A propósito de um texto que estou a preparar para o Alma de Viajante, que fala das vantagens e desvantagens de ficar alojado nas distintas zonas da cidade de Lisboa, ocorreu-me fazer a retrospetiva dos alojamentos locais e hotéis onde fiquei a dormir das múltiplas vezes que visitei Lisboa nos últimos dois anos. E foram muitos!
Entre casas apalaçadas e hotéis de charme, hostels, apartamentos, hotéis de luxo e bed & breakfast, pernoitei ao todo em 15 unidades hoteleiras lisboetas distintas, muitas das quais conheci com o objetivo de escrever para a Hotelandia.
Vai daí, decidi fazer uma espécie de balanço dessas minhas experiências, que pode de alguma forma contribuir para o ajudar a decidir onde dormir em Lisboa, em função do tipo de alojamento que pretende, da localização e do seu orçamento. Note que não é uma lista dos melhores hotéis de Lisboa, apenas uma lista daqueles onde eu já dormi, com as minhas impressões.
As experiências foram todas muito positivas, mas naturalmente que me identifico mais com uns hotéis de Lisboa, e menos com outros. Vamos a isso (no final do texto há um mapa com a localização dos 15 hotéis).
#1 Travellers House Hostel (hostel)
O Travellers House Hostel fica na Rua Augusta, bem no centro de Lisboa. Com um ambiente descontraído e sociável, é ideal para hóspedes jovens e mochileiros. É seguramente um dos melhores hostels de Lisboa. Review do Travellers House Hostel
Foi o Travellers House que me fez despertar para a extraordinária qualidade dos hostels portugueses. Depois de nele pernoitar, comecei a ter vontade de conhecer outros espaços, em distintas cidades, e só posso dizer coisas positivas da esmagadora maioria dos projetos que tenho conhecido.
#2 Lisbon Rooftops Guesthouse (bed & breakfast)
A Lisbon Rooftops Guesthouse é a casa que eu não tenho em Lisboa. Fica colada à Muralha Fernandina, com um terraço magnífico e vistas sobre a cidade e o Rio Tejo. Melhor que tudo, é gerida por gente especial. Review do Lisbon Rooftops Guesthouse
Podia ser a casa de um amigo. Está tudo dito!
Reservar Lisbon Rooftops Guesthouse
#3 Eurostars das Letras (hotel 5 estrelas)
Parece verdadeiramente pensado para quem viaja em trabalho – das condições existentes nos quartos até às mesinhas estrategicamente colocadas no hall de entrada do hotel para reuniões. Sem formalismos mas com profissionalismo. Review do Eurostars das Letras
Não é seguramente o hotel com cujo estilo mais me identifico, mas cumpre impecavelmente a sua vocação de business hotel.
#4 The Independente Hostel & Suites (hostel)
Instalado num edifício histórico partilhado com uma pérola gastronómica chamada Decadente, o hostel oferece uma excelente relação qualidade-preço numa zona privilegiada de Lisboa. Review do The Independente Hostel & Suites
Localizado junto ao jardim de São Pedro de Alcântara o The Independente Hostel & Suites é daqueles hostels em edifícios centenários que só poderia mesmo estar em Lisboa. Só não digo que é o meu hostel favorito em Lisboa porque desde há muitos anos sou fã do Travellers House.
Reservar The Independente Hostel & Suites
#5 Orange 3 House B&B (bed & breakfast)
Com a Bica literalmente a dois passos, um refúgio de tranquilidade e bom gosto numa bela zona de Lisboa. Review do Orange 3 House
Talvez bastasse dizer que tem 9,9 de classificação no booking, até porque o Orange 3 House B&B é difícil de catalogar. É uma espécie de bed & breakfast moderno em ambiente tradicional, localizado bem juntinho à Bica (zona ideal para beber um copo à noite).
#6 Internacional Design Hotel (hotel 4 estrelas)
O bom gosto colocado ao serviço de Lisboa. É uma mostra da criatividade e talento nacionais colocada diante do olhar de turistas estrangeiros. Review do International Design Hotel
Fiquei apaixonado pela sala de pequenos-almoços, pelos pormenores da decoração. Quem abre a porta de entrada do hotel não faz ideia da pérola que aquelas paredes guardam no seu interior. É um dos meus hotéis preferidos.
Reservar Internacional Design Hotel
#7 Lisbon Rentals Chiado (apartamentos)
O pedido de discrição foi tão enfático que acabei por nunca escrever a respeito dos apartamentos Lisbon Rentals Chiado na Hotelandia. Dito isto, é daqueles casos em que as classificações dos hóspedes falam por si (9,7 no booking). O cuidado colocado no equipamento destes apartamentos é absolutamente incrível (basta ver a cozinha), e a localização, um pouco acima do Largo Camões, é extraordinária.
