Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens

Nasceu Rostos da Aldeia, um projeto que vai falar do interior pela positiva

Por Filipe Morato Gomes | Notícias
Atualizado em 24.02.2022 | Tempo de leitura: 4 minutos

Amanhecer em Campo Benfeito
Amanhecer na aldeia de Campo Benfeito, na Serra do Montemuro

Hoje é um dia especial. Depois deste blog de viagens e do projeto Hotelandia (que visa promover bons exemplos da hotelaria portuguesa), acabo de me “meter” num terceiro projeto jornalístico, porventura ainda mais desafiante e inspirador. Chama-se Rostos da Aldeia, e é uma plataforma onde se publicam histórias positivas e inspiradoras de pessoas que fazem acontecer e, com isso, contribuem para que o despovoamento não seja uma tendência inexorável.

A ideia é documentar a vida nos territórios do interior de Portugal, com especial enfoque nos habitantes impulsionadores da mudança ou criadores da diferença. Com isso, pretende-se valorizar os territórios de baixa densidade, combater o despovoamento e estimular a fixação de gente nas aldeias portuguesas, e ainda promover o turismo em ambiente rural. Em última análise, contribuir para o aumento da coesão territorial nacional. Queremos “motivar mais pessoas a visitarem os territórios – e, quem sabe até, neles se fixarem”.

Antes de vos contar um pouco mais sobre o Rostos da Aldeia, deixo-vos com um vídeo de apresentação, da autoria do talentoso Tiago Cerveira – que integra a equipa fundadora do projeto -, ele próprio natural de uma pequena aldeia do Centro de Portugal.

As aldeias de Portugal e suas gentes

Dá para perceber que as aldeias portuguesas serão o ponto de partida para promover exemplos distintivos ligados à boa hospitalidade, à gastronomia de qualidade, às artes e ofícios, às tradições e à cultura popular. Pessoas. Histórias positivas. Rostos da Aldeia.

Entro neste barco acompanhado pela Luísa Pinto (minha mulher), jornalista há mais de 20 anos e a principal impulsionadora do projeto – e responsável por toda a produção e pela escrita das reportagens; pelo já referido Tiago Cerveira, talentoso e multipremiado videógrafo português – que ficará responsável pela criação dos vídeos; e de um par de outros profissionais identificados com a causa, com sensibilidade e capazes de arregaçar as mangas se preciso for.

Pela minha parte, vou assegurar a produção fotográfica e a criação de guias práticos que possam servir de roteiros turísticos para motivar mais pessoas a visitarem as aldeias espalhadas por todo o país – e a aumentarem a duração média das suas estadias. O artigo sobre o que fazer em Ferraria de São João e o guia para visitar Campo Benfeito são dois desses exemplos.

A plataforma dispõe também de uma loja online, a partir da qual se direcionam os visitantes, de forma gratuita e sem comissões, para produtos regionais (como a roupa das Capuchinhas) ou serviços organizados localmente (como passeios ou workshops de pão em forno a lenha). Com tudo isto espera-se, de alguma forma, contribuir para a vitalidade dos agentes económicos locais.

Eduardo Correia, diretor artístico do Teatro do Montemuro,
Eduardo Correia, diretor artístico do Teatro do Montemuro

Até ao momento, estivemos já na aldeia de Ferraria de São João, no município de Penela; em Campo Benfeito, no concelho de Castro Daire; e no conjunto de aldeias conhecido por Argas (Arga de Cima, Arga de Baixo e Arga de São João), em Caminha (a publicar brevemente) – visitas ao longo das quais privámos com pessoas inspiradoras como Eduardo Correia, diretor artístico do Teatro do Montemuro, as quatro mulheres fundadoras da cooperativa Capuchichas, ou o mestre da hospitalidade Mário Rocha, ideólogo do projeto artístico Arte na Leira.

A ideia é agora percorrer o país de lés a lés em busca de mais histórias de pessoas inspiradoras que potenciem a divulgação dos seus territórios. Assim haja entidades públicas ou privadas que comunguem destes objetivos e possam financiar a produção deste tipo de conteúdos sobre o interior de Portugal.

“Tentamos fazer o nosso trabalho com espírito de missão mas sem romantismos, porque viver no interior não é um mar de rosas”.

Tiago Cerveira

E, num futuro próximo, quem sabe não lançamos um podcast sobre as aldeias e os seus protagonistas; um grande livro com uma compilação de retratos e crónicas dos “rostos” mais marcantes; uma exposição fotográfica; ou um documentário sobre uma seleção de aldeias e seus protagonistas, para ampliar o alcance e impacto real do projeto e porventura concorrer a festivais de cinema documental em todo o mundo.

Vai ser uma bela viagem. O projeto tem também um canal Youtube e páginas no Instagram e Facebook, que convido desde já a acompanhar. Longa vida para o Rostos da Aldeia!





Nota: o belíssimo logotipo de Rostos da Aldeia foi desenvolvido pelo designer Jorge Portugal, natural de Penamacor e atualmente a viver em Castelo Branco.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Notícias

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve os melhores hotéis no Booking.com (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Guia para visitar Chichén-Itzá: dicas, o que ver e um roteiro perfeito
O que fazer em Campeche (México), a cidade colorida da Península do Yucatán »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Planear a sua viagem

Reserve aqui os hotéis para a sua próxima viagem

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens