O que ver em Roma (principais atrações turísticas)
Museus do Vaticano e Capela Sistina
Museus do Vaticano é a denominação comum de um conjunto de pequenos espaços museológicos que albergam as valiosas coleções de arte e de antiguidades colecionadas pelos diversos pontífices romanos ao longo dos séculos. Apesar de criados em épocas diferentes e de serem de facto museus autónomos, para o visitante é como se fosse um único museu com várias secções ou galerias interligadas. A maioria das coleções estão abrigadas no Palácio dos Museus Vaticanos e na Pinacoteca Vaticana.
Quanto à Capela Sistina, porventura a mais emblemática das atrações de Roma (e da Cidade-Estado do Vaticano), trata-se de uma capela famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e pelos frescos pintados por artistas de renome mundial como Michelangelo ou Sandro Botticelli. Fica no chamado Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa no Vaticano.
Para visitar os Museus do Vaticano e a Capela Sistina perdendo menos tempo nas filas, basta comprar o ingresso com antecedência. O bilhete permite aceder aos museus por uma “entrada rápida” para visitantes com ingresso antecipado, e visitar a Capela Sistina de Michelangelo. Note que, apesar da Basílica de São Pedro ter entrada gratuita, o acesso não é garantido (depende do controlo de visitantes feito pelas autoridades).
Dicas para visitar a Capela Sistina
- Vista-se adequadamente. Sendo um local sagrado para os católicos, evite calções, minissaias e grandes decotes. Mesmo no verão.
- Pode tirar fotos nos Museus do Vaticano, mas não fotografe a Capela Sistina. É proibido, mesmo sem flash. Evite a vergonha de ser chamado pelo segurança e obrigado a apagar as fotos no local.
- Mantenha-se em silêncio no interior da Capela Sistina. Mesmo que haja grupos barulhentos, não contribua para esse fenómeno. Por uma questão de respeito.
- Para informações mais completas, alugue um áudio-guia no local.
Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, e é tida como o edifício religioso do catolicismo mais importante do mundo. Devido às suas dimensões e à sua localização privilegiada no Vaticano, a maioria das cerimónias papais são lá realizadas.
A Basílica de São Pedro integra ainda a lista de Património Mundial da UNESCO em Itália e é seguramente uma das atrações que não pode perder em Roma. Por tudo isso, é um dos locais cristãos mais visitados do mundo, pelo que talvez seja boa ideia comprar o ingresso antes de viajar.
Para visitar a Basílica de São Pedro sem perder tempo nas filas, basta comprar o ingresso de acesso com antecedência. Este bilhete inclui um guia para consultar no seu tablet ou smartphone (leve auriculares).
Dicas para visitar a Basílica de São Pedro
- Vista-se de forma apropriada. Não é permitida a entrada com pernas e ombros à mostra (válido para homens e mulheres)
- Não leve objetos cortantes, tipo canivetes.
- Se quiser visitar a Basílica de São Pedro com menos gente, chegue antes das 8:00 da manhã.
Coliseu de Roma
Outra das principais atrações de Roma, o Coliseu não deixa ninguém indiferente. Construído na segunda metade do Século I, o Coliseu de Roma é um anfiteatro oval usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos. Estima-se que albergava entre 50 e 80 mil espetadores, sendo com toda a certeza uma das mais emblemáticas edificações de todo o Império Romano. Absolutamente imperdível!
Para visitar o Coliseu de Roma com acesso prioritário, basta comprar o ingresso com antecedência. O bilhete inclui o acompanhamento de um guia profissional especializado, para além do acesso sem filas ao Monte Palatino e ao Fórum Romano. Vale a pena!
Galeria Borghese
Sendo uma das principais atrações de Roma no que aos museus diz respeito, vale a pena considerar uma estratégia que permita diminuir o tempo perdido nas filas de acesso à Galeria Borghese.
O museu fica dentro da Villa Borghese, uma das principais áreas verdes do centro de Roma; e só por isso já valeria a visita. Mas o edifício propriamente dito – uma antiga mansão pertença da poderosa família Borghese – é igualmente impressionante. Não menos relevante, a coleção de arte em exibição compreende esculturas e pinturas de nomes como Caravaggio, Leonardo da Vinci e Raffaello.
Para visitar a Galeria Borghese sem perder tanto tempo nas filas, basta comprar antecipadamente o ingresso. Note que pode naturalmente haver fila na entrada de acesso reservado, mas será muito mais curta do que a fila de acesso geral. O bilhete inclui acompanhamento de guia especializado e a visita aos jardins da galeria.
Panteão de Roma
Provavelmente o monumento mais bem conservado da Roma antiga, o Panteão de Roma (ou Pantheon de Agripa) é outra das atrações imprescindíveis na cidade de Roma. Para além da relevância histórica, é a arquitetura da sua enorme cúpula que mais impressiona. Note que, entre os principais monumentos de Roma, o Panteão é dos poucos que pode visitar gratuitamente (mas nesse caso não terá direito ao áudio-guia). Aproveite!
