Há um novo Alma de Viajante

Por Filipe Morato Gomes
Homemm no topo de uma montanha

Hoje é um grande dia. Ao fim de algumas tentativas e adiamentos, levámos finalmente a cabo a maior revolução no nosso vosso Alma de Viajante. O site está agora tecnologicamente mais robusto e moderno e, ao nível dos conteúdos, tornámos a organização mais simples, funcional e intuitiva.

Um pouco de história

Tudo começou em 2001, quando registei o domínio fmgomes.com para alojar o meu site de viagens, a que chamei Alma de Viajante e onde ia publicando as reportagens de viagem que vendia a revistas como a Fugas. Na época, a World Wide Web não tinha o alcance dos dias de hoje e não havia sequer sites de viagens em português. Estava, por isso, a desbravar caminho.

alma-de-viajante-2001
Aspeto do Alma de Viajante no longínquo ano de 2001

Depois veio 2004 e, com ele, uma volta ao mundo que revolucionou a minha vida e, por arrasto, o Alma de Viajante. Nesse período, tornou-se um blog, conceptualmente inspirado no primeiro grande blog de uma volta ao mundo, do jovem jornalista norte-americano Mike Pugh (chama-se Vagabonding e ainda está online com os mesmos conteúdos e o mesmo aspeto da altura). Foi criado usando um sistema chamado Movable Type e tinha crónicas de viagem, álbuns de fotografias e – pasme-se – os leitores podiam comentar!

Sim, durante esses 14 meses de viagem vivenciei a experiência de partilhar as histórias de viagem e receber feedback quase instantâneo nas caixas de comentários, dando outra dimensão à própria viagem e ao ato de escrever (por comparação com a publicação em revistas). Foi mais um momento de viragem.

Alma de Viajante
Alma de Viajante enquanto blog de uma volta ao mundo, em 2004/05

Quando regressei, decidi apostar em força neste projeto “maluco” de criar um grande site de viagens em português. E foi então que comecei a escrever diariamente notícias com promoções de voos, pacotes de viagens, novos programas de agências de viagens e afins, e, mais importante, desafiei outros cronistas, jornalistas e viajantes a ampliar o alcance do trabalho partilhando as reportagens online (no tempo em que nenhuma revista de viagens tinha site próprio). E assim o Alma de Viajante cresceu, cresceu, cresceu e foi gradualmente evoluindo, mantendo-se fiel ao seu propósito.

Aspeto do Alma de Viajante em 2011
Aspeto do Alma de Viajante até 2011
Alma de Viajante em 2013
Segunda grande mudança em termos de linguagem e novo logótipo

O novo Alma de Viajante

E agora?

Na verdade, ando há quase dois anos para proceder a uma pequena revolução. Primeiro que tudo, tecnológica; depois, e, não menos importante, ao nível dos conteúdos. Precisava, por assim dizer, de sangue novo para revitalizar o Alma de Viajante. Foi o que fiz.

Hoje, com milhares de leitores diários e uma comunidade de 160.000 seguidores no Facebook, é com enorme satisfação e uma pontinha de orgulho que vejo o Alma de Viajante rejuvenescer, tornar-se melhor. O site que estão agora a ver corre em WordPress, e contamos com novos colaboradores extraordinários, para que os artigos publicados sejam mais regulares, mais úteis e mais interessantes.

Assim, e para além de continuar a dar algum relevo às notícias sobre viagens e turismo, foram criadas grandes áreas temáticas:

  • Viagens: artigos de viagens em destinos de todo o mundo, incluindo reportagens de fundo, dicas práticas e roteiros de um, dois ou três dias de viagem.
  • Outdoor: dicas práticas sobre equipamento ou técnicas para caminhadas, trekking em montanha e atividades ao ar livre em geral.
  • Aviação: dicas sobre voos da aviação comercial, nomeadamente para conseguir as passagens aéreas mais baratas e direitos dos passageiros.
  • Gastronomia: crónicas e receitas de pratos típicos de todo o mundo – para amantes de boa comida.
  • Literatura de viagens: Leitura crítica dos melhores livros da chamada literatura de viagens, para que conheça a obra de grandes escritores-viajantes e se inspire para viajar através das letras.
  • Fotografia: técnicas fotográficas e dicas para tirar boas fotos de viagens, histórias por detrás de uma fotografia e álbuns fotográficos. Tudo para que tire boas fotos nas suas viagens.
  • Vídeos de viagens: vídeos inspiradores, histórias de superação ou atividades ao ar livre. Para desfrutar. Para inspirar. Para fazer sonhar.

Sejam então bem-vindos ao novíssimo Alma de Viajante. Fica o sincero desejo de que gostem da renovação e continuem a viajar connosco desse lado.

O Alma de Viajante está a renascer. Obrigado por fazerem parte desta viagem.

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

3 comentários em “Há um novo Alma de Viajante”

  1. Obrigado por ter um site com úteis informações e experiências vividas. Que dure por muito tempo sempre a informar e melhorar! Rui Vieira

    Responder
  2. Parabéns pela mudança Filipe, o aspecto está muito friendly. Um abraço.

    Responder
  3. Parabéns Filipe! O site está mais “limpo” e agradável. Abraço

    Responder

Deixe um comentário