Recebo inúmeras mensagens de viajantes brasileiros que pretendem fazer um roteiro em Portugal. Quase sempre vêm com vontade de conhecer a Europa. Portugal é apenas um ponto de passagem. O primeiro ou o último de uma viagem maior. Na sua lista de destinos, têm joias como Barcelona, Paris, Amesterdão, Roma e Veneza para visitar, pelo que nem sempre sobra muito tempo para Portugal. E o pior é que o tempo não estica.
Perguntam-me os amigos brasileiros o que fazer em Portugal durante quatro ou cinco dias (uma semana, no máximo). Chegam a Lisboa, sabem que querem passear por Sintra e conhecer Fátima e Óbidos, e ainda visitar o Porto e descobrir um pouco da região do Douro, classificada Património Mundial pela UNESCO. É um excelente ponto de partida, que tentarei sistematizar neste roteiro de 7 dias em Portugal. Dando-lhe alguns retoques para tornar a experiência mais enriquecedora, sem deixar de visitar muitos dos locais ditos imperdíveis.
É evidente que fica muitíssimo para ver. Desde logo o Alentejo e o Algarve e o interior mais rural do país, já para não falar das ilhas da Madeira e Açores. Mas há que fazer escolhas. Eis então um possível roteiro de uma semana em Portugal, entrando por Lisboa e saindo pelo Porto. Viajando rápido, para aproveitar ao máximo. As referências hoteleiras tem a colaboração da Hotelandia, um blog que avalia os melhores hotéis de Portugal.
Distância entre Lisboa e Porto: 312km
Reserve os hotéis em Portugal com antecedência, especialmente nas cidades de Lisboa e Porto e durante a alta estação – que agora vai praticamente desde maio até outubro, mais as férias da Páscoa e o réveillon.
Roteiro em Portugal
Dias 1 e 2: Lisboa
A região de Lisboa vale três, quatro, cinco dias… mas, para aproveitar o tempo ao máximo limitamos a estadia em Lisboa a dois dias. É suficiente para explorar o coração da Baixa pombalina, conhecer o Castelo de São Jorge e os bairros tradicionais de Alfama e do Bairro Alto, visitar o magnífico Oceanário de Lisboa, enlouquecer na noite do Cais do Sodré e ainda conhecer a zona ribeirinha de Belém, onde encontra os maiores ícones dos Descobrimentos portugueses.
Pode começar por fazer este belíssimo roteiro de 1 dia em Lisboa. Deixo também um conjunto de atividades organizadas de grande qualidade, bem como ingressos para o Oceanário e ainda o Lisboa Card, que permite poupar algum dinheiro durante a estada em Lisboa.
- Lisboa: Passeio de Veleiro Manhã/Pôr do Sol com Bebidas (4.9)
- Lisboa: Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais (4.9)
- Tour em Pequenos Grupos a Fátima, Nazaré e Óbidos (4.9)
- Lisboa: Excursão a Pé Comidas e Vinhos (4.8)
- Excursão Cavaleiros Templários saindo de Lisboa (4.7)
- Ingresso Oceanário de Lisboa (4.6)
- Lisboa Card: Passe de 24, 48 ou 72 Horas (4.4)
Se tiver mais tempo, não faltam opções interessantíssimas para um bate-volta (como dizem os brasileiros), a curta distância de automóvel de Lisboa. Para além de Sintra e Óbidos, Évora é o exemplo clássico – se puder, não deixe de visitar esta pérola arquitetónica do Alentejo Central.
Onde ficar em Lisboa
A capital portuguesa está recheada de magníficos hotéis, entre os quais as seguintes unidades de extremo bom gosto:
- Myriad by Sana, um hotel 5 estrelas excelente (9,2);
- Corinthia Hotel Lisbon, um dos hotéis mais procurados em Lisboa (8,7);
- Internacional Design Hotel, um 4 estrelas descolado (8,7);
- Palacete Chafariz d’el Rei, um alojamento local de luxo num palácio maravilhoso (9,5);
- Casas da Baixa – Jules & Madeleine, um dos melhores apartamentos de Lisboa (9,1).
Eu próprio já fiquei alojado em dezenas de pousadas, hotéis e apartamentos na capital portuguesa. Veja o post sobre onde ficar em Lisboa (os melhores bairros) e conheça os 10 melhores hotéis de luxo de Lisboa.
Dia 3: Sintra
Tempo de sair da capital e explorar a região de Sintra – Cascais. Gosto especialmente de Sintra, do seu centro histórico, dos magníficos Palácio da Pena e Castelo dos Mouros; têm mesmo de os incluir na lista com o que fazer em Portugal. E da própria Serra de Sintra, além das praias magníficas (não conte com o calor das praias do nordeste brasileiro, mas valem bem a pena). E tem ainda o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental.
Se preferir visitar Sintra, Cascais e o Cabo da Roca numa excursão organizada, veja este tour muito elogiado.
Para aproveitar o tempo ao máximo, siga depois para a belíssima vila amuralhada de Óbidos, que muito admiro. Dependendo do seu ritmo de viagem, pode parar na Ericeira ou fazer uma curta passagem pela vila piscatória de Peniche; caso contrário, siga diretamente para o objetivo final: visitar Óbidos.
É provável que chegue a Óbidos já de noite, mas não se preocupe. Aproveite para observar a cidade iluminada – é muito bonita!
Onde dormir em Óbidos
Óbidos tem pequenos hotéis muito charmosos e dentro das muralhas (ou muito perto), entre os quais o Hotel The Literary Man (antiga Estalagem do Convento) e os muito recomendados alojamentos locais:
- Casal da Eira Branca (alojamento local);
- Josefa D’Óbidos Hotel (4 estrelas);
- Torre de Maneys (alojamento local);
Para outras opções, veja o post onde ficar em Óbidos.
Dia 4: Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Batalha
Dia recheado de pontos de grande interesse histórico e religioso. Prosseguindo para norte, sugiro uma paragem na tradicional vila da Nazaré, ultimamente muito em voga no mundo do surf por causa das ondas gigantes do famoso “canhão da Nazaré”, que o surfista Garrett McNamara visita todos os anos.
A caminho de Fátima, não deixe de visitar o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro da Batalha, ambos classificados como Património Mundial pela UNESCO. São avassaladores. Havendo tempo e energia, pode ter uma primeira impressão sobre o Santuário de Fátima.
Para não perder tempo nas filas, pode comprar ingresso antecipadamente para o Mosteiro da Batalha.
Onde dormir em Fátima
Encontra muitas crónicas sobre bons hotéis em Fátima na Hotelandia, incluindo o Luz Houses, que eu adoro:
- Luz Houses Charming Hotel (casa de campo – design belíssimo);
- Hotel Anjo de Portugal (4 estrelas – hotel mais convencional mas muito bom ).
Para outras opções, conheça os 15 melhores hotéis de Fátima segundo o booking.
Dia 5: Fátima, Tomar, Coimbra
Depois de visitar o Santuário de Fátima, a minha sugestão passa por rumar a Tomar, uma cidade que, regra geral, está fora da rota turística tradicional entre as cidades de Lisboa e Porto. Quanto mais não seja, pare para visitar o Convento de Cristo, também ele protegido pela UNESCO.
Siga depois em direção à cidade universitária de Coimbra, onde não faltam locais emblemáticos como o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Sé Velha, a Quinta das Lágrimas e, claro, a Universidade de Coimbra.
Caso queira visitar Tomar a partir de Lisboa, considere esta excelente excursão com visita ao Castelo de Almourol e ao Convento de Cristo.
Onde dormir em Coimbra
A oferta de hotéis não é tão vasta como noutras cidades deste roteiro em Portugal, mas veja onde ficar em Coimbra para boas sugestões. Por exemplo, há apartamentos maravilhosos e um histórico hotel de charme. Recomendo:
- Casas da Alta de Coimbra (apartamentos – dos melhores apartamentos de Coimbra);
- Quinta das Lágrimas (hotel de charme – uma hospedagem com história);
- Hotel Oslo (3 estrelas – simples mas económico).
Para outras opções, leia também o post sobre os 15 melhores hotéis de Coimbra (segundo o booking).
Dias 6 e 7: Porto
Seja qual for o seu roteiro de viagem em Portugal, não pode deixar de visitar o Porto. Acorde cedo e aproveite para uma passagem rápida pelo centro de Aveiro – a “Veneza portuguesa”, como muitos lhe chamam.
De Aveiro ao Porto a viagem é curta e em boas estradas, pelo que chegará à “cidade Invicta” com tempo para começar a desvendar os seus segredos. É uma cidade maravilhosa (sou suspeito, moro no Porto), que mereceria pelo menos dois ou três dias do seu roteiro em Portugal.
As zonas da Baixa e da Ribeira, a renovada zona da Rua Galerias de Paris e a incontornável Torre dos Clérigos, o Museu de Serralves, a Casa da Música e o Centro Português de Fotografia, ou ainda as Caves do Vinho do Porto do outro lado do Rio Douro e, quem sabe, um mini-cruzeiro no Douro são apenas algumas das sugestões para dois dias bem passados no Porto.
Deixo também um conjunto de atividades organizadas de grande qualidade, especialmente passeios na região do Douro e visita às caves.
- Do Porto: Vale do Douro com Passeio de Barco, Prova de Vinhos e Almoço (4.8)
- Excursão de Vinhos no Douro com Almoço e Cruzeiro (4.8)
- Porto: Visita Guiada Palácio da Bolsa (4.5)
- Porto: Adegas de Cálem, Show de Fado e Degustação de Vinhos (4.5)
Onde ficar no Porto
A cidade do Porto tem unidades hoteleiras de excelência, para todas as bolsas. Destaco os seguintes hotéis no Porto:
- The Yeatman (5 estrelas – hotel vínico em Vila Nova de Gaia com vista para o Porto);
- Torel Avantgarde (5 estrelas – a mais recente coqueluche da hotelaria portuense; absolutamente recomendável);
- Porto A.S. 1829 (4 estrelas – bom gosto e localização excelente);
- Casas do Porto (apartamentos, excelente qualidade);
- Gallery Hostel (um dos melhores hostels de Portugal).
Um hotel muito popular entre os turistas brasileiros é o Pão de Açúcar Hotel. Para outras opções, conheça os 15 melhores hotéis do Porto e veja o post onde ficar no Porto (os melhores bairros); ou veja as crónicas de bons hotéis em Porto na Hotelandia.
Alternativa dia 7: Porto (com Braga e Guimarães; ou Douro)
Neste roteiro em Portugal, eu aconselho a ficar o segundo dia inteiro no Porto mas, se preferir sair da cidade na última tarde, sugiro que rume a norte para visitar Braga (uma cidade agradável, onde se encontra o Santuário do Bom Jesus) e Guimarães, o “berço” de Portugal e cujo centro histórico se encontra classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Alternativamente, um passeio até à Régua ou Pinhão é uma excelente forma de conhecer um pouco das paisagens vinícolas do Douro (ir de barco e voltar de trem ou vice-versa). E, quem sabe, ficar com vontade de voltar a Portugal.
Mapa do roteiro em Portugal
E pronto, este é um dos melhores roteiros em Portugal para 7 dias de viagem, começando em Lisboa e terminando no Porto. Já sabe o que fazer em Portugal? Tem outras sugestões de itinerários? Partilhe comigo.
Guia prático
Como chegar a Portugal
Para os viajantes brasileiros, a TAP tem dezenas de voos por semana a partir do Brasil, incluindo com origem no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Belém e Porto Alegre. A maioria dos voos aterra em Lisboa, mas há também algumas ligações diretas para o Porto.
Para este roteiro em Portugal, o ideal é começar em Lisboa e terminar no Porto – de onde pode regressar ao brasil ou prosseguir viagem para outra cidade europeia.
Pesquisar passagens aéreas para Portugal
Transfer dos aeroportos
Tanto de Lisboa como do Porto, pode chegar até ao seu hotel no centro da cidade usando o metro ou chamando um Uber. No entanto, caso prefira a comodidade de ter os transferes organizados antes de partir, com a vantagem de ter um motorista à espera com o seu nome no aeroporto, reserva com antecedência o transfer do aeroporto de Lisboa ou o transfer do aeroporto do Porto para o hotel. É um serviço de qualidade e confiança.
Alugar carro
Caso prefira alugar carro para fazer um roteiro em Portugal, recomendo a Rental Cars. É o site que normalmente utilizo para pesquisar carros alugados em qualquer rent-a-car.
Onde ficar
Durante um roteiro em Portugal com a duração de 7 dias vai precisar de se alojar, tipicamente, em pelo menos três destinos; incluindo Porto, Lisboa e provavelmente Coimbra.
Aconselho a leitura dos artigos sobre onde ficar em Lisboa, onde ficar em Porto e ainda sobre os melhores hotéis de Coimbra. Pode também pesquisar os melhores hotéis e apartamentos de qualidade usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.
Olá Filipe.
Sigo já o teu blog há algum tempo, embora nunca me tenha pronunciado aqui nos comentários.
Decidi fazê-lo agora para dizer que estes artigos são realmente úteis para quem, como eu, gosta de descobrir as pérolas de Portugal, umas vezes sozinho outras acompanhado.
O que sinto mais falta quando procuro roteiros em Portugal é este nível de descrição, detalhe e actualização (alguns roteiros que encontro datam já de 2008 ou antes), outros são planeados para serem usufruídos a dois, outros não mencionam os melhores sítios onde ficar, etc.
Gostava de ter acesso a mais conteúdo deste género que apresentas aqui no artigo: “Roteiro em X dias em Y Lugar”, independente do número de pessoas que vão, com a descrição do que visitar, de onde ficar (como apresentas aqui) e até quem sabe do que degustar nessas paragens.
Porque se eu quiser visitar os castelos de Portugal (por exemplo) não saberei por onde começar, se quiser percorrer as Aldeias de Xisto acontece o mesmo, se quiser descobrir os variados parques naturais do país etc etc, e então faria sentido a criação desse tipo de roteiros.
Daí sugeria mais deste género de roteiros, e vindos de alguém como tu, experiente em viagens, seriam realmente úteis para aquele fim de semana em que não sabemos onde ir, mas queremos, para aquela semana de férias em que não temos nada planeado mas sentimos vontade de ir a algum lugar…
Fica esta sugestão em tom de desabafo 😛
Continuação de bons artigos e boas viagens!
Olá Tiago. Ultimamente tenho dedicado mais textos a Portugal, mas ainda é pouco. Concordo com a ideia de sugerir outros roteiros deste género, até porque o nosso país tem tanta coisa fantástica que merece ser visitada. Vou escrever mais sobre Portugal – fica a promessa. Obrigado e boas viagens.
Filipe,
Prazer e parabéns,
Estou pesquisando bastante a respeito de Portugal mas ainda estou no começo. Faço o curso de história na UFPR, de início como hobby, mas não sei onde posso chegar já que gosto muito.
Comprei a passagem esse fds, para mim e esposa, para março/2016, do dia 6 à 31. Chego em Madrid.
Ia fazer Barcelona, Madrid, Andaluzia, Porto e Lisboa. Decidi trocar e fazer 12 dias Madrid e Barcelona e 13 portugal.
Impressionante como mudou desde que comecei a olhar Portugal. E nossa história intrínseca.
Estou buscando o melhor roteiro e esse seu sem dúvida é um belo ponto de partida para ideias.
Gostaria de trocar sugestões e também colaborar com um excelente site de hotéis que descobri. Além de ser sugestões de tirar o chapéu, descreve as regiões com uma grande sensibilidade.
Abraços e se possível entro em contato.
Pedro
Olá Pedro,
Obrigado pelo teu comentário. Acho que quanto mais pesquisares sobre Portugal mais tempo vais querer ficar aqui, é um país encantador. Tenho a certeza que vais gostar de viajar em Portugal. 🙂
Sobre esse “excelente site de hotéis”, fui eu e a minha mulher (jornalista) que o criámos – fico feliz com as tuas palavras. Abraço.
Filipe,
uma boa dica é também visitar as vinícolas no Porto e passar na maior loja de vinhos de Lisboa, que é a Garrafeira Nacional. Dá para comprar bons vinhos a partir de 2 euros.
Grande abraço,
Alessandra Esteves
Parabéns e obrigado pelas excelentes dicas, Filipe!
Faz-me lembrar um programa da extinta e saudosa Rádio Voxx (salvo erro) em que viajantes experientes explicavam como viajar com pouco dinheiro, através precisamente de dicas como estas, práticas e fáceis de aplicar.
Refiro-me a estas e todas as outras dicas de outros posts.
Muito obrigado e continua.
Podes disponibilizar o arquivo com o roteiro printado no mapa?
Pode imprimir este roteiro de 7 dias em Portugal diretamente no seu browser. Abraço e boa viagem.
Boa tarde, Filipe!
Moro no Brasil e estou planejando uma viagem de 7 a 10 pela Europa. Gostaria de iniciar por Portugal e passar aí os primeiros 3 ou 4 dias da viagem. Depois, gostaria de ir a um breve tour por alguns outros países da Europa, mas tenho a dúvida de se eu adentrar à Europa por Portugal tenho que apresentar visto para visitar os outros países? É uma dúvida tola, mas será minha primeira viagem internacional e realmente não encontrei essa informação em outro lugar. Abraços! Obrigada.
http://europa.eu/youreurope/citizens/travel/entry-exit/non-eu-nationals/index_pt.htm
Basta entrar em um dos países do espaço Schengen (acordo de livre fronteira entre alguns países europeus) que você pode circular pelos outros livremente.
Olá Filipe, estou planejando uma viagem de 3 semanas, em novembro próximo, primeira vez na Europa. na primeira semana seria exatamente como este roteiro, alugar um carro em Lisboa e seguir conhecendo Fátima, e outros lugares, até Porto… na semana seguinte vamos seguir para Madri-Barcelona.. você aconselharia deixarmos o carro em Porto e partirmos de trem até Madri? Não sei se é possível seguir de carro pela Espanha e entregar em outro país, outra opção? Minha maior dúvida está na necessidade de agendar todos estes hotéis no percurso, comprar bilhetes de trem com antecedência, ou conseguimos nos hospedar nestes trajetos com facilidade [sem reserva]? Enfim, na terceira semana pretendemos fechar com Paris… se tiver alguma dica, já agradeço!
Denice, vou responder por email às perguntas sobre este roteiro em Portugal.
obrigada!!
Filipe, adorei seu roteiro. Mas, diferente do que os outros fazem, minha ideia seria passar 14 dias em Portugal. O que mais podemos acrescentar???
Olá Sheila,
Para sul, a Costa Vicentina é maravilhosa, assim como todo o interior do país, e facilmente passa uma semana entre o Alentejo e o Algarve. Para Norte, uma sugestão seria este Roteiro pelo Norte de Portugal, com ênfase no Património da Humanidade.
Olá Denise, estou com as mesmas dúvidas que você. 3 semanas, em novembro próximo na primeira semana seria exatamente como este roteiro de Portugal, alugar um carro em Lisboa e seguir conhecendo Fátima, e outros lugares, até Porto… na semana seguinte vamos seguir para Madri-Barcelona.. você aconselharia deixarmos o carro em Porto e partirmos de trem até Madri? Não sei se é possível seguir de carro pela Espanha e entregar em outro país, outra opção? Minha maior dúvida está na necessidade de agendar todos estes hotéis no percurso, comprar bilhetes de trem com antecedência, ou conseguimos nos hospedar nestes trajetos com facilidade [sem reserva]? Das outras vezes que fui pra Europa sempre deixei tudo arrumado, hotel, carro etc, mas o meu namorado está cismando em irmos sem marcar nada, acho que isso não funciona. O que você acha? Enfim, na terceira semana pretendemos fechar com sul da França ou Amsterdam… se tiver alguma dica, já agradeço!
Boa tarde, e um roteiro de 12 dias para conhecer Portugal e Norte de Espanha (por cima de Portugal) – alguma sugestão?
Parabéns pelo blog tem me ajudado bastante! Gostaria da sua opinião pelo roteiro que é quase igual ao do seu blog, se está bom ou teria algo para alterar! Ficarei do dia 14 ao dia 27 de outubro em Portugal e farei todo o trajeto sem carro.
Chegarei no dia 14/10 e deixarei o dia livre para descanso e eventual passeio.
Dias 15 e 16/10 – Lisboa; 17/10 – Sintra/Cascais (Dormir em Lisboa); 18/10 – Óbidos (Dormir em Fátima); 19/10 – Fátima (Dormir em Coimbra); 20 e 21/10 – Porto; 22 – Braga (Dormir no Porto); 23 – Porto.
24 a 26/10 – Minho (visitar uns parentes); 27 sair de Lisboa para Madri. Gostaria de visitar algum vinhedo,vi que os do Alentejo foram eleitos os melhores.Gostaria de dicas de hotéis!
Obrigada, Aline
Olá Aline,
O roteiro parece excelente para o tempo que tem. Só uma dica: Braga é no Minho, por isso quem sabe pode combinar a ida a Braga com a visita aos seus parentes. Sobre as vinhas, eu pessoalmente sou fã das paisagens vinhateiras do Douro, no norte, mas o Alentejo é maravilhoso, com pequenas aldeias, lugares com muito charme e a costa mais bonita de Portugal.
Sobre hotéis, eu mantenho uma lista com os hotéis mais elogiados em várias cidades, segundo os utilizadores do booking. Dê uma olhada, vai poupar muito trabalho:
– Melhores hotéis de Lisboa
– Melhores hotéis do Porto
– Melhores hotéis de Fátima
Para outras sugestões e criticas de jornalistas de viagens com muita experiência, visite a Hotelandia, um projeto muito interessante que tem por objetivo divulgar o melhor da hotelaria de Portugal.
Olá Felipe, td bem? adorei suas dicas, só tenho uma dúvida… Quais são minhas opções de transporte de Lisboa ao Porto, além de alugar um carro? Exitem trens/ônibus com paradas em todas estas cidades?
Você tem alguma dica de roteiro de 7 dias na Espanha, 7 dias na França e 7 dias na Itália? Vou ficar uma semana em cada lugar, começando por Portugal terminando na Itália.
Obrigada!!!
Olá Thais,
Para fazer este roteiro em 7 dias em Portugal só mesmo de carro. Entre Lisboa, Coimbra, Aveiro e Porto, há muitos comboios e é possível conseguir bons descontos se reservar com antecedência, mas para conseguir aproveitar o tempo e parar nos lindíssimos mosteiros no centro de Portugal fica complicada em transporte público. Ou seja, se tiver mais tempo ou não quiser parar em todos os lugares, use o comboio (trem) ou autocarro (ônibus), mas se quiser passar em todos o melhor é mesmo alugar um carro.
Olá, Felipe!
Acabo de chegar aqui no seu blog! E já estou aproveitando muito…
Iremos em 6 amigas para Lisboa e Porto entre 23/04/2015 e 02/05/2015. Já sabemos que vamos sentir falta de mais tempo para ver todas as maravilhas dessas duas cidades. De qualquer maneira, obrigada pela indicações nas suas postagens!
Obrigado Elaine, vão adorar Portugal!
Veja também as sugestões dos melhores hotéis no Porto e dos melhores hotéis em Lisboa, no booking há apartamentos belíssimos que ficam muito em conta para seis pessoas.
Excelente Roteiro!! Parabéns!
Filipe, parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber dicas de roteiros para passar 15 dias em Portugal. Obrigado, abraço
Olá Filipe, muito bom o seu blog! Gostaria de uma ajudinha com o roteiro que eu e mais 3 amigas faremos de carro em abril. Roteiro:
21/04 – chegada à Porto.
22/04 – Porto.
23/04 – Porto/Braga/Guimarães/Porto.
24/04 – Porto/Aveiro/Figueira da Foz/Leiria
25/04 – Leiria/Batalha/Alcobaça/Óbidos/Lisboa
26/04 – Lisboa
27/04 – Lisboa/Sintra/Cascais/Lisboa.
28/04 – Lisboa.
A dúvida é: vale a pena dormir em Leiria ou melhor seguir direto até Lisboa para ter mais 1 dia lá? Neste caso, que cidades cortar? De Porto à Lisboa a única cidade que realmente fazemos questão de conhecer é Óbidos. O que nos aconselha? Dormir em Óbidos, talvez? Estamos meio confusas por não saber quanto tempo de visita cada cidade nos tomará e onde estaremos ao entardecer para pernoitar…
Pode nos ajudar?
Olá Filipe
Adorei as dicas,vou para Portugal no final de junho por 10 dias e gostaria de mais dicas! Acho interessante ficar um dia na praia,porque o tempo estará bom,o que voce sugere? E voce acha ideal quantos dias para Lisboa e quantos para Porto?
Muito obrigada!
Chegarei em Portugal em 9/6 e ficarei até 27/6, as cidades bases para dormir serão Lisboa, Coimbra e Porto…. quantos dias devo ficar em cada uma? Tenho uma bebe de 1 ano e não dá para fazer nada corrido.
Olá Joyce. Pergunta difícil, já que só você saberá o que quer visitar em cada região. Na minha opinião, 17 noites poderiam ser divididas mais ou menos da seguinte forma: Lisboa 8 noites, Coimbra 2 noites e Porto 7 noites.
Já agora, em especial viajanco com uma criança pequena, recomendo apartamentos (em vez de hotéis). Ora veja estes exemplos:
→ Os 15 melhores alojamentos em Lisboa
→ Os 15 melhores alojamentos do Porto
→ Os 15 melhores alojamentos em Coimbra
Se quiser outros lugares, a região do Douro é incrível.
Abraço e boa viagem a Portugal.
Realmente estou preferindo apartamento a hotel … Qual localização vc indica em Lisboa? Em 2013 fiz um pit stop no Parque das Nações e gostei do ambiente, gostaria de um local que fosse fácil andar com carrinho de bebê e que não fosse perigoso a noite.
Oi, Filipe!
Gostei muito do seu blog. Gostaria de sua expertise. Chegaremos em Lisboa no dia 24/12 e planejamos voltar para o Brasil pelo Porto no dia 03/01. Qual roteiro vc sugeriria de Lisboa até o Porto de carro? Planejamos ficar 2 dias em Lisboa e como já fomos a Sintra e Cascais não estávamos planejando passar por lá. Gostaria de visitar Fátima, Coimbra, Guimarães e finalmente Porto. Vc incluiria alguma outra cidade?
Abs e parabéns pelo blog.
Se não vai a Cascais nem a Sintra, pode aproveitar esse tempo e visitar Évora, por exemplo; ou então quando estiver no Norte guarde um dia para conhecer a região do Douro, que é lindíssima.
Boa noite meu amigo,
vi que sua sugestão seria subir de carro até o Porto.Saberia me dizer qual a melhor locadora (custo/benefício)?? É possível devolver o carro no Porto?? Sabe dizer se fica muito caro??
Agradeço e parabéns pelo post.
Fica com Deus!
Queria deixar uma sugestão: para conhecer bem Portugal e as suas raízes, é importante conhecer Braga (cidade com mais de 2000 anos de história) e Guimarães (o berço da nação), com o seu lindo castelo.
Cumprimentos a todos.
Gostaria de saber se vale a pena alugar um carro para ir a Porto? Vou no dia 27/8 e volto no dia 31/8 para Lisboa. Gostaria de saber se tem facilidade de se andar de carro na cidade de Porto.
Se é só para fazer a viagem Lisboa – Porto – Lisboa, eu recomendo o comboio.
Oi, li o roteiro e achei muito legal. Farei uma viagem em janeiro para Portugal e Espanha.
Me tira uma dúvida, esses trajetos podem ser feitos de trem? Compensa ou melhor alugar um carro?
Agradeço desde já
Olá Pamela,
Este roteiro em Portugal está pensado para fazer de carro. O comboio (trem) é possível na parte entre Coimbra e Porto.
Olá Filipe,
Chego em Lisboa dia 1/01/16 e saiu dia 11/01. Estava pensando em alugar um carro e ir conhecendo as cidades em direção ao Porto. Li seu roteiro e achei muito legal. Gostaria de fazer algumas perguntas:
O roteiro acima é interessante no inverno também?
É necessário alugar hotel antes em cada cidade?
Você sugere voltar direto para Lisboa ou deixar alguns lugares para o retorno?
Obrigada!
Olá, Filipe, realmente as dicas são boas.
Como você mesmo disse muitos deixam Portugal como passagem, ou meio de entrada para Europa, o que ocorreu comigo. Sorte que resolvi ficar três dias, no início da viagem, pena só ter ficado em LIsboa, depois rumei para Itália mais 11 dias.
Em breve volto para Portugal, pois adorei e mais, estou providenciado minha documentação de dupla cidadania, meus bisavós são de Aveiro, região que quero conhecer.
Abcs
Olá a todos. Sou de Coimbra por isso serei tendencioso. Sem desvalorizar outro destino, Coimbra vale um dia ou mesmo 2 para conhecer bem e poder ainda ir a Montemor-o-Velho comer um pastel, conhecer o histórico castelo e ver as vistas sobre os maravilhosos Campos do Vale do Mondego. Ir conhecer a Figueira da Foz e experimentar o seu peixe. Depois poderão ir por Cantanhede (caso gostem de leitão assado e espumantes) ou então o Bussaco ou ir mesmo pelo litoral via Tocha até Aveiro e conhecer a colorida Costa Nova. E viagem no Moliceiro pelos canais!
