Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Ásia » Malásia » Bornéu » Mergulhar em Sipadan, paraíso subaquático

Mergulhar em Sipadan, paraíso subaquático

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 21 Jul 2017 | Viagens Ásia Bornéu Malásia Deixe um comentário
Tempo de leitura: 7 minutos

Mergulho com tartarugas, em Sipadan
Mergulhando com tartarugas ao largo de Sipadan

Mergulhar, mergulhar, mergulhar – assim se poderiam resumir os motivos de todos os turistas que se deslocam às ilhas Mabul e Sipadan, a oeste da grande ilha do Bornéu, na Malásia. Os locais de mergulho em redor de Sipadan possuem excelente reputação no que toca à visibilidade e à vida subaquática que por lá habita. Os excelentes resorts e centros de mergulho da ilha Mabul tratam de proporcionar um ambiente agradável e descontraído. Um lugar exclusivo para amantes do mergulho, na Malásia.

Mergulhar em Sipadan, paraíso subaquático ao largo do Bornéu

A ilha Sipadan é mundialmente famosa pela sumptuosidade da vida subaquática existente em seu redor. Mais de três mil espécies de peixe e centenas de espécies de corais foram já classificadas no seu riquíssimo ecossistema.

Tartaruga nas águas de Sipadan, Malásia
Tartaruga nas águas de Sipadan, Malásia

A ilha é, aliás, formada por corais vivos que crescem no topo de um extinto vulcão subaquático. O vulcão eleva-se verticalmente desde o fundo oceânico até à superfície, numa parede com seiscentos metros de profundidade. Alguns dos mais conceituados fotógrafos submarinos do planeta fazem de Sipadan ponto de paragem regular.

Mergulhadores amadores e profissionais são atraídos como ímanes à vizinhança deste pequeno pedaço de terra. Um assombro da Natureza.

Num mergulho em Sipadan é quase garantido encontrar tartarugas a vaguear pelos recifes de coral e, com alguma sorte, assistir ao seu acasalamento. São também presença assídua nas águas em redor da ilha tubarões do recife, peixes crocodilo, leão e papagaio, cobras de água e um sem fim de outras criaturas de todas as formas e tamanhos. Mantas gigantes a esvoaçar no oceano, escolas de barracudas e espécies mais raras como os tubarões cabeça-de-martelo são também, ocasionalmente, avistados nas redondezas.

A ilha propriamente dita está actualmente vedada ao turismo, fruto de uma das mais arrojadas medidas do ponto de vista ambiental de que há memória no sudeste asiático. Para preservar o frágil ecossistema do excessivo número de mergulhadores, o governo malaio mandou deslocalizar todos os centros de mergulho de Sipadan, ordenou a destruição dos bungalows e resorts e proibiu a estadia de turistas na ilha.

Os centros de mergulho foram transferidos para a ilha Mabul e esta transformou-se na principal base de apoio às actividades subaquáticas em Sipadan.

A vizinha ilha Mabul, Bornéu

Em termos de beleza subaquática, Mabul está em clara desvantagem em relação à vizinha Sipadan. Não possui as águas de um azul-turquesa tão luminoso a esbarrar em praias de areia imaculadamente branca, nem os jardins de coral são tão atraentes. E talvez por isso, do ponto de vista turístico, vive quase exclusivamente para Sipadan.

Sipadan Water Village Resort, Mabul
Bungalows do luxuoso Sipadan Water Village Resort, ilha Mabul

Não que Mabul seja uma ilha desagradável – longe disso -, mas tão-somente porque a vida marinha em seu redor não é tão deslumbrante como em Sipadan. Não existisse Sipadan, e Mabul seria talvez a grande atracção da região.

Quase todos estão ali para mergulhar. Na verdade, pouco mais há a fazer. A ilha é excessivamente pequena para grandes aventuras, pese embora sair dos resorts seja imperativo se quiser contactar com os poucos habitantes locais.

Nos dias em que não apeteça submergir, vale de facto a pena circunscrever a Mabul, a pé, passando pelas aldeias piscatórias construídas em cima da areia, e tomar contacto com uma realidade muito distinta das civilizações ocidentais.

Existem longhouses, por exemplo, à semelhança de outras regiões do sudeste asiático, que são longas cabanas de madeira, sem divisões no interior e geralmente edificadas sobre estacas, e que acolhem vários elementos de uma mesma família alargada. Para lá dos resorts, tudo é muito simples, mas acolhedor e genuíno. O passeio é para ser feito sem pressas, até porque o percurso demora pouco mais de meia hora.