Se é um apartamento em Lisboa que procura, não precisa de procurar muito mais (veja também o Casas da Baixa – Jules e Madeleine, abaixo).
Reservar Lisbon Rentals Chiado
#8 Lisbon Short Stay (estúdios)
Estúdios e apartamentos funcionais no coração da baixa pombalina, num hotel com decoração extravagante e criativa. Review do Lisbon Short Stay
Estúdios em plena baixa de Lisboa, com pormenores decorativos mirabolantes. Se procura um espaço criativo, os estúdios Lisbon Short Stay podem ser uma boa opção (ou o International Design Hotel, noutro registo). Para jovens casais, jovens famílias e mentes criativas. Proibida a entrada a gente soturna.
#9 Torel Palace (hotel de charme)
Um hotel de charme, discreto mas luxuoso, que cultiva a informalidade e o bem-estar como formas supremas de exclusividade. Review do Torel Palace
O espaço é um extraordinário hotel de charme, pequeno e acolhedor, com um ambiente inspirador. Mas não durma sozinho no Torel Palace. Leve alguém especial e desfrute! É um hotel para gente apaixonada. Pela vida; pelo outro.
#10 Bairro Alto Hotel (hotel 5 estrelas)
Um boutique hotel de extremo bom gosto e fino trato, com staff incrivelmente atento e profissional, bem no coração do Chiado. Review do Bairro Alto Hotel
No que toca aos hotéis de luxo de Lisboa, é seguramente um dos meus preferidos. A localização é imbatível e a suite onde tive oportunidade de dormir incrível. Se é um cinco estrelas que procura, não hesite.
#11 Lisboa Carmo Hotel (hotel 5 estrelas)
Um quatro estrelas que dispensa as cinco, junto ao histórico Largo do Carmo e com a portugalidade à flor da pele. Review do Lisboa Carmo Hotel
Este é um hotel orgulhosamente português, instalado bem junto a uma das praças mais emblemáticas de Lisboa. Um hotel de quatro estrelas a roçar a perfeição, que não tem cinco porque não quer. Recomendo para casais descomplicados e com algum poder de compra.
#12 Casas da Baixa – Jules & Madeleine (apartamentos)
Um magnífico exemplo de reabilitação urbana que mistura de forma sublime património histórico e modernidade, bem à medida de hóspedes citadinos e independentes. Review do Casas da Baixa – Jules & Madeleine
Há muitos e bons exemplos de edifícios recuperados com talento e bom gosto em Lisboa mas, se procura um apartamento em Lisboa, dificilmente conseguirá algo mais perfeito do que as Casas da Baixa. Vá por mim.
#13 Casa Balthazar (hotel de charme)
Uma casa familiar que combina elementos clássicos com toques de modernidade num ambiente de luxo e requinte no coração de Lisboa. Review da Casa Balthasar
Se dispensa os grandes hotéis e prefere o requinte de dormir numa casa, com todas as comodidades e luxos mas num ambiente mais personalizado, a Casa Balthazar é para si. Perca tempo a falar com os proprietários, porque a história da casa vale a pena. O histórico Largo do Carmo fica muito perto.
#14 Hotel Expo Astória (hotel 4 estrelas)
Um hotel irreverente colado ao Marquês de Pombal, para viajantes jovens e descomplicados. Review do Hotel Astória (quando lá dormi o hotel chamava-se Evidência Astória Creative Hotel)
Para ser honesto, está longe de ser um dos meus hotéis preferidos de Lisboa. Não que o hotel seja mau, simplesmente não é o estilo de alojamento que aprecio, muito impessoal e virado para os viajantes de negócios. Se esse é o seu caso, será uma boa opção.
#15 Valverde Hotel (hotel 5 estrelas)
Uma townhouse no coração da Avenida da Liberdade que é uma casa onde todos se sentem bem. E onde o luxo não se ostenta. Apenas se sente. Review do Valverde Hotel
Para quem quiser ficar na zona da Avenida da Liberdade, o Valverde é sem dúvida uma opção inteligente. Pequeno e intimista, com serviço distintivo e personalizado, não é fácil encontrar defeitos no Valverde (ok, podia ser mais barato – mas a exclusividade paga-se). Foi o último hotel onde dormi em Lisboa.
Mapa dos hotéis onde já dormi em Lisboa
Veja também uma lista com os melhores hotéis de Lisboa segundo o booking; um post sobre os melhores bairros para ficar em Lisboa; e um conjunto de reviews de hotéis de Lisboa na Hotelandia.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.