Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Américas » América do Sul » Brasil » Minas Gerais

Grito por Mariana

Por Filipe Morato Gomes | Inspiração América do Sul Brasil Minas Gerais
Atualizado em 30.11.2022 | Tempo de leitura: 3 minutos

Desastre em Mariana
Desastre em Mariana

Este é um blog de viagens, onde é suposto escrever sobre as minhas viagens e partilhar a experiência para que outros possam beber dessa inspiração e fazer-se ao mundo. Estou em Portugal, deveria estar a escrever posts sobre uma recente visita a Bérgamo, mas estou revoltado e não me consigo calar.

Uma barragem de lamas tóxicas, propriedade da milionária empresa mineira Samarco, rebentou no Estado de Minas Gerais. O Rio Doce está morto, sem peixes, sem vida, sem água – só lama. Cidades inteiras foram praticamente soterradas pela voragem da lama em movimento – qual vulcão enfurecido -, matando animais e pessoas (felizmente poucas), destruindo casas, campos de cultivo e outras propriedades, contaminando os solos por muitos e longos anos. Bento Rodrigues foi varrida do mapa. O trabalho de vidas inteiras soterrado em minutos.

Há gente sem casa, sem eletricidade, sem água. Sim, sem água! E isso faz-me lembrar o Sri Lanka do final de 2004 – “Pediam água, comida, um simples coco, qualquer coisa que os ajudasse a manter vivos”, escrevi na altura.

Há gente com a vida destruída, com tudo perdido e sem forma de subsistência para se voltar a reerguer (onde vão os pescadores do Rio Doce pescar? Como vão alimentar as suas famílias?).

As lamas assassinas percorreram os mais de 500 quilómetros que separam a barragem da foz do Rio Doce. Atravessaram Minas Gerais e o vizinho Espírito Santo destruindo e contaminando tudo à sua passagem, e agora estão já a pintar de castanho o litoral capixaba. Sim, a lama da Samarco chegou ao mar. E todo o litoral do Espírito Santo, que tive o prazer de visitar acompanhado por um amigo fotógrafo capixaba – Tadeu Bianconi -, está em perigo.

Foi precisamente ao ler um post partilhado pelo Tadeu no Facebook, esta tarde, que decidi escrever. Não me posso calar. O Brasil é longe, mas somos irmãos. Sou apaixonado pelo Brasil. E uma tragédia destas não tem perdão.

O que aconteceu em Minas Gerais é inqualificável.

O que aconteceu em Minas Gerais é criminoso.

O que aconteceu em Minas Gerais não pode ficar sem castigo.

Mas antes que isso aconteça, há coisas mais urgentes para resolver. Há muita gente em dificuldades. Estou em contacto com a blogger brasileira Cris Marques, que está neste momento no terreno. A RRBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem lançou uma campanha de crowdfunding no Brasil para recolher donativos com o objetivo de comprar água e entregar às populações de pequenos povoados onde a ajuda oficial não chega. Não dava para contribuir de Portugal. E leram bem: dinheiro para comprar água.

O mais básico de todos os bens. Água!

Ainda não sei como vou ajudar, mas quero fazê-lo. Seja daqui de Portugal, seja quando estiver no Brasil na segunda metade de dezembro. Nem que seja recolhendo donativos e enviando para Minas Gerais para que os meus colegas bloggers comprem mais água e levem a quem não tem.

Sim, água! O mais básico de todos os bens.

Estou revoltado com a impunidade que já se adivinha. Estou revoltado com o silêncio do meu país. Estou revoltado com a ganância (e provavelmente corrupção) que tudo permite. No Brasil. Em Portugal. Um pouco por todo o mundo. As pessoas quase não contam.

Não sei o que andam fazer os meus governantes, aqui em Portugal, perante tamanha tragédia. “País-irmão”? É nestas situações que essa amizade se demonstra. E eu não estou a ver nada acontecer. Quando o mundo acordar para o crime da Samarco, temo bem que vão encontrar uma das maiores tragédias ecológicas da história da América do Sul. Demorará muitos anos até Bento Rodrigues voltar a existir, décadas até que o Rio Doce volte a ter vida, gerações inteiras até que o povo perdoe o mal que lhe fizeram.

Este post é um grito! Vamos ajudar Mariana. Nem que seja denunciando para obrigar quem tem poder a agir – em Portugal e no Brasil.

Força Minas Gerais! Força Espírito Santo!

Saravá.

Saiba mais sobre: Inspiração América do Sul Brasil Minas Gerais

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve os melhores hotéis no Booking.com (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Viajar de autocaravana na Nova Zelândia
Casa das Palmeiras »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Planear a sua viagem

Reserve aqui os hotéis para a sua próxima viagem

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens