Destino: Américas » América do Sul » Brasil

Eventos e festivais do Brasil

Festas no Brasil: Festival de Parintins

O Brasil é o país da alegria, da festa e da folia. Do réveillon em Copacabana ao Carnaval de rua em Olinda, Salvador ou Rio de Janeiro, das festas religiosas do Círio de Nazaré, em Belém, ou Iemanjá, na Bahia, até às festas Juninas ou o incrível Festival Folclórico de Parintins, no coração da Amazónia, ou ainda a Oktoberfest de Blumenau, onde a cerveja corre a rodos, não faltam motivos para os foliões se dirigirem ao Brasil. E depois há eventos culturais de nomeada, como a imperdível Bienal de Artes de São Paulo.

Carnaval

Do sambódromo do Rio de Janeiro aos trios elétricos de Salvador da Bahia, passando pelos populares carnavais de rua de Olinda e Ouro Preto, o carnaval é o período de festa por excelência em todo o território brasileiro. Uma época exuberante, de muito agito e alguns excessos, perfeita para quem não se importa com multidões e gosta de “tirar o pé do chão”. Vale a pena notar que o carnaval no Brasil é um dos maiores eventos populares do mundo e, como é natural, os preços das pousadas e hotéis no Brasil quase duplicam nesta época.

Réveillon

A passagem do ano sempre foi um momento de grande folia entre os brasileiros mas, nos últimos anos, tem tomado proporções inimagináveis. Nos festejos do réveillon 2018/2019, por exemplo, reuniram-se dois milhões de pessoas nas areias da carioca praia de Copacabana, o que torna o réveillon do Rio de Janeiro não só uma das maiores festas populares do Brasil, como também dos mais concorridos eventos de rua à escala planetária. As festas de Ano Novo são especialmente populares nas cidades do litoral.

Festas Juninas

Festividades multiculturais, de cariz vincadamente popular, que têm lugar em pequenas cidades do norte e nordeste do Brasil. Um arraial ao ar livre, roupas “caipiras” (saloias) e sons tradicionais são ingredientes indispensáveis das festas juninas (outrora designadas por joaninas, de São João) em localidades como Santo António de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas, Piritiba e Senhor do Bonfim na Bahia, Aracaju em Sergipe; Caruaru em Pernambuco, Mossoró no Rio Grande do Norte, Campina Grande na Paraíba ou Juazeiro do Norte no Ceará.

Festival Folclórico de Parintins

Durante três noites, no último fim de semana de junho, um lugarejo no coração da Amazónia transfigura-se num grande palco onde duas agremiações rivais desfilam temáticas regionais amazonenses, num show tão espetacular como competitivo. Os foliões do Boi Garantido (de cor vermelha) e do Boi Caprichoso (de cor azul) – assim se chamam as duas partes fundamentais do Festival de Parintins, ou Boi-Bumbá – fazem do enorme «Bumbódromo» palco de uma “guerra” popular tendo por armas a música e encenações em torno dos rituais e costumes indígenas, das lendas locais e da vida e cultura dos povos da floresta. [www.festivaldeparintins.com.br]

Círio de Nazaré

Realizado na cidade de Belém há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é porventura a maior procissão católica de todo o Brasil. É uma grandiosa homenagem a Nossa Senhora de Nazaré que percorre as ruas da capital do estado do Pará. A procissão acontece no segundo domingo de outubro, entre a Catedral de Belém e a Praça Santuário de Nazaré, atraindo cerca de dois milhões de fiéis. É outro dos maiores eventos do Brasil. [www.ciriodenazare.com.br]

Festa de Iemanjá

Anualmente, a 2 de fevereiro, milhares de pessoas trajadas de branco prestam homenagem a Iemanjá, orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade – também conhecida como a “Rainha do Mar” -, numa procissão pagã que termina próximo da foz do Rio Vermelho, em Salvador da Bahia. Aí, oferendas e bilhetes com pedidos diversos são atirados ao mar.

Oktoberfest de Blumenau

Inspirada na homónima festa de Munique, na Alemanha, a cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina organiza desde 1984 a sua própria Oktoberfest. Com muita música, danças e gastronomia típica, a festa preserva as tradições dos colonos alemães – incluindo os trajes, a culinária e o chope – que há 160 anos imigraram para a região. São 18 dias de festa e muita cerveja, sempre em outubro. Em 2012 tem lugar a I Oktoberfest de São Paulo. [www.oktoberfestblumenau.com.br]

Bienal de Artes de São Paulo

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo, projetado por Oscar Niemeyer, acolhe de dois em dois anos a Bienal de Artes de São Paulo, um dos mais importantes eventos de arte contemporânea à escala planetária. No ano 2012 tem lugar a 30ª edição da Bienal. [www.bienal.org.br]

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.