Esqueçam a presunção do título. Bem sei que não é fácil eleger a praia mais bonita de Portugal, nem tampouco há critérios objetivos que permitam escolher uma praia algarvia em detrimento de uma lisboeta ou alentejana. Mas, para mim, tendo conhecido ao longo dos anos dezenas e dezenas de praias de norte a sul do país, declaro oficialmente a praia da Carriagem como a mais bonita de Portugal.
Vem isto a propósito de quê?
É que nos últimos dias voltei a pisar o areal da Carriagem – seis anos depois. É por isso provável que esteja influenciado por uma espécie de anestesia que só os lugares extraordinários provocam no olhar do viajante. Seja como for, sóbrio ou inebriado, para mim está decidido: a Carriagem é a praia mais bonita de Portugal.
Para quem não conhece a região sul da Costa Vicentina – uma das mais belas regiões de Portugal -, a praia da Carriagem fica a meia dúzia de quilómetros do Rogil, uma aldeia localizada a sul de Odeceixe, praticamente na divisória entre o Alentejo e o Algarve. Na verdade, geograficamente falando, a Carriagem fica já em território algarvio, mas a mim sempre me pareceu terra alentejana.
A partir do Rogil, o acesso à praia da Carriagem faz-se regra geral de carro. Mas, para os menos sedentários, também pode ser efetuado a pé seguindo as marcas do circuito Praia da Amoreira (integrado no magnífico projeto turístico que é a Rota Vicentina), um percurso pedestre com 6 km de extensão que começa em Pego das Éguas, passa pelas praias da Carriagem e da Amoreira, e termina no Parque de Campismo do Serrão.
O passeio está integrado no Trilho dos Pescadores, circuito que percorre as falésias da Costa Vicentina, de Porto Covo a Odeceixe (com alguns percursos complementares mais a sul, como o que passa na Carriagem), e que fiquei com enorme vontade de fazer um dia.
Uma vez chegados à falésia sobre a praia, é soltar Wow! atrás de Wow! enquanto se desce a escadaria de madeira rumo ao areal. Não é fácil descrever as formações geológicas que se desnudam na maré baixa (é indispensável visitar a praia da Carriagem na maré baixa para apreciar toda a sua beleza), com profundas marcas curvilíneas escavadas nas rochas, como se alguém as tivesse penteado para uma celebração de beldades.
E depois há uma profusão de vida animal. Aprisionados nas poças de água – espécie de “piscinas naturais” – e buracos nas rochas, incontáveis peixes, camarões, polvos, anémonas, nudibrânquios, mexilhões, lapas e caranguejos mostram-se ao menos atento dos banhistas. É uma aula de educação ambiental gratuita, para miúdos e graúdos.
Não há nadador-salvador nem bar de praia nem qualquer equipamento de suporte aos veraneantes, e nem sequer a Carriagem é uma boa praia para nadar. Mas, quando se está numa praia como esta isso pouco importa. Deixo-vos com algumas fotos para apreciarem com os vossos olhos, na esperança que as fotografias façam justiça à beleza do lugar.
Veja também o post Roteiro: Portugal em 7 dias.
Fotos da praia da Carriagem, Aljezur
Então, a Carriagem é ou não a praia mais bonita de Portugal? Vendo bem as fotos, acho que não retratam o esplendor da praia da Carriagem, mas já dá para ter uma ideia – talvez o melhor seja passarem por lá e verem com os vossos olhos… 🙂
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.