Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Europa » Portugal » Costa Vicentina

Carriagem, a praia mais bonita de Portugal

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 16 Jan 2019 | Viagens Algarve Costa Vicentina Europa Portugal Praias 17 Comentários
Tempo de leitura: 5 minutos

Praia da Carriagem, Algarve
Chegada à praia da Carriagem

Esqueçam a presunção do título. Bem sei que não é fácil eleger a praia mais bonita de Portugal, nem tampouco há critérios objetivos que permitam escolher uma praia algarvia em detrimento de uma lisboeta ou alentejana. Mas, para mim, tendo conhecido ao longo dos anos dezenas e dezenas de praias de norte a sul do país, declaro oficialmente a praia da Carriagem como a mais bonita de Portugal.

Vem isto a propósito de quê?

É que nos últimos dias voltei a pisar o areal da Carriagem – seis anos depois. É por isso provável que esteja influenciado por uma espécie de anestesia que só os lugares extraordinários provocam no olhar do viajante. Seja como for, sóbrio ou inebriado, para mim está decidido: a Carriagem é a praia mais bonita de Portugal.

Para quem não conhece a região sul da Costa Vicentina – uma das mais belas regiões de Portugal -, a praia da Carriagem fica a meia dúzia de quilómetros do Rogil, uma aldeia localizada a sul de Odeceixe, praticamente na divisória entre o Alentejo e o Algarve. Na verdade, geograficamente falando, a Carriagem fica já em território algarvio, mas a mim sempre me pareceu terra alentejana.

A partir do Rogil, o acesso à praia da Carriagem faz-se regra geral de carro. Mas, para os menos sedentários, também pode ser efetuado a pé seguindo as marcas do circuito Praia da Amoreira (integrado no magnífico projeto turístico que é a Rota Vicentina), um percurso pedestre com 6 km de extensão que começa em Pego das Éguas, passa pelas praias da Carriagem e da Amoreira, e termina no Parque de Campismo do Serrão.

O passeio está integrado no Trilho dos Pescadores, circuito que percorre as falésias da Costa Vicentina, de Porto Covo a Odeceixe (com alguns percursos complementares mais a sul, como o que passa na Carriagem), e que fiquei com enorme vontade de fazer um dia.

Uma vez chegados à falésia sobre a praia, é soltar Wow! atrás de Wow! enquanto se desce a escadaria de madeira rumo ao areal. Não é fácil descrever as formações geológicas que se desnudam na maré baixa (é indispensável visitar a praia da Carriagem na maré baixa para apreciar toda a sua beleza), com profundas marcas curvilíneas escavadas nas rochas, como se alguém as tivesse penteado para uma celebração de beldades.

E depois há uma profusão de vida animal. Aprisionados nas poças de água – espécie de “piscinas naturais” – e buracos nas rochas, incontáveis peixes, camarões, polvos, anémonas, nudibrânquios, mexilhões, lapas e caranguejos mostram-se ao menos atento dos banhistas. É uma aula de educação ambiental gratuita, para miúdos e graúdos.

Não há nadador-salvador nem bar de praia nem qualquer equipamento de suporte aos veraneantes, e nem sequer a Carriagem é uma boa praia para nadar. Mas, quando se está numa praia como esta isso pouco importa. Deixo-vos com algumas fotos para apreciarem com os vossos olhos, na esperança que as fotografias façam justiça à beleza do lugar.

Veja também o post Roteiro: Portugal em 7 dias.

Fotos da praia da Carriagem, Aljezur

Praia da Carriagem, Rogil, Portugal
Descida para a praia da Carriagem, localizada perto do Rogil
Praia mais bonita de Portugal: Carriagem
É muito provável que a Carriagem seja a praia mais bonita de Portugal – pelo menos aos meus olhos!
Praia da Carriagem, a praia mais bonita de Portugal
Formações rochosas na praia da Carriagem
Crianças na praia da Carriagem
Para as crianças, a descoberta da imensa vida marinha visível na maré baixa vale, por si só, a visita à praia
À pesca de marisco na praia da Carriagem
E os adultos também se divertem a observar peixes, marisco e outros seres vivos

