Recebo inúmeras mensagens de viajantes brasileiros que pretendem fazer um roteiro em Portugal. Quase sempre vêm com vontade de conhecer a Europa. Portugal é apenas um ponto de passagem. O primeiro ou o último de uma viagem maior. Na sua lista de destinos, têm joias como Barcelona, Paris, Amesterdão, Roma e Veneza para visitar, pelo que nem sempre sobra muito tempo para Portugal. E o pior é que o tempo não estica.
Perguntam-me os amigos brasileiros o que fazer em Portugal durante quatro ou cinco dias (uma semana, no máximo). Chegam a Lisboa, sabem que querem passear por Sintra e conhecer Fátima e Óbidos, e ainda visitar o Porto e descobrir um pouco da região do Douro, classificada Património Mundial pela UNESCO. É um excelente ponto de partida, que tentarei sistematizar neste roteiro de 7 dias em Portugal. Dando-lhe alguns retoques para tornar a experiência mais enriquecedora, sem deixar de visitar muitos dos locais ditos imperdíveis.
É evidente que fica muitíssimo para ver. Desde logo o Alentejo e o Algarve e o interior mais rural do país, já para não falar das ilhas da Madeira e Açores. Mas há que fazer escolhas. Eis então um possível roteiro de uma semana em Portugal, entrando por Lisboa e saindo pelo Porto. Viajando rápido, para aproveitar ao máximo. As referências hoteleiras tem a colaboração da Hotelandia, um blog que avalia os melhores hotéis de Portugal.
Distância entre Lisboa e Porto: 312km
Reserve os hotéis em Portugal com antecedência, especialmente nas cidades de Lisboa e Porto e durante a alta estação – que agora vai praticamente desde maio até outubro, mais as férias da Páscoa e o réveillon.
Roteiro Portugal
Dias 1 e 2: Lisboa
A região de Lisboa vale três, quatro, cinco dias… mas, para aproveitar o tempo ao máximo limitamos a estadia em Lisboa a dois dias. É suficiente para explorar o coração da Baixa pombalina, conhecer o Castelo de São Jorge e os bairros tradicionais de Alfama e do Bairro Alto, visitar o magnífico Oceanário de Lisboa, enlouquecer na noite do Cais do Sodré e ainda conhecer a zona ribeirinha de Belém, onde encontra os maiores ícones dos Descobrimentos portugueses.
Pode começar por fazer este belíssimo roteiro de 1 dia em Lisboa; ou, se preferir, faça um Free Walking Tour como introdução à capital portuguesa (grátis).
Se tiver mais tempo, não faltam opções interessantíssimas para um bate-volta (como dizem os brasileiros), a curta distância de automóvel de Lisboa. Évora é o exemplo clássico – se puder, não deixe de visitar esta pérola arquitetónica do Alentejo Central.
Onde ficar em Lisboa
A capital portuguesa está recheada de magníficos hotéis, entre os quais as seguintes unidades de extremo bom gosto:
- Myriad by Sana, um hotel 5 estrelas excelente (9,2);
- Corinthia Hotel Lisbon, um dos hotéis mais procurados em Lisboa (8,7);
- Internacional Design Hotel, um 4 estrelas descolado (8,7);
- Palacete Chafariz d’el Rei, um alojamento local de luxo num palácio maravilhoso (9,5);
- Casas da Baixa – Jules & Madeleine, um dos melhores apartamentos de Lisboa (9,1).
Nota: eu próprio já fiquei alojado em dezenas de pousadas, hotéis e apartamentos na capital portuguesa; e escrevi uma lista de 15 hotéis onde já dormi em Lisboa (e recomendo). Para outras opções, veja o post sobre onde ficar em Lisboa (os melhores bairros) e conheça os 10 melhores hotéis de luxo de Lisboa.
Dia 3: Sintra
Tempo de sair da capital e explorar a região de Sintra – Cascais. Gosto especialmente de Sintra, do seu centro histórico, dos magníficos Palácio da Pena e Castelo dos Mouros; têm mesmo de os incluir na lista com o que fazer em Portugal. E da própria Serra de Sintra, além das praias magníficas (não conte com o calor das praias do nordeste brasileiro, mas valem bem a pena). E tem ainda o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental.
Para aproveitar o tempo ao máximo, siga depois para a belíssima vila amuralhada de Óbidos, que muito admiro. Dependendo do seu ritmo de viagem, pode parar na Ericeira ou fazer uma curta passagem pela vila piscatória de Peniche; caso contrário, siga diretamente para o objetivo final: visitar Óbidos.
É provável que chegue a Óbidos já de noite, mas não se preocupe. Aproveite para observar a cidade iluminada – é muito bonita!
Distância aproximada: 175 km
Onde dormir em Óbidos
Óbidos tem pequenos hotéis muito charmosos e dentro das muralhas (ou muito perto), entre os quais o Hotel The Literary Man (antiga Estalagem do Convento) e os muito recomendados alojamentos locais:
- Casal da Eira Branca (alojamento local);
- Josefa D’Óbidos Hotel (4 estrelas);
- Torre de Maneys (alojamento local);
Para outras opções, veja o post onde ficar em Óbidos.
Dia 4: Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Batalha
Dia recheado de pontos de grande interesse histórico e religioso. Prosseguindo para norte, sugiro uma paragem na tradicional vila da Nazaré, ultimamente muito em voga no mundo do surf por causa das ondas gigantes do famoso “canhão da Nazaré”, que o surfista Garrett McNamara visita todos os anos.
A caminho de Fátima, não deixe de visitar o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro da Batalha, ambos classificados como Património Mundial pela UNESCO. São avassaladores. Havendo tempo e energia, pode ter uma primeira impressão sobre o Santuário de Fátima.
Distância aproximada: 165 km
Onde dormir em Fátima
Encontra muitas crónicas sobre bons hotéis em Fátima na Hotelandia, incluindo o Luz Houses, que eu adoro:
- Luz Houses Charming Hotel (casa de campo – design belíssimo);
- Hotel Anjo de Portugal (4 estrelas – hotel mais convencional mas muito bom ).
Para outras opções, conheça os 15 melhores hotéis de Fátima segundo o booking.
Dia 5: Fátima, Tomar, Coimbra
Depois de visitar o Santuário de Fátima, a minha sugestão passa por rumar a Tomar, uma cidade que, regra geral, está fora da rota turística tradicional entre as cidades de Lisboa e Porto. Quanto mais não seja, pare para visitar o Convento de Cristo, também ele protegido pela UNESCO.
Siga depois em direção à cidade universitária de Coimbra, onde não faltam locais emblemáticos como o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Sé Velha, a Quinta das Lágrimas e, claro, a Universidade de Coimbra.
Distância aproximada: 130 km
Onde dormir em Coimbra
A oferta de hotéis não é tão vasta como noutras cidades deste roteiro em Portugal, mas veja onde ficar em Coimbra para boas sugestões. Por exemplo, há apartamentos maravilhosos e um histórico hotel de charme. Recomendo:
- Casas da Alta de Coimbra (apartamentos – dos melhores apartamentos de Coimbra);
- Quinta das Lágrimas (hotel de charme – uma hospedagem com história);
- Hotel Oslo (3 estrelas – simples mas económico).
Para outras opções, leia também o post sobre os 15 melhores hotéis de Coimbra (segundo o booking).
Dias 6 e 7: Porto
Seja qual for o seu roteiro de viagem em Portugal, não pode deixar de visitar o Porto. Acorde cedo e aproveite para uma passagem rápida pelo centro de Aveiro – a “Veneza portuguesa”, como muitos lhe chamam.
De Aveiro ao Porto a viagem é curta e em boas estradas, pelo que chegará à “cidade Invicta” com tempo para começar a desvendar os seus segredos. É uma cidade maravilhosa (sou suspeito, moro no Porto), que mereceria pelo menos dois ou três dias do seu roteiro em Portugal.
As zonas da Baixa e da Ribeira, a renovada zona da Rua Galerias de Paris e a incontornável Torre dos Clérigos, o Museu de Serralves, a Casa da Música e o Centro Português de Fotografia, ou ainda as Caves do Vinho do Porto do outro lado do Rio Douro e, quem sabe, um mini-cruzeiro no Douro são apenas algumas das sugestões para dois dias bem passados no Porto.
Se preferir, faça um Free Walking Tour como introdução à cidade do Porto (grátis).
Distância aproximada: 140 km
Onde ficar no Porto
A cidade do Porto tem unidades hoteleiras de excelência, para todas as bolsas. Destaco os seguintes hotéis no Porto:
- The Yeatman (5 estrelas – hotel vínico em Vila Nova de Gaia com vista para o Porto);
- Torel Avantgarde (5 estrelas – a mais recente coqueluche da hotelaria portuense; absolutamente recomendável);
- Porto A.S. 1829 (4 estrelas – bom gosto e localização excelente);
- Casas do Porto (apartamentos, excelente qualidade);
- Gallery Hostel (um dos melhores hostels de Portugal).
Nota: um hotel muito popular entre os turistas brasileiros é o Pão de Açúcar Hotel. Para outras opções, conheça os 15 melhores hotéis do Porto e veja o post onde ficar no Porto (os melhores bairros); ou veja as crónicas de bons hotéis em Porto na Hotelandia.
Alternativa dia 7: Porto (com Braga e Guimarães; ou Douro)
Neste roteiro em Portugal, eu aconselho a ficar o segundo dia inteiro no Porto mas, se preferir sair da cidade na última tarde, sugiro que rume a norte para visitar Braga (uma cidade agradável, onde se encontra o Santuário do Bom Jesus) e Guimarães, o “berço” de Portugal e cujo centro histórico se encontra classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Alternativamente, um bate-volta até à Régua ou Pinhão é uma excelente forma de conhecer um pouco das paisagens vinícolas do Douro (ir de barco e voltar de trem ou vice-versa). E, quem sabe, ficar com vontade de voltar a Portugal.
Mapa do roteiro em Portugal
E pronto, este é um dos melhores roteiros em Portugal para 7 dias de viagem, começando em Lisboa e terminando no Porto. Já sabe o que fazer em Portugal? Tem outras sugestões de itinerários? Partilhe comigo.
Guia prático
Como chegar a Portugal
Para os viajantes brasileiros, a TAP tem dezenas de voos por semana a partir do Brasil, incluindo com origem no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Belém e Porto Alegre. A maioria dos voos aterra em Lisboa, mas há também algumas ligações diretas para o Porto.
Para este roteiro em Portugal, o ideal é começar em Lisboa e terminar no Porto – de onde pode regressar ao brasil ou prosseguir viagem para outra cidade europeia.
Pesquisar passagens aéreas para Portugal
Transfer dos aeroportos
Tanto de Lisboa como do Porto, pode chegar até ao seu hotel no centro da cidade usando o metro ou chamando um Uber. No entanto, caso prefira a comodidade de ter os transferes organizados antes de partir, com a vantagem de ter um motorista à espera com o seu nome no aeroporto, reserva com antecedência o transfer do aeroporto de Lisboa ou o transfer do aeroporto do Porto para o hotel. É um serviço de qualidade e confiança.
Alugar carro
Caso prefira alugar carro para fazer um roteiro em Portugal, recomendo a Rental Cars. É o site que normalmente utilizo para pesquisar carros alugados em qualquer rent-a-car.
Onde ficar
Durante um roteiro em Portugal com a duração de 7 dias vai precisar de se alojar, tipicamente, em pelo menos três destinos; incluindo Porto, Lisboa e provavelmente Coimbra.
Aconselho a leitura dos artigos sobre onde ficar em Lisboa, onde ficar em Porto e ainda sobre os melhores hotéis de Coimbra. Pode também pesquisar os melhores hotéis e apartamentos de qualidade usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.