Ilha próximo de Semporna, Bornéu
Vista de uma ilhota paradisíaca próxima de Semporna, porto de acesso às ilhas Mabul e Sipadan
Mergulho próximo da ilha Sipadan, Bornéu
Mergulhadores num local de mergulho próximo da ilha Sipadan, Bornéu, Malásia
Bungalows sobre o mar no Sipadan Water Village Resort, Mabul
Bungalows sobre o mar no Sipadan Water Village Resort, Mabul
Sipadan Water Village Resort, Mabul
Sipadan Water Village Resort, um dos mais luxuosos resorts de Mabul

Guia de viagens às ilhas Mabul e Sipadan

Este é um guia prático para viagens às ilhas de Mabul e Sipadan, ideais para quem faz mergulho, ao largo do Bornéu, com informações sobre a melhor época para visitar, como chegar, pontos turísticos, os melhores hotéis e sugestões de actividades nas ilhas.

Como chegar

Voar para Kuala Lumpur (KLM desde 700 euros e Swiss desde 745 euros, ambos sem taxas). A partir de Kuala Lumpur, as companhias aéreas Air Asia e Malaysian Airlines efectuam voos regulares até Kota Kinabalu, capital da região administrativa do Sabah, no Bornéu, onde é fácil organizar toda a estadia em Mabul, pois os centros de mergulho possuem escritórios na capital.

Tendo tudo organizado à priori, pode optar por voar directamente de Kuala Lumpur para Tawau, próximo de Semporna, o ponto de onde saem os barcos para Mabul (cerca de 200 euros, taxas incluídas, com a Malaysian Airlines). Não é aconselhável deslocar-se até Mabul sem reservas confirmadas, pois os centros de mergulho estão frequentemente lotados.

Pesquisar voos

Hotéis e resorts em Mabul

Existem vários centros de mergulho a operar em Mabul, e que oferecem praticamente os mesmos serviços. O Borneo Divers é um dos mais conceituados, com staff competente, dive masters experientes, material de boa qualidade, e um novo resort construído em Mabul de forma irrepreensível. Possui escritórios em Kota Kinabalu e Semporna. Cinco dias de estadia, incluindo três mergulhos diários, tanques de oxigénio, todas as refeições, e transporte de e para Tawau custam mais de 900 dólares.

Pesquisar hotéis no Bornéu

Onde comer

Se ficar baseado em Mabul, e até porque a oferta de restauração é praticamente inexistente, o mais provável é que o pacote de mergulho adquirido inclua as refeições, pelo que este problema não se coloca.

Segurança no mergulho

O Borneo Divers é o único centro de mergulho de Mabul que possui uma câmara de descompressão, um equipamento inestimável para enfrentar eventuais acidentes associados à prática do mergulho.

Aviso: não compre corais

Nas aldeias piscatórias de Mabul, há quem venda pedaços de corais, conchas e outros artigos extraídos dos recifes. Pede-se aos visitantes que se abstenham de comprar esse tipo de produtos, pois isso encorajaria uma rápida degradação dos recifes, a maior riqueza natural da região.

Seguro de viagem

A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.

Fazer seguro na World Nomads (código FMGOME5)

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

 

Saiba mais sobre: Viagens Ásia Bornéu Malásia

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Procure os melhores voos no Skyscanner. Nos resultados da pesquisa, escolha de preferência a própria companhia aérea.

Reserve um hotel em Sabah e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto usando este link) ou, em alternativa, na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5). Eu nunca viajo sem seguro.

Por fim, poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut ou Wise. Eu uso ambos nas minhas viagens.

« Tatra, brincar às montanhas
Fotos do Amazonas (Belém, Alter-do-Chão, Santarém, Manaus) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 50 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias

Artigos mais populares

  • 25 viagens que quero fazer até 2030
  • Como cancelar viagens
  • Não tenhas medo de viajar sozinho
  • Como comprar voos baratos
  • Roteiro de viagem no Japão
  • Roteiro em Portugal
  • Passadiços do Paiva
  • Aldeias do Xisto da Serra da Lousã
  • Roteiro de viagem em Malta
  • Onde ficar em Malta
  • Guia de praias de Maiorca
  • Onde ficar em Maiorca
  • Onde ficar em Londres
  • Onde ficar em Bruxelas
  • Onde ficar em Lisboa
  • Onde ficar no Porto
  • Revolut, um cartão (quase) sem taxas
  • Voos low cost
  • Viajar com crianças
  • Como criar um blog de viagens

Sabah

Pesquise os melhores voos no Skyscanner

Reserve um hotel em Sabah ao melhor preço (veja as promoções).

Peça o seu cartão Revolut e poupe nas taxas bancárias.

Faça um seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto usando este link) ou na World Nomads (5% de desconto com o código FMGOME5).

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2021 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens