Aqui se apresentam algumas dicas de viagem e informações práticas para viagens à Bolívia.
Agências para visitar as planícies de sal de Uyuni
A competição é feroz para o habitual tour de 2 noites/ 3 dias pelo sudoeste da Bolívia. Há demasiadas agências que oferecem os mesmos serviços e, desse facto, resultam duas consequências: por um lado, os preços mantêm-se estáveis e acessíveis (65 a 70 dólares por pessoa) mas, por outro, há quem não cumpra o prometido e ofereça serviços de deficiente qualidade – comida insuficiente, condutores ébrios e dormidas no chão, por exemplo. Mas há também agências confiáveis. Uma destas é a Cordillera, com escritórios em San Pedro de Atacama, Chile, e em Uyuni, Bolívia.
Hotel Avenida, Uyuni
Vem referido nos guias de viagem e, num lugar tão desolado como Uyuni, surpreende pela positiva. Uma escolha barata, simples mas bastante razoável para uma curta passagem pela cidade.
Comer, dormir e visitar as minas em Potosí
Em Potosí, há um punhado de agências que organizam visitas às minas do Cerro Rico. A Koala Tours é uma delas que, apesar de ligeiramente mais cara que a concorrência, é absolutamente recomendável. O preço de uma visita a Cerro Rico é de 10 dólares norte-americanos. Dos mesmos donos, o Hotel Koala Den é um óptimo lugar para pernoitar – com fantásticos chuveiros de água quente! – e o Candellaria um excelente restaurante para retemperar energias.
Hotel em Copacabana
A oferta é variada e a concorrência mantém os preços aceitáveis. Com pouco mais de dois anos de existência, o Hotel Colonial é uma agradável surpresa e uma óptima escolha para pernoitar em Copacabana (margens do Lago Titicaca).
Passagem da volta ao mundo pela Bolívia
– A Caminho de uma Bolívia a Ferro e Fogo
– Descida ao Inferno das Minas do Cerro Rico
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.