Koh Tao, paraíso do mergulho amador

Por Filipe Morato Gomes
Koh Tao, Tailândia
Koh Tao, Tailândia

Koh Tao é uma ilha deslumbrante, perfeita para jovens viajantes independentes. Localizada a norte das ilhas Koh Samui e Koh Phangan, no golfo da Tailândia, Koh Tao possui uma atmosfera difícil de descrever, uma mistura sensual entre um acolhedor paraíso tropical e um alegre areal em festa permanente. Praias deslumbrantes, óptimo ambiente, gente bonita e condições excelentes para aprender a mergulhar, eis os ingredientes que fazem desta ilha um lugar de eleição.

Turismo backpacker em Koh Tao

Se aprecia praias de areia branca e águas mornas e cristalinas; se gosta de uma atmosfera relaxante mas não dispensa uma boa noitada num agradável bar de praia; se deseja encontrar outros viajantes mas detesta as grandes aglomerações dos principais centros turísticos tailandeses; e se, simultaneamente, gostaria de se tornar um mergulhador certificado; considere Koh Tao como uma boa opção para as próximas férias.

Bar na praia Sairee, em Koh Tao, golfo da Tailândia
Bar na praia Sairee, em Koh Tao, Golfo da Tailândia

As águas límpidas, a boa visibilidade e uma fauna muito rica, os baixos preços e o ambiente festivo mas descontraído fazem da ilha o local escolhido por jovens viajantes de todo o mundo para longas temporadas de férias. Por vezes tão longas que… alguns não mais regressaram. Como medida de precaução, talvez seja melhor prevenir familiares e amigos, antes de partir.

Diz quem vive em Koh Tao há bastante tempo, aliás, que a “maior mentira” que corre entre os turistas que visitam a ilha é: ”Amanhã vou embora!”. Fernando, instrutor de mergulho brasileiro a trabalhar em Koh Tao, pensou nisso dias sem conta após aterrar na ilha pela primeira vez, há seis anos. Ainda vive em Koh Tao.

Koh Tao é uma uma pequena ilha localizada no Golfo da Tailândia. Fica a norte dos resorts de luxo da mais famosa e desenvolvida Koh Samui e suficientemente afastada da loucura de Koh Phangan, a ilha das desvairadas festas de lua cheia. É uma pequena e encantadora ilhota, também conhecida por “ilha da tartaruga” devido aos seus contornos geográficos, e uma espécie de meio-termo entre Samui e Phangan, sem os exageros associados a cada uma delas.

Mae Haad, porta de entrada na ilha

Todos os barcos chegam e partem de Mae Haad, uma vila desordenada que, apesar de tudo, consegue ainda manter o charme da aldeia piscatória que outrora foi. Há caixas multibanco, correios, lojas de roupa, de mergulho e de conveniência, centros médicos, pontos de acesso à internet, bares e restaurantes ao gosto ocidental, motorizadas para alugar e toda a parafernália de comércio e serviços que o mais exigente viajante possa necessitar. Um lugar curioso, mas de onde vale a pena sair, logo que possível, para descobrir paragens mais atraentes e tranquilas.

Praia Sairee, em Koh Tao

Praia Sairee, Koh Tao
Vista da praia Sairee, Koh Tao

Acessível a pé a partir de Mae Haad, a praia Sairee é a zona mais popular de Koh Tao. Oferece o mais extenso areal de toda a ilha e é o local onde estão concentrados muitos dos principais centros de mergulho, hotéis, pousadas, restaurantes e dos mais interessantes bares de praia da ilha. Muito provavelmente, é este o local onde o viajante passará a maior parte do seu tempo de lazer. Bem empregue, diga-se.

É interessante constatar que, na área próxima da praia Sairee, por exemplo, os bares se organizam de forma que haja apenas uma festa principal em cada noite. Basta tomar atenção aos panfletos afixados nas árvores durante o dia, ou olhar para as águas tranquilas do mar após escurecer. Onde houver uma fila de luzes escapando do areal mar adentro, será exactamente aí o local de peregrinação nocturna dessa noite.

Em qualquer noite, encontram-se variadíssimas atmosferas em distintos bares. De batidas electrónicas a artistas tocando ao vivo música ao estilo Jack Johnson, há um pouco de tudo nos bares de praia de Koh Tao. A vida nocturna é interessante e divertida e é quase garantido que, pelo menos, duas coisas sucederão: encontrará muita gente jovem e bonita, e divertir-se-á imenso nos areais povoados de mesas, velas e viajantes de todo o mundo. Não se esqueça, contudo, no caso de mergulhar na manhã seguinte, que álcool e mergulho não combinam da melhor forma.

