O camarote certo para o seu cruzeiro

Por Nuno Ribeiro

Escolher o tipo de camarote num cruzeiro parece a mais simples das tarefas. No entanto, convém explicar melhor as características de cada camarote para uma melhor compreensão daquilo que se está a comprar.

Pesquisar cruzeiros

A oferta é vasta ao nível da categoria do camarote mas, fundamentalmente, resume-se a três tipos: interior, exterior e com varanda.

Camarote Interior

Se sofre de claustrofobia esta não será com certeza a melhor opção; no entanto, são os mais acessíveis em termos de preço. Os camarotes interiores não têm janela, não há vista para o mar, não entra luz natural e estão localizados num corredor interior do navio. São (quase) quatro paredes e normalmente são os mais apertados. Se o preço é uma questão central na sua escolha, esta poderá ser a melhor opção. Se vai em lua-de-mel… faça um esforço e opte por um camarote com varanda.

Camarote interior
Camarote interior de um navio de cruzeiros

Camarote Exterior

Embora o nome possa ser claro (exterior) o máximo que conseguirá ter é uma vista para o mar e, em muitos casos, poderá ser uma janelinha minúscula no topo da sua cabine. Ah, e não poderá abrir a janelinha para sentir a brisa marinha. Com algum azar poderá ainda ter a vista obstruída, por exemplo, por um barco salva-vidas. Claro que estas cabines são mais acessíveis (relativamente às com varanda) embora haja companhias de cruzeiro (as premium) com camarotes com vista para o mar melhorada e não obstruída.

A questão é saber o quão obstruída está a vista. Pesquise bem os camarotes dos navios e tenha em atenção ao deck em que elas se encontram. Quanto mais alto, melhor será a vista. Em termos de preço, os camarotes com exterior estão a meio caminho entre os interiores e os que possuem varanda.

Camarote exterior
Camarote exterior, com janela

Camarote com Varanda

Esta é claramente a melhor opção para quem quer sentir o prazer de navegar pelos mares e oceanos. Os camarotes com varanda são, por norma, os mais espaçosos e os que recebem mais luz natural. Pode tomar o pequeno-almoço ou até um jantar romântico na sua varanda privativa ao sabor das ondas do mar. Estas são também as cabines mais caras, mas valem o seu preço e a minha recomendação é que opte por varandas em cruzeiros mais longos (mais de 5 noites) para ter tempo de ler um livro ou relaxar se não lhe apetecer sair do navio em portos menos convidativos.

Camarote com varanda
Camarote exterior, com varanda

Cabines especiais

Existem ainda outros tipos de camarotes, como as suites, especialmente destinadas a famílias e com espaços generosos para acomodar adultos e crianças. As suites podem incluir uma sala, um quarto, um bar e algumas têm até pianos! Tudo depende da generosidade da bolsa do cliente. Todos estes camarotes variam de preço tendo em conta a sua localização, dimensão e serviços incluídos.

Boa viagem!

Mais informações e reserva de cruzeiros

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Nuno Ribeiro

Entusiasta de navios e apaixonado por cruzeiros, não mais parou de cruzar mares e oceanos desde que embarcou pela primeira vez, em 2008.

4 comentários em “O camarote certo para o seu cruzeiro”

  1. Olá Nuno, como está?
    Sou adepta de cruzeiros. Já fiz 3 e espero este ano fazer o 4º, mas por vezes ao fazer uma reserva
    deparo-me com o seguinte camarote gooo.
    Gostaria de saber o que isso significa.
    Os meus cumprimentos, e desde já o meu muito obrigado.

    Responder
    • Olá Filomena.

      Desculpe mas não entendi o que quer dizer com a sua dúvida.
      Pode esclarecer?

      Obrigado.

      Responder
  2. Olá Nuno!
    Qual é a sua opinião acerca dos camarotes com varanda na popa do navio?
    Obrigado!

    Responder
    • Olá Pedro.

      São controversos, mas eu adorei. Se por um lado não consegues ver lateralmente, quer em alto-mar, quer em porto, consegues outro tipo de vistas como quando se deixa os portos ao fim da tarde, e aqui é sempre espectacular. Por outro lado tendem a ser mais espaçosos, mesmo a parte da varanda, o que é sempre positivo. Podem ser mais ruidosos pois a movimentação da água é mais forte devido aos motores, mas no meu caso não achei incomodativo.

      Responder

Deixe um comentário