Então, a Carriagem é ou não a praia mais bonita de Portugal? Vendo bem as fotos, acho que não retratam o esplendor da praia da Carriagem, mas já dá para ter uma ideia – talvez o melhor seja passarem por lá e verem com os vossos olhos… 🙂

Pesquisar alojamento em Rogil

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Algarve Costa Vicentina Europa Portugal Praias

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Rogil e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Viajar não é coisa de ricos
A gastronomia em viagem »

Comentários

  1. Sandra

    Passo lá tantas vezes e nunca lhe prestei atenção – tomei nota

    Responder
  2. Ricardo Cunha

    Olá Filipe,

    Esta não conheço, mas a paisagem (rochosa) faz-me lembrar Almograve e uma praia que só este ano conheci, junto à Zambujeira: praia dos Alteirinhos.

    Adoro as rochas de xisto que entram pelo mar dentro, assim como as pequenas lagoas e recantos que ficam a descoberto na maré baixa.

    Abraço!

    Responder
    • Filipe Morato Gomes

      Toda a Costa Vicentina / costa atlântica do Algarve é deslumbrante. Frequentei muito a praia dos Alteirinhos uns 25 anos atrás, quando o acesso se fazia por uma escarpa perigosa e quem lá passava era pessoal que queria tranquilidade ou fazer nudismo. Agora, com a escadaria de madeira, está muito mais acessível e, por isso, tem muito mais gente. Mas claro que continua a ter a mesma beleza. Ainda assim, prefiro a Carriagem 🙂 Abraço.

      Responder
  3. Hugo Loureiro

    Fantástica a coincidência de prefêrencias. Também considero a praia da Carriagem a mais fabulosa de Portugal, com as suas famosas rochas punk e com as maiores lapas que eu alguma vez vi. Literalmente de cair para o lado, esta praia. Um orgulho para nós portugueses, sendo provavelmente uma das praias mais bonitas do mundo!

    Responder
  4. selma

    Eu subscrevo. Tenho lá estado estes últimos 3 anos, e vou voltar sempre. Não tenho palavras para descrever a praia da Carriagem, fica sempre a saudade de voltar.

    Responder
  5. Veronika Kristófcsák

    Olá!

    Descobri esta praia recentemente (tenho andado a visitar as praias algarvias, entre Lagos e Sagres e na Costa Vicentina até Rogil) e também fiquei encantada com ela. Não só pelas coisas que já foram descritas pelo Filipe, mas também pela flora riquíssima que se pode observar lá em cima nas dunas, antes de descer para a praia. Caminhar pelos trilhos entre plantas perfumadas que quase parecem ser de um jardim e desfrutar da vista fantástica das formações rochosas é uma experiência única! 🙂

    Responder
  6. Sandra

    Parece que é desta que lá vou. Ando a pensar nisso desde que li artigo mas também esperei para que o D. tivesse idade para apreciar e 3 anos depois aqui irei eu mas tenho 2 dúvidas:
    – é preciso sapatos próprios para andar nas rochas, principalmente para o D que só tem 3 anos?
    – como passarei por lá a caminho das férias a ideia é ficar 2 dias (sim sou espaçosa :P), onde aconselhas a ficar? Para mim qualquer cantinho serve e só não vou de tenda porque…
    Bjs e Obrigada

    Responder
    • Paulo

      Até que enfim alguém concorda comigo! 🙂

      Responder
  7. Marlene Marques

    Sou um bocadinho “bicho de água”, por isso quando me mostram uma praia que não conheço começo logo a fazer planos. Principalmente quando a classificam como “a mais bonita de Portugal”!
    Tantas vezes que já passei pelo Rogil (ótimo pão!) e nunca dei por ela.
    Vou de certeza visitar numa próxima viagem.
    Obrigada Filipe, por revelares este pequeno segredo!
    Já agora, aqui fica o meu top 10 de praias mais a sul de Portugal: http://surfergirlonthemove.com/10-praias-no-algarve-para-descobrir-este-verao/

    Responder
    • Nuno Oliveira

      Eu sou de Odeceixe e tenho muito orgulho em ser ALGARVIO.
      Por muito que custe admitir aos Lisboetas a partir de Odeceixe é Algarve.
      Muitos chamam de Costa Alentejana até Sagres. Parece que é mais fino dizer que vão de férias para a costa alentejana e não para o Algarve onde a maior parte dos portugueses vão. O que é ridículo, demonstra bem a ignorância e desconhecimento.
      O Algarve é belíssimo e tem muitas paisagens diferentes. Algarve não é só Praia da Rocha, Quarteira, Albufeira e etc.
      A nossa ligação é com o Algarve, precisamos de ir às compras, hospital, ensino secundário é no Algarve e não no Alentejo. Mesmo as pessoas de Odemira vão ao Algarve tratar praticamente dos mesmos assuntos. Se a via rápida que acaba em Bensafrim continuasse até Sines a ligação iria ser ainda maior.

      Responder
  8. Pericles Rosa

    Olá Filipe.
    Nunca tinha escutado falar dessa praia, e pelas fotos parece bem bonita sim. Como você falou o título pouco importa.
    A verdade é que Portugal tem tantas praias bonitas e muita gente ainda não sabe disso. As praias do Camilo e da Marinha continuam sendo as minhas favoritas. 😉
    Mas na próxima vez que eu for ao Algarve tentarei conhecer a sua predileta.
    Abs

    Responder
  9. Cristina Rocha

    Olá, Filipe!

    Obrigada pela visita ao nosso post Top 10 Praias ! Ficamos super felizes com o seu comentário. Com relação à praia que você falou em Portugal, realmente é muiiiito linda! Amamos paisagens diferentes e exóticas e essas falésias parecem demais. Estamos pensando em visitar o interior de Portugal e Espanha no próximo ano, vamos precisar de muitas dicas, rs. Quem sabe o nosso “Top 10 Praias” não vira Top 20? Parabéns pelo Blog, ótima matéria. Abraços, Cristina e Renato

    Responder
  10. Ana Christ

    Filipe, não sei se gostei mais da praia, ou da forma como você a descreve! Que leitura agradável!
    Obrigada por compartilhar dessa maravilha! 🙂

    Beijos,
    Ana

    Responder
  11. helder almeida

    Sandra: tem os parques de campismo de São Miguel e Rogil com bungalows (caritos na época alta e há que marcar com antecedência); em Odeceixe há bastante alojamento local e pensões; nada de hotéis.
    Conheço bem as praias do Carvalhal, Odeceixe (lindísima, e dá para banho de rio, também). A da Carriagem é única como diz o Filipe; não é vigiada nem precisa porque há uma barreira de rochas entre a areia e o mar largo. A meia maré já da para nadar e… quem desejar pode ficar uns 50 metros do banhista mais próximo, mesmo na época alta.
    Vou para lá desde há uns 20 anos.

    Responder
  12. helder almeida

    Adenda à Carriagem: na arriba, antes de descer para a praia, há um parque de estacionamento organizado, não pago e sossegado.
    Na praia: poucos portugueses, poucos estrangeiros, sem lixos (há contentores da Câmara) cá em cima, na arriba, onde cada um pode deixar “o seu lixo” no regresso da praia.
    A praia tem seixos lindíssimos que, consoante os invernos e a maré, estão mais ou menos visíveis. è precavido levar uns sapatos de borracha para o caso…
    Boa praia para quem desejar zero multidões, até mesmo aglomerados. Aqui o governo não tem que se preocupar com distância física, a que chama “social”, a menos que este ano…

    Responder
  13. Clara

    Para mim também é a praia mais bonita de Portugal! Com a vantagem de ter sempre poucas pessoas. Não esquecer os sapatinhos para andar a explorar nas formações rochosas. A praia vizinha (que também dá para ir do Rogil) – Praia do Vale dos Homens – também é lindíssima.

    Responder
  14. Nuno Maia

    Bom dia,

    É possível fazer nudismo nesta praia sem problemas? disseram-me que é costume existir naturismo/nudismo.
    Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias
  • Ilhas
  • Mercados
  • Parques Naturais

Rogil

Reserve um hotel em Rogil ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2022 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens