Destino: Américas » América do Sul » Brasil » Minas Gerais

Grito por Mariana

Por Filipe Morato Gomes
Desastre em Mariana
Desastre em Mariana

Este é um blog de viagens, onde é suposto escrever sobre as minhas viagens e partilhar a experiência para que outros possam beber dessa inspiração e fazer-se ao mundo. Estou em Portugal, deveria estar a escrever posts sobre uma recente visita a Bérgamo, mas estou revoltado e não me consigo calar.

Uma barragem de lamas tóxicas, propriedade da milionária empresa mineira Samarco, rebentou no Estado de Minas Gerais. O Rio Doce está morto, sem peixes, sem vida, sem água – só lama. Cidades inteiras foram praticamente soterradas pela voragem da lama em movimento – qual vulcão enfurecido -, matando animais e pessoas (felizmente poucas), destruindo casas, campos de cultivo e outras propriedades, contaminando os solos por muitos e longos anos. Bento Rodrigues foi varrida do mapa. O trabalho de vidas inteiras soterrado em minutos.

Há gente sem casa, sem eletricidade, sem água. Sim, sem água! E isso faz-me lembrar o Sri Lanka do final de 2004 – “Pediam água, comida, um simples coco, qualquer coisa que os ajudasse a manter vivos”, escrevi na altura.

Há gente com a vida destruída, com tudo perdido e sem forma de subsistência para se voltar a reerguer (onde vão os pescadores do Rio Doce pescar? Como vão alimentar as suas famílias?).

As lamas assassinas percorreram os mais de 500 quilómetros que separam a barragem da foz do Rio Doce. Atravessaram Minas Gerais e o vizinho Espírito Santo destruindo e contaminando tudo à sua passagem, e agora estão já a pintar de castanho o litoral capixaba. Sim, a lama da Samarco chegou ao mar. E todo o litoral do Espírito Santo, que tive o prazer de visitar acompanhado por um amigo fotógrafo capixaba – Tadeu Bianconi -, está em perigo.

Foi precisamente ao ler um post partilhado pelo Tadeu no Facebook, esta tarde, que decidi escrever. Não me posso calar. O Brasil é longe, mas somos irmãos. Sou apaixonado pelo Brasil. E uma tragédia destas não tem perdão.

O que aconteceu em Minas Gerais é inqualificável.

O que aconteceu em Minas Gerais é criminoso.

O que aconteceu em Minas Gerais não pode ficar sem castigo.

Mas antes que isso aconteça, há coisas mais urgentes para resolver. Há muita gente em dificuldades. Estou em contacto com a blogger brasileira Cris Marques, que está neste momento no terreno. A RRBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem lançou uma campanha de crowdfunding no Brasil para recolher donativos com o objetivo de comprar água e entregar às populações de pequenos povoados onde a ajuda oficial não chega. Não dava para contribuir de Portugal. E leram bem: dinheiro para comprar água.

O mais básico de todos os bens. Água!

Ainda não sei como vou ajudar, mas quero fazê-lo. Seja daqui de Portugal, seja quando estiver no Brasil na segunda metade de dezembro. Nem que seja recolhendo donativos e enviando para Minas Gerais para que os meus colegas bloggers comprem mais água e levem a quem não tem.

Sim, água! O mais básico de todos os bens.

Estou revoltado com a impunidade que já se adivinha. Estou revoltado com o silêncio do meu país. Estou revoltado com a ganância (e provavelmente corrupção) que tudo permite. No Brasil. Em Portugal. Um pouco por todo o mundo. As pessoas quase não contam.

Não sei o que andam fazer os meus governantes, aqui em Portugal, perante tamanha tragédia. “País-irmão”? É nestas situações que essa amizade se demonstra. E eu não estou a ver nada acontecer. Quando o mundo acordar para o crime da Samarco, temo bem que vão encontrar uma das maiores tragédias ecológicas da história da América do Sul. Demorará muitos anos até Bento Rodrigues voltar a existir, décadas até que o Rio Doce volte a ter vida, gerações inteiras até que o povo perdoe o mal que lhe fizeram.

Este post é um grito! Vamos ajudar Mariana. Nem que seja denunciando para obrigar quem tem poder a agir – em Portugal e no Brasil.

Força Minas Gerais! Força Espírito Santo!

Saravá.

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

2 comentários em “Grito por Mariana”

  1. Uff… é revoltante saber que isto aconteceu. Devo dizer que pessoalmente fiquei um pouco deprimido depois de ver isto na TV. Excelente artigo, é muito importante dares notícias como estas, tu, blogueiro – pois atinges milhares de pessoas. Parabéns. Abraço desde Marrocos.

    Responder
  2. Porque não inicias -sozinho ou conjuntamente com a Casa do Brasil – um crowdfunding que poderia chamar-se “Água para Minas Gerais “?
    Eu apoio…

    Responder

Deixe um comentário