Cursos de mergulho em Koh Tao

Mergulhar em Nangyuan
Mergulhar em Nangyuan

São a principal razão porque Koh Tao é tão popular entre a juventude. Não porque os pontos de mergulho sejam os mais espectaculares da Tailândia – longe disso -, mas porque há uma indústria de mergulho bastante activa na ilha, com preços muito competitivos – a concorrência entre as escolas de mergulho é feroz -, e um ambiente acolhedor e animado propício aos jovens viajantes. Mas manda a verdade dizer que Koh Tao, apesar de idolatrada pelos amadores, não tem a melhor reputação entre os mergulhadores profissionais.

Seja como for, as opções são vastas e, por questões de qualidade e segurança, aconselha-se atenção antes de entregar a aprendizagem a um qualquer centro de mergulho. O Ban’s Divers, por exemplo, é o maior centro de mergulho da ilha e tem pessoal extremamente profissional e atencioso, que não descura por um minuto as questões relacionadas com a segurança no mergulho.

Os cursos podem ser leccionados em inúmeras línguas, entre as quais o português. O Asian Divers é outro dos mais reputados centros de mergulho de Koh Tao, mas mesmo que não queira mergulhar, Koh Tao tem atractivos suficientes para tornar a estadia num momento memorável.

Ladyboys tailandeses

Um alerta final para os leitores masculinos sobre os ladyboys tailandeses. É certo que em Koh Tao não há tantos como noutros locais turísticos da Tailândia, como Bangkok, Phuket ou Koh Phangan, por exemplo. Mas, mesmo assim, é aconselhável redobrar atenções nos ambientes nocturnos, especialmente se a noite for longa e acabar por beber mais do que o habitual. É que os viajantes masculinos costumam ficar muito aborrecidos quando descobrem, tarde demais, que têm ao seu lado uma namorada “diferente”.

Mergulho em Koh Tao, Tailândia
Grupo de aprendizes prepara-se para a primeira aula de mergulho em Koh Tao, Tailândia
Mergulhadores em Nangyuan, perto de Koh Tao
Mergulhadores na chegada à ilhota de Nangyuan, a noroeste de Koh Tao
Mergulho em Nangyuan
Mergulho em Nangyuan
Barco-táxi para ligações entre as praias de Koh Tao
Barco-táxi para ligações entre as várias praias da ilha, Koh Tao

Guia de viagens a Koh Tao

Este é um guia prático para viagens na ilha Koh Tao, com informações sobre a melhor época para visitar, como chegar, pontos turísticos, os melhores hotéis e sugestões de actividades no sul da Tailândia.

Quando ir

Koh Tao oferece condições climatéricas consideradas amenas durante quase todo o ano. Exceptua-se a época que vai de meados de Outubro até ao início de Dezembro, na qual as monções de Nordeste provocam enormes chuvadas e tornam a estadia menos agradável. Se possível, evite a época alta, altura em que é comum haver demasiada gente para o reduzido tamanho da ilha.

Como chegar a Koh Tao (Golfo da Tailândia)

Voar para Bangkok. A Swiss, a KLM e a Lufthansa têm tarifas com preço mínimo muito idêntico, presentemente a rondar os 700 euros, sem taxas incluídas. A partir de Bangkok, sugere-se seguir de autocarro até Chumporn com barco até Koh Tao, ou voar para Koh Samui (Bangkok Airways, desde 2.000 baht por percurso, cerca de 40 euros) e de lá seguir de ferryboat para Koh Tao.

Onde ficar

Há possibilidades de alojamento em Koh Tao para quase todos os gostos e bolsas. Do mais básico bungalow com casas de banho partilhadas e sem água quente, a hotéis e centros de mergulho com excelentes condições. De tudo um pouco é possível encontrar nas áreas em redor de Sairee, de Mae Haad e também em Chalok Baan Ka.

Geralmente, os principais centros de mergulho, como o referido Ban’s Divers, oferecem estadias com boa relação qualidade/preço, mas tenha em atenção que muitos deles, na época alta – de meados de Dezembro a Março, e de Julho a meados de Setembro -, só aceitam mergulhadores.

Pesquisar hotéis em Koh Tao
Pesquisar hotéis em Koh Phangan
Pesquisar hotéis em Koh Samui

Na Internet

O site oficial do Turismo da Tailândia oferece informação atualizada sobre os principais pontos turísticos do país, incluindo, naturalmente, sobre Koh Tao e outras ilhas do sul da Tailândia.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.