Como tratar do visto para a Turquia online

Por Filipe Morato Gomes

Atualização: desde 2 de março de 2020 que os cidadãos portugueses não precisam de visto para visitar a Turquia. Ou seja, o conteúdo deste artigo está desatualizado e já não precisa de pedir o e-visa.

Não há muitos anos, a chegada ao aeroporto de Istambul era seguida por uma curta corrida até ao guichet onde se emitiam os vistos de entrada na Turquia. Pagava-se o montante pedido e o funcionário dava-nos um autocolante para colar no passaporte. Tudo tranquilo, exceto se houvesse muita gente à nossa frente. Nessa época, era a única alternativa.

Mais recentemente, as autoridades turcas começaram a permitir a emissão antecipada do visto online para cidadãos nacionais de uma série de países, Portugal incluído (os cidadãos brasileiros não podem usar o serviço, mas na verdade não precisam de visto para visitar a Turquia), facilitando a vida a milhões de turistas.

A três dias da minha partida para Istambul, fui então tratar do meu visto de entrada na Turquia online. E posso dizer que o processo é muito fácil e rápido – não terá demorado cinco minutos. O pedido de e-Visa deve ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência em relação à chegada à Turquia, embora as autoridades aconselhem uma semana. Eu tratei do visto com 3 dias de antecedência e o mesmo foi-me atribuído instantaneamente.

Acedi a www.evisa.gov.tr, um portal gerido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia. Introduzi os dados do passaporte, recebi uma mensagem de correio eletrónico para confirmar, paguei os 20 USD do visto com cartão de crédito e, instantaneamente, vi o pedido aprovado e enviado por email. Imprimi e levo-o comigo para Istambul, onde aterrarei no dia 9 de abril.

O visto é válido por 180 dias a partir da data de entrada indicada, e permite entradas múltiplas na Turquia.

Visto Turquia online
Página de entrada do site oficial e-Visa Turkey
Visto para a Turquia
Visto de entrada na Turquia autorizado

Serve este post para alertar que, a partir do dia 10 de abril de 2014, precisamente no dia seguinte à minha chegada, os vistos de entrada na Turquia passam a ser obrigatoriamente tratados online. A informação é oficial e deve levar ao encerramento dos tais guichets nos aeroportos internacionais turcos. Repito: deixará de haver possibilidade de pedir o visto à chegada (visa on arrival) à Turquia a partir do dia 10 de abril de 2014.

Por isso, já sabe: se vai visitar a Turquia em breve, trate do visto online antes de partir.

Guia prático

Onde ficar

Para encontrar as melhores opções de alojamento, veja o artigo sobre onde ficar em Istambul ou utilize o link abaixo.

Procurar hotéis em Istambul

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.