Ou, caso queiram conhecer o interior, uma ida à Lousã e sua famosa serra (piscinas do castelo ou mesmo o Talasnal e Foz d’Égua, regressando por Penacova e subindo ao cimo da Serra do Roxo, dali em dias de sol vê-se Coimbra ao fundo e até ao mar.
Muito boas sugestões. Agradeço.
Aliás… sendo Beirão teria roteiro das Beiras para uma semana ou mais tempo… do Litoral de Coimbra, Aveiro e Leiria até ao interior como a zona de Góis e Arganil, passando pela belíssima cidade de Viseu e sem esquecer a Serra da Lapa e as Aldeias de Xisto, ou as aldeias históricas como Monsanto, Almeida ou Belmonte.
Olá Lino,
Obrigado pelos teus comentários. Queres preparar esse roteiro de Portugal pelas Beiras, para mais gente conhecer essa região? Se quiseres, tenho todo o gosto em publicar aqui no Alma de Viajante. Grande abraço.
Filipe, boa noite!
Adoro seu blog, tem dicas excelentes. Voltarei a Europa novamente em Dezembro e fico até janeiro. Quero incluir esse roteiro de 7 dias porém ao inverso, de Porto a Lisboa; somos uma família de 4 pessoas incluindo um menino de 9 anos, vc recomenda alterar algo no roteiro por ser ao contrário? Ah, e quanto ao clima, sendo inverno, preciso fazer alguma alteração nos passeios ou devo considerar algo com relação à transporte? Eu estarei entrando por Porto porque irei diretamente de Vitoria, ao norte da Espanha. Aguardo seus comentários. Beijinhos!
Olá Fabiane,
Não precisa alterar nada no roteiro. Viajar no inverno em Portugal é tranquilo e por vezes nessa época o clima está frio e seco, com dias de “sol de inverno” maravilhosos – mas também pode chover muito, claro (é sempre imprevisível). Se isso acontecer há museus, mercados e cafés excelentes para conhecer por todo o país… :))
Uma sugestão: se tiver mais tempo mude o roteiro para 9 ou 10 dias e vai aproveitar melhor ainda.
Abraço e boa viagem a Portugal.
Muito obrigada pelo pronto atendimento. Vou tentar extender. Temos amigos em Lisboa e em Vitoria.
Um forte abraço!
Filipe, mais uma dúvida. Vc tem algo pra me sugerir como forma de entrada pelo Porto vindo de Vitoria-ES, sem ser avião? Pensei em alugar um carro, mas já vi que não dá pra pegar na Espanha e entrar em outro país. Ou teria alguma agência que faz este tipo de serviço?
Mais uma vez obrigada!
Só vendo as regras das empresas de rent-a-car. Veja a RentalCars – é a que eu uso nas minhas viagens (eles trabalham com quase todas as rent-a-car e costumam ter bons preços)
Bom roteiro. Também recomendo o roteiro que fiz em Portugal:
http://viajar-bem.blogspot.com.br/
Obrigado, Filipe, pela atenção.
Sou brasileiro e estou programando uma viagem, entre 18 e 20 dias, a Portugal, no mês de abril/2016. Nem sei por onde começar, o que ver, a melhor maneira de me deslocar, que roteiro seguir… se melhor entrar pelo Porto ou por Lisboa, etc…
Te peço uma ajuda no sentido de conseguir ver e conhecer o máximo de lugares possível, sem correria… de modo que eu consiga aproveitar bem a viagem.
Abraços cariocas.
Muito obrigado.
Nos veremos em breve!
Olá
Achei muito legal o seu roteiro, mas estou meio perdida.
Vou dia 16/03 para Lisboa e fico até 28/03.
Todavia, queria fazer um roteiro que não ficasse apenas em Portugal, mas visitasse também alguns lugares próximos.
Nunca viajei para o exterior, portanto, quero algo mais intenso, inesquecível.
Encontro com uma amiga que mora em Lisboa, e de lá pretendemos alguns destinos, mas estamos indecisas, ela também é brasileira e está lá estudando.
Descartei destinos com praia, pois sei que a época ainda é clima frio.
O que você me sugere?
Obrigada desde já.
Em 12 dias, eu aconselharia a ficar apenas em Portugal. Pode aproveitar e conhecer também o sul do país, nomeadamente Alentejo (ou até o Algarve, que é muito mais do que praias).
Bom dia, posso dar uma sugestão, passe por Braga, cidade com mais de 2000 anos historia e viage até Santiago de Compostela esse lugar sagrado que gente de todo mundo vem visitar. Cumprimentos da Quinta Dom José Turismo Rural em Braga
Olá Felipe me dá uma dica: estou no Brasil, moro em Curitiba, estou querendo ir a Porto, qual voo que vc acha que devo pegar para ir a Porto?
Olá Filipe boa noite, estou indo para portugal dia 13 março e ficarei até dia 27 de março gostaria que me indicasse um roteiro por algumas cidades tipo Algarve e outras pretendo alugar um carro minha esposa quer da um pulo em Marrocos, como dividir esse tempo? Gostaria de um roteiro pelas principais cidades. E dicas de hotel que tivesse um preço em conta tipo Ibis que tem um custo benefício maravilhoso. Desde já agradeço atenção dispensada.
Muito grato
Olá Felipe! Parabéns pelo blog e pelas dicas!
Estarei em maio em Portugal , estarei uma semana na Madeira e depois na outra ficarei no continente. Gostaria de um percurso que pudesse explorar ao máximo Lisboa e então passar por Fátima e talvez Porto mas só terei uma semana para está ida ao continente. O que aconselha?
Obrigado.
Olá Filipe! Suas dicas são muito boas, adorei o blog! Estou montando meu roteiro pensando em passar em Fátima para participar da procissão de velas no dia 12/05, mas estou em dúvida se é uma boa hora e gostaria de saber se você possui mais detalhes desse evento, se é muito lotado, se é fácil sair de Fátima com destino a Maceira (em Fátima já não há mais acomodação a preços razoáveis) e como está o clima em Portugal devido os últimos tristes acontecimentos na Europa. Gostaria também de saber se vale a pena alugar carro logo ao chegar em Lisboa ou não é necessário, posso pegar o carro só quando iniciar o trajeto a partir de Sintra, Cascais…Se puder ajudar (mais um pouquinho) agradeço muito!
Filipe, por gentileza, poderia comentar qual a maneira que prefere para aluguel de automóvel?
Já consultei Rentals.com, Kayak e outros, mas nem todas têm muito claro se cobram taxa de retorno do automóvel pela rota começar em Lisboa e a devolução ser no Porto..
Agradeço o conselho que me possa dar.
Eu costumo usar a Rentalcars e normalmente os preços são transparentes (exceto às vezes a franquia do seguro). Se começar por Lisboa e entregar no Porto, o preço final vai aparecer já com essa taxa (se ela existir). Abraço.
Oi Felipe,
Boa Tarde!
Suas dicas são maravilhosas.
Vou fazer 15 dias em Portugal, entrando pelo Porto, ficando 4 dias na casa de amigos em Braga e fazendo as regiões próximas, depois vamos descer rumo a Lisboa.
Vc poderia me ajudar nesse roteiro? Vale a pena fazer bate e volta a Braga todos os dias, ou é melhor ficarmos em Porto e só alugarmos um carro quando começarmos a descer?
Depois vou para Madrid, o que vc acha melhor, viagem de trem ou procurar passagem numa low cost?
Obrigada pela ajuda.
Abs,
Beatriz
Oi Filipe
Pretendo ficar ao menos 10 a 12 dias em Portugal, provavelmente em Setembro/16.
Quero seguir sua sugestão (7 dias) e depois seguir de carro para Serra Estrela… o que me sugere, por favor?
É legal conhecer esta região? Você indicaria neste período?
Muito obrigado,
Bruno
Olá Filipe, hoje tomei conhecimento do site e estou saboreando por antecipação a viagem programada com esposa e uma filha para Portugal em meados de setembro. Pretendemos ficar 35 dias percorrendo o país de carro. Gostaria de saber quantas “bases” (hotéis ou pousadas) devo reservar considerando as particularidades de cada local e adjacências. O ideal seria conhecer sua opinião sobre quais cidades poderiam servir de base e quantos dias de permanência em cada uma delas, de modo a totalizar os 35 dias de nossa permanência em Portugal. Somos um casal de 70 e 66 anos e uma filha excepcional (sindrome de down) de 36 anos, porém ativa e independente. Amigos sugeriram que utilizássemos o sistema de hospedagem Airbnb. O que você acha? Obrigado de antemão e parabéns pelo site.
Oi Filipe, adorei o seu site. Vamos em fevereiro para Portugal e ficaremos 19 dias. Chegamos no dia 8 em Lisboa. No dia 9 vamos para Óbidos e pernoitamos lá. No dia 10 fazemos Batalha Alcobaça e Fátima. Pernoitamos em Fátima. No dia 11 vamos a Tomar e ficamos em Coimbra até dia 14. No dia 14 vamos a Porto até o dia 17. Dia 17 vamos a Braga até dia 20. Dia 20 vamos a Sintra até dia 22. Fazemos a região de Sintra. Dia 22 vamos para Lisboa até dia 27. O nosso vôo volta ao Brasil às 23:30. Alugamos um carro do dia 10 ao dia 22. O que vc acha deste roteiro? A minha dúvida maior é o regresso de Braga para Sintra. O que eu posso fazer para evitar os mesmos lugares da ida? Vale a pena pernoitar em algum lugar ou ir direto para Sintra? Agradeço desde já a informação.
Olá Fanny,
São quase 3 semanas em Portugal, o que permite um roteiro de viagem bem tranquilo. É melhor assim, porque em fevereiro os dias sã pequenos e é muito provável que haja bastantes dias com chuva, o que faz com que acabe vend menos coisas. Em suma, o seu roteiro está bom. Se conseguir um tempo extra, aproveite e vá visitar Évora (veja estas dicas sobre o que fazer em Évora) e a belíssima vila de Monsaraz. Abraço e boa viagem. Vão adorar Portugal.
P.S. Se ainda tem hotéis para reservar, peço por favor que use os meus links do booking. Para você é igual e a mim ajuda muito
Oi Filipe,
Que bom ter encontrado teu blog, as dicas são bem interessantes. Estou indo à Portugal e outubro por 12 dias divididos entre Lisboa, Sintra e Porto estou com 2 dúvidas:
1ª Sintra: gostaria de explorar bastante pretendo ir 2 dias, então não se pernoito lá ou se vou e volto a Lisboa sempre no final do dia,
2ª De Lisboa para Porto a melhor opção seria avião, correto? Os voos não sãoo caros e a viagem é bem rápida.
O que acha?
Obrigada.
Olá!
Eu e meu marido planejamos uma viagem à Portugal de 2 semanas, mas somente em Portugal.
Lógico que Lisboa e Porto estão no roteiro, até porque tenho parentes lusitanos em Porto, mas temos muitas dúvidas sobre o que conhecer, visitar, etc.
Gosto muito de sentir a atmosfera dos locais por onde passo, não ficar naquele pacote turístico padrão.
Nesse sentido, que sugestão de programação você poderia nos dar.
Eu nunca fui à Portugal, seria a primeira vez no país.
Obrigada!
Nelia, todo o post é uma sugestão de roteiro em Portugal. O que precisa saber em concreto?
Olá Filipe, as informações e dicas são sensacionais!
Gostaria de sua opinião sobre o roteiro que elaborei.. Eu tenho 01 dia “solto” (marcado com “dia 15”) – onde você sugere acrescentá-lo?
Chegaremos no dia 08/05-6h30 em Lisboa e o retorno será no dia 23/05 – 10h45:
Dia 1: Lisboa (chegada no início da manhã – 6h30 – dia 08/05)
Dia 2: Lisboa
Dia 3: Lisboa
Dia 4: Lisboa (bate-volta em Cascais / Estoril)
Dia 5: Lisboa (bate-volta em Évora)
Dia 6: Lisboa (bate-volta em Sintra)
Dia 7: Lisboa > Óbidos (alugar carro) – visitar no período da manhã > (Batalha?no caminho) > Coimbra
Dia 8: Coimbra
Dia 9: Coimbra > Guimarães (180km-2h) > Braga (30km – 40m) > Porto (75km – 1h) – devolver carro
Dia 10: Porto
Dia 11: Porto
Dia 12: Porto
Dia 13: Porto (de avião – saindo pela manhã) > Lisboa
Dia 14: Lisboa (talvez um repeteco em um dos bate-voltas já feitos)
Dia 15: ?
Dia 16: Lisboa > Brasil (voo: 10h45)
Olá Filipe, parabéns pelo seu blog. Estamos começando a programar uma viagem a Portugal. Provavelmente vamos viajar em dois casais. Vai ser um presente de 60 anos, pois os 4 estarão fazendo esta data de aniversário neste ano de 2017. Pensamos em ir mais para o final de junho, para pegar os últimos dias de baixa temporada, e ao mesmo tempo uma temperatura mais para o quente e poder aproveitar alguma praia, se for possível. Temos de 10 a 15 dias. Pelo que li no seu roteiro de 7 dias, pensei em fazer o roteiro no sentido contrário, isto é, iniciar por Porto, ir até Lisboa, e aí descer para a região do Algarve. O que sugere, e se puder incluir locais de alimentação.
Olá António,
Visitar Portugal em junho é uma excelente escolha. Há muitas festas populares, nomeadamente o São João no Porto e os Santos de Lisboa. E, mesmo em Lisboa durante o mês de junho, há vida para além do Santo António.
Sobre o Algarve, confesso que não sou muito fã mas, em compensação, sou fã da Costa Vicentina. Entre povoações muito atrativas e praias belíssimas como a Carriagem – a praia mais bonita de Portugal -, essa zona do litoral português é fascinante.
Grande abraço e boa viagem.
Olá Filipe, gostaria de receber suas dicas de restaurantes e bares para quem gosta de comer bem, bons drinks e cervejas artesanais. Ou seja lugares da moda, descolados e não exatamente nos guias de turismo.
Estaremos em dois casais fazendo Lisboa – Porto de 12 a 19 de Maio.
