Não é de estranhar que Lisboa, cidade das sete colinas, tenha miradouros com belíssimas vistas sobre o centro histórico e o Rio Tejo. Entre eles, o Miradouro da Senhora do Monte captou a minha atenção numa viagem recente. Fica nas imediações do tradicional bairro da Graça, e vale bem a pena conhecer.
É certo que não faltam miradouros espetaculares na cidade de Lisboa, mas o Miradouro da Senhora do Monte é um dos meus favoritos. Fica na freguesia da Graça e é o local ideal para uma pausa nas deambulações pelo tradicional bairro da Graça. As vistas abrangem o Mar da Palha, o Castelo de São Jorge, uma boa parte da Baixa de Lisboa e o estuário do Tejo, para além do Bairro Alto, da Basílica da Estrela e muitos edifícios emblemáticos da capital portuguesa. É um local com uma luz magistral, por muitos considerado como tendo das melhores vistas sobre Lisboa – e eu tendo a concordar.
Para além da paisagem, vale a pena reparar na pequena capela ali existente, denominada de São Gens ou Nossa Senhora do Monte, local ainda hoje visitado por mulheres grávidas à procura de proteção para o parto. E, logo ao lado, numa parede velha, uns azulejos relembram um país de descobridores, emigrantes e soldados, verbalizando sentimentos transmitidos àqueles que partiam: “Boa viagem. Lisboa espera por ti”.
Não menos importante, é fácil lá chegar, mesmo a pé, a partir da Baixa lisboeta, seguindo num último fôlego pela Calçada do Monte, pela Rua de São Gens ou pela homónima Rua da Nossa Senhora do Monte. Para quem não conhece os aprazíveis elétricos de Lisboa, vale no entanto a pena chegar à Graça no afamado 28. São caros (2,85), mas uma vez não são vezes.
Uma vez no bairro, sugere-se combinar passagens pelo Miradouro da Senhora do Monte com o da Graça, e ainda com locais como a magnífica Villa Bertha, o Café do Monte – uma preciosidade de estilo parisiense a caminho do miradouro – ou a Tasca do Jaime numa tarde de fim de semana.
Qualquer hora é boa para apreciar as vistas a partir do Miradouro da Senhora do Monte mas, podendo escolher, nada melhor que o entardecer, por uma questão de luz. A luz de Lisboa.
Veja também onde ficar em Lisboa.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Lisboa é uma cidade espectacular e os seus miradouros são parte integrante e indispensável do fascínio que ela exerce.
Gosto se todos, mas concordo que o Miradouro da Senhora do Monte é o mais interessante, apesar de não ser dos mais visitados pelo afluxo turístico.