Para visitar o Panteão de Roma com acesso a um guia áudio para 35 minutos de visita, basta comprar antecipadamente o ingresso. Vale bem a pena.
Monte Palatino e Fórum Romano
Paredes-meias com o Coliseu de Roma, Palatino é uma das regiões mais antigas de Roma (provavelmente as origens da cidade são ali mesmo). Fica numa das colinas centrais da capital italiana, e é um local perfeito para um passeio ao ar livre entre jardins e monumentos em ruínas. Um deles é o Fórum Romano, principal centro comercial da Roma Imperial. É, sem sombra de dúvida, outra das atrações de Roma absolutamente imperdíveis.
Para visitar o Monte Palatino e o Fórum Romano sem perder tempo nas filas, basta comprar o ingresso com antecedência. Inclui visita ao Templo de Júlio César, Arco de Tito, Casa das Virgens Vestais, Casa do Senado e Basílica de Maxêncio. Note que pode valer a pena comprar o ingresso combinado com o Coliseu de Roma (ver acima).
Catacumbas de Roma
Eu gosto de ser surpreendido em viagem, e isso muitas vezes implica visitar coisas menos tradicionais. Locais como as criptas e catacumbas de Roma; que, juntamente com a Capela dos Ossos, são das mais estranhas e enigmáticas descobertas da cidade.
Não estou certo que possa afirmar ser das principais atrações de Roma, mas vale seguramente a experiência. Talvez se surpreenda!
Para visitar as Catacumbas de Roma sem perder tempo nas filas, basta comprar o ingresso online. O bilhete contempla as explicações de um guia especializado e a entrada na Cripta dos Capuchinhos.
Atrações em Roma: dicas úteis
Para outras sugestões, veja as dicas da Luciana Rodrigues sobre o que fazer em Roma.
Roma Pass: vale ou não a pena?
Naturalmente, depende. Caso planeie visitar muitas das principais atrações de Roma, é natural que comprar o Roma Pass compense. O passe existe nas versões de 48 e 72 horas; e inclui a entrada sem fila para uma (passe de 48 horas) ou duas (passe de 72 horas) atrações de Roma como o Coliseu ou a Galeria Borghese, e descontos em todos os outros museus e sítios arqueológicos visitados posteriormente. Permite a utilização gratuita da rede de transportes públicos. Sabendo o que visitar em Roma, é uma questão de fazer as contas. O custo do Roma Pass começa em 29€.
Compre os seus bilhetes com antecedência
Vantagens
Devido ao elevado número de turistas que visitam Roma, pode ser difícil conseguir entrar rapidamente em algumas das mais populares atrações de Roma. Recomendo por isso que, sempre que possível, escolha ingressos que permitam evitar as filas de espera – muito especialmente no Vaticano.
São naturalmente mais caros do que os bilhetes normais, mas valem cada cêntimo extra (ninguém quer ficar duas horas à espera de entrar nos Museus do Vaticano, na Basílica de São Pedro ou na Capela Sistina!). Comprar ingressos online para as principais atrações de Roma e Vaticano, antes de viajar, tem, pois, várias vantagens em relação a comprar na hora. A saber:
- Na maioria dos casos, pode evitar as longas filas dos museus, monumentos e demais atrações de Roma;
- O custo adicional é irrisório (ninguém quer esperar uma ou duas horas para entrar num museu!);
- O voucher é enviado por e-mail e, na maioria dos casos, não precisa sequer de imprimir (basta mostrar no smartphone).
Ver lista completa de atrações em Roma
Desvantagens
Para mim, a única desvantagem de comprar ingressos para museus e atrações com antecedência é a perda de alguma flexibilidade durante a estadia em Roma. Isto no caso em que as visitas às atrações têm hora marcada.
Seja como for, esse é o preço a pagar pelo conforto de não precisar de comprar bilhetes na hora; e, principalmente, evitar as filas. Nesses casos (que obrigam à marcação de horário), o ideal será talvez marcar as visitas para o início do dia, deixando o resto livre para descobrir a cidade ao seu ritmo.
Tudo somado, recomendo vivamente a compra antecipada das atrações de Roma – especialmente se quiser visitar o Vaticano. Faço isso regularmente nas minhas viagens!
Dicas para visitar Roma
Como chegar a Roma
A partir de Portugal, não faltam voos para os diversos aeroportos de Roma, tanto de companhias aéreas tradicionais como low cost. Não terá qualquer dificuldades em chegar à cidade. Veja as minhas dicas para comprar voos baratos e aproveite.
Onde ficar
Sendo Roma uma cidade territorialmente imensa – e um destino bastante caro -, recomendo a leitura do texto onde ficar em Roma, onde falo dos melhores bairros para se hospedar na capital italiana em função dos seus gostos e do orçamento disponível. Alternativamente, pesquise todos os hotéis disponíveis usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.