Olá Felipe,
Adorei seu blog, e estou encantada com suas dicas. Estou viajando para Porto dia 13/03 e volto para o Brasil dia 09/04, vou visitar minha tia e essa será minha primeira viagem internacional (espero que seja a primeira de muitas). Como vou sozinha, quero fazer amigos para sair, conhecer lugares etc.. então aposto que você conhece muitos brasileiros aí; se souber de alguém que esteja na mesma situação que eu me comunique rs. Obrigado pelas dicas de viagens e sucesso!
Oi pessoal, muito bom o roteiro. Parabéns.
Quero compartilhar o meu roteiro também. Foi uma viagem de carro na região do Douro. Segue:
http://roteirosdocarai.blogspot.com.br/2016/05/portugal-roadtrip-um-roteiro-gastro.html
Olá, estaremos em Portugal em janeiro de 2018 e temos 6 dias de visita. Gostei muito do seu roteiro e gostaria de segui-lo porém tenho que encurtar 1 dia…. tinha planejado 2 dias completos em Lisboa mas daí eu ficaria com 1,5 em Porto. O que vale mais a pena: mais tempo em Lisboa ou Porto? Tem como pular a estadia em uma das cidades do meio para ficar mais tempo em Porto? Qual a sua sugestão? Viajo com 2 crianças de 7 e 9 anos mas eles são bem tranquilos e companheiros.
Se quer investir mais tempo em Lisboa e Porto, pode cortar destinos no centro de Portugal e dormir apenas uma noite numa das cidades sugeridas (ou até dormir em Coimbra, por exemplo). Mas isso depende dos seus interesses, e só vocês poderão saber o que querem visitar em Portugal.
Olá Felipe,
Devo chegar em Portugal no dia 29 de Março/18, vindo de Veneza; pretendo ficar durante oito dias e depois retornar ao Brasil.
Solicito a sua gentileza de me informar alguma Operadora Turística de sua confiança, para um pacote completo, de visitas aos principais pontos turísticos, incluindo Santiago de Compostela.
Outrossim, quero te parabenizar e agradecer pela excelente descrição do Roteiro “Portugal em 7 dias”.
No aguardo da sua ajuda,
Forte abraço,
Stanislaw – Marilia / SP – BR
Bom dia Felipe, estarei chegando em Lisboa dia 12/07/18 e sairei de porto para o Brasil em 24/07/2018; vou sozinha, quero conhecer o máximo de lugares, o que me recomendaria? Alugar um carro sozinha não é perigoso e oneroso? Talvez contratar um receptivo pra fazer vários lugares? Onde me hospedar nestes lugares com segurança e barato? Estou muito perdida, você teria como me ajudar? Obrigada, estou adorando os relatos!
Olá Sandra,
Este roteiro de viagem por Portugal vai precisamente de Lisboa ao Porto e é uma boa base para a sua viagem. Se quiser conhecer outros lugares, recomendo a região do Douro, no norte, ou do Alentejo, no sul. Quanto a hotéis, o artigo tem também muitas opções que eu conheço e recomendo, para todas as bolsas – reserve os hotéis usando os links do booking (para o blog é uma grande ajuda).
Portugal é um lugar muito seguro, mas viajar sozinha de carro não é assim tão agradável para muitas pessoas. Se quiser alugar um, eu costumo usar a Rentalcars. Um recetivo vai ficar mais caro, mas também é possível.
Olá tudo bem?
Estou pensando em ir à Portugal (primeira vez) em março, pois quero aproveitar para correr a meia maratona de Lisboa dia 11/03, comemorar meu aniversário de casamento e depois fazer um tour por algumas vinícolas próximas de Lisboa e Porto, mas ouvi dizer que não é uma época boa para visitar as vinícolas pois as paisagens não estariam tão bonitas, as parreiras estariam sequinhas… procede? Será que em abril a paisagem já mudaria muito?
Aguardo suas dicas,
muito obrigada !
Para ver as paisagens vinhateiras em Portugal, na minha opinião quanto mais próximo da vindima melhor. Dito isto, a paisagem vai mudando gradualmente ao longo do ano e toda a época tem o seu encanto. Se tiver tempo, não deixe de incluir o Douro no seu roteiro de viagem a Portugal, porque vai valer a pena mesmo em março. Abraço.
Olá, Filipe, eu e alguns familiares estamos planejando uma viagem a Portugal em setembro de 2018. Seria uma viagem de 15 dias, exclusivamente a Portugal. Não temos um roteiro definido, mas não abrimos mão de conhecer a Póvoa de Varzim, terra de nosso avô. Queremos também conhecer Fátima, mas não queremos uma viagem com muitos pontos religiosos. Outro interesse nosso é uma região vinícola. É também uma região bastante histórica. Gostaria que você me sugerisse um roteiro interessante, para fazermos com carro alugado. Gostei muito do seu blog. Parabéns. Obrigada desde já. Um abraço.
Olá, Filipe! Que legal seu blog… parabéns!
Esse roteiro dos 7 dias consigo fazer sem alugar carro? Viajarei sozinha em março…
Grata pela atenção!
Olá Néris, sem carro é mais difícil, terá talvez que adaptar o roteiro. Os dias 4 e 5 não creio que sejam exequíveis fazer sem transporte próprio. Abraço.
Olá Felipe!
Primeiramente, gostei bastante do seu site,que é sucinto e bem explicativo.
Estou programando minha primeira ida a Portugal, em buscas das raízes, para final de março ou começo de abril, e tenho particular interesse nas cidades de Paços do Ferreira e Santo Tirso, ambas na região do Porto e, pelo que vi nos mapas, são bem pequenas.
Estou programando 14 dias em Portugal e, a princípio, gostaria de aproveitar o seu roteiro de 7 dias, e claro, enxertar mais atividades nele, como por exemplo o Douro e Alentejo. Não me predisponho a turismo religioso.
Poderia me ajudar indicando o que fazer, por onde chegar – Lisboa ou Porto, e onde pernoitar?
Muito grato.
Olá Filipe,
pode me sugerir um roteiro de carro entre Coimbra e Porto? Me falaram para ir pelo interior e não pela rodovia principal, pois é mais bonito os lugares.
Grato.
Estou planejando uma viagem de 7 dias para Portugal na primeira ou segunda semana de Setembro/2018. Quero fazer algo alternativo, ou seja, de custo baixo, com hospedagens em hostel ou albergue. Devo iniciar por Porto. Alguma sugestão?
Olá Francisco, não entendi a pergunta: quer sugestão de hostels, é isso? Em que cidades?
Oi Filipe:
Estou planejando uma viajem e adorei este roteiro, mas como meu voo sai de Lisboa, vou fazer Porto – Lisboa.
Primeira pergunta, apesar do post ser de 2014, ele está atualizado? E a segunda é: qual a maior diferença de quem faz este roteiro ao contrário, que precisamos prestar atenção?
Vou visitar também Paris (3 dias), Lyon (2 dias) e Madrid (1,5 dias).
Obrigada
Olá Andrea,
Este roteiro em Portugal está perfeitamente atual, e é uma boa base para quem tem pouco tempo para conhecer o país. O sentido da viagem não tem qualquer diferença significativa.
Olá, gostei muito do roteiro entre Lisboa e Porto. Como dispomos de 15 dias ou mais 2 ou 3 dias gostaria de incluir mais outras cidades: Lisboa, Sintra, Santarém, Óbidos, Tomar, Batalha, Leiria, Coimbra, Aveiro, Ovar, Porto.
Gostaria de sugestões, roteiro organizado, o quem vem primeiro. E possível fazer de trem ou só de carro?
Gostariamos de viajar em setembro.
Aguardo ansiosa seu retorno.
Atenciosamente
Marcia
Boa tarde Felipe. Meu nome é Francisca e pretendo ir a Portugal com minha amiga em setembro. Ficamos 7 dias em Lisboa onde mora minha sobrinha. Estamos querendo subir para o Porto e quero muito conhecer a região de Albufeira e Faro. Teremos de 10 a 15 dias para essas 2 regiões. Vale a pena? Pq uma é ao norte e a outra é bem ao sul. E depois voltamos Para Lisboa onde sai nosso voo de volta para o Brasil. Fico aguardando seu retorno. Obrigada
Esse tempo dá perfeitamente para conhecer o principal do Porto e do Algarve. Portugal é pequeno. 🙂
Boa tarde Filipe, tudo bom?
Muito legal esse roteiro, curti muito. Pretendo fazer em minha lua de mel. Me tira umas duvidas, por favor.
Você fez todo esse percurso como? Carro, transporte público? Se foi de carro, qual o valor do combustível, do aluguel do carro e dos pedágios?
Fico no aguardo, e obrigado!
Bom dia, gostei muito da matéria, mas fico em dúvida se essa seria uma boa viagem com crianças. Tenho duas filhas de um ano e seis meses e embarco para Lisboa no início de fevereiro, para estadia de 10 dias. Teria alguma sugestão de roteiro, com crianças? Gostaria muito que, nesse possível roteiro, fosse incluído o Castelo de São Jorge e Fátima. Obrigado pela atenção.
Olá Wagner, este roteiro de Portugal pode perfeitamente ser efetuado com crianças, embora seja aconselhável viajar mais devagar e ficar mais tempo em cada lugar. Como tem 10 dias, é perfeito.
Felipe
Boa tarde
Gostaríamos muito de sua ajuda, iremos visitar Portugal e a Espanha (temos do dia 20 de junho ao dia 12 de julho), chegaremos no dia 20 de junho à tarde em Lisboa.
Gostaríamos da sua ajuda em nos informar qual o melhor roteiro e hotéis onde passar/ficar, queremos ir a cidade do Porto / Guimarães e Braga e entrar na Espanha pelo Sul de Portugal (Faro), depois subir via Madrid (quais são suas dicas de cidades para irmos visitando) e depois de Madrid até Barcelona.
Ou você acha melhor entrarmos pelo Norte da Espanha a fim de ganharmos tempo.
Pretendemos fazer este percurso de carro.
Aguardamos a suas dicas / roteiro.
Muito obrigado pela atenção.
Oi Filipe, com i, kkkk;
Bom, vou tentar fazer parte do seu roteiro, já que não tenho 7 dias e meu voo parte de Lisboa, então tenho que voltar;
Gostaria de saber quanto tempo de carro de Coimbra até o Aeroporto de Lisboa?
Vi no google maps que é 1 hora e 40 min, então seria bem tranquilo voltar no mesmo dia do voo, mas você que mora em Portugal, pode me dizer com maior precisão, quanto tempo precisamos para esta viagem?
Meu voo sai de Lisboa às 14:00 hs, então temos que chegar ás 12:00;
Minha pergunta é por conta das condições das estradas, do trânsito, e se puder pode me passar qual seria a melhor rota?
desde já agradeço
É sempre autoestrada, sem problema. Mas aconselho a chegarem mais cedo ao aeroporto, pode haver filas grandes no controle de passaportes. Mais vale prevenir.
Você não me confirmou se a duração da viagem de carro de Coimbra até o aeroporto de Lisboa, na média dura quanto tempo?
Obrigada
Andrea
Olá Filipe, tudo bem?
Parabéns pelo blog e pelos roteiros, são ótimos.
Esse roteiro em Portugal foi feito de carro? (me desculpe se você escreveu isso no post, eu procurei por duas vezes e não encontrei).
Aproveitando, é fácil se locomover de carro alugado em Portugal?
Desde já muito obrigada!
Me desculpe, agora encontrei no texto que é de automóvel.
Olá Filipe! Ótimo ter encontrado seu site. Iremos em dois casais em Março/Abril 2020. Chegamos por Lisboa, voltamos do Porto. Muito bom seu roteiro. Devemos segui-lo. Gostaria apenas, por gentileza, que nos desse dicas de restaurante “não turistas”, principalmente em Lisboa e Porto, pois cremos que assim conhecemos melhor os lugares, sua gente e cultura. Desde já, agradecemos pelas dicas já dadas e atenção.
Olá Filipe! Eu procurando informações para viajar por Portugal, encontrei o seu blog maravilhoso! Contudo, preciso de mais algumas informações/dicas, caso seja possível você me repassar.
Pretendo chegar em Lisboa no dia 27 ou 28/11 e retornarei ao Brasil no dia 07/12 (à noite), sendo que entre os dias 05 (à tarde) a 07/12, preciso permanecer em Coimbra.
Assim, eu gostaria de saber qual o melhor roteiro para que eu possa conhecer: Lisboa, Sintra-Cascais, Óbidos, Fátima, Porto (incluindo Braga e Guimarães), finalizando em Coimbra.
Seria melhor desembarcar em Porto ou Lisboa para otimizar o tempo?
Já lhe agradeço as dicas!
Pode adaptar este roteiro em Portugal mas deixando para conhecer Coimbra no final, depois do Porto. É fácil.
Sobre o voo, seria mais vantajoso chegar por Lisboa e regressar pelo Porto (Coimbra fica mais próximo do Porto), mas se não for possível não se preocupe, Lisboa não é assim tão longe de Coimbra (Portugal é um país pequeno).
Boa noite Filipe! Que gratificante que é ler sobre as tuas viagens e aprender contigo. Sigo o teu blog há algum tempo e já me inspirei em dicas tuas para viagens que fiz! Obrigada!
Agora gostava de uma ajuda se tiveres disponibilidade. Queremos fazer o cruzeiro no rio Douro do Porto até ao Pinhão e pernoitar no Pinhão ou na Régua e fazer a viagem de regresso de comboio. As empresas oferecem algumas variantes mas sempre com viagem de regresso ao Porto e calculo que não seja possível negociar de outra forma! Conheces? Também gostava de saber que empresa aconselhas para um percurso calmo e sereno com hipótese de vivenciar tudo o que a natureza tem para nos oferecer. Gostaríamos mesmo de evitar multidão e folclore nesta experiência.
Obrigada pelo tempo e pelas dicas que possa dispensar!
Olá Filipe
Parabéns pela iniciativa, e suas informações ajudam muito. Em resumo, meu sonho é morar em Portugal com a esposa e 02 filhos, um de 8 e outro de 15 anos, pois conquistamos recente nossa cidadania portuguesa ( CC + passaportes) após 4 anos de muita burocracia e paciência, estamos muitíssimo felizes por essa vitória! Num primeiro momento, queremos visitar Portugal como turista mas também como observadores para uma futura “breve” tomada de decisão para qual região/cidade escolhermos para morar, trabalhar e estudar. Sei que é muito particular compartilhar esse projeto, mas ficarei muito grato em contar com suas opiniões. Já comprei a viagem para 2022, serão 08 noites, chegando e partindo por Lisboa. Consegues me sugerir um roteiro inteligente e que possamos aproveitar no máximo esses dias em família? Já está no projeto alugar um carro, e tenho flexibilidade em relação a hospedagens. Desde já, meu muito obrigado.