Quer visitar Teerão e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a iraniana Matin Lashkari, profunda conhecedora da cidade e autora do belíssimo blog Travestyle – focado no Irão -, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Teerão para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Teerão, onde o levarás?” – eis as dicas da Matin.
O que fazer em Teerão com um amigo
A movimentada capital iraniana funciona mais como ponto de escala para os viajantes estrangeiros antes de se dirigirem para os encantos de Persépolis, de Shiraz, ou da arquitetura requintada de Esfahan. Mas, para lá das suas paredes de betão e do trânsito caótico, Teerão tem tesouros escondidos que valem bem a pena conhecer.
Visitar o Irão e ignorar a capital Teerão é, pois, um “crime” que muitos viajantes cometem. Para entender completamente a nação incompreendida do Irão não se pode fechar os olhos ao coração industrial do país, lar de mais de 10 milhões de iranianos que trabalham diariamente para construir um Irão melhor.
Tendo nascido em Teerão e passado metade da minha vida nesta cidade a que chamo casa, nunca deixei de instar os viajantes a darem a Teerão uma oportunidade de mostrar a sua magia. Afinal, é em Teerão que se encontram algumas das melhores obras de arte do Médio Oriente, palácios adornados com os melhores exemplos de azulejos Persas e casas antigas envoltas em mistério.
Aqui estão cinco lugares que recomendo a um visitante que esteja à procura de encontrar camadas ocultas debaixo da moderna capital do Irão. E descobrir as suas maravilhas.
#1 Ponte da Natureza
A Ponte da Natureza de Teerão foi desenhada por uma jovem arquiteta iraniana, razão pela qual nutro um profundo orgulho feminista por ela. A ponte, com vários pisos, foi inaugurada há poucos anos, mas rapidamente se tornou num ícone da Teerão moderna. Liga dois grandes parques de Teerão, que são separados por uma estrada, e proporciona vistas fantásticas da cidade, especialmente com céu limpo.
Uma grande variedade de restaurantes e cafés, que oferecem vistas das montanhas a norte da capital, fez deste lugar um ponto de encontro para a geração mais jovem. As vistas à noite são igualmente encantadoras. Se anda à procura do que fazer em Teerão, jantar ou tomar café na Ponte da Natureza é altamente recomendado.
#2 Bazar de Tajrish
A maioria dos viajantes passa pouco tempo em Teerão e geralmente têm o Grande Bazar no seu itinerário. Acontece que o Grande Bazar de Teerão é bastante semelhante aos bazares de outras cidades turísticas, como Shiraz, Esfahan e Yazd, e eu acredito que trocá-lo pelo bazar de Tajrish, no norte de Teerão, é uma decisão sábia.
O bazar de Tajrish é um lugar popular para os moradores locais – é onde compram os víveres para o dia-a-dia. Há muita história por detrás das suas paredes e eventos como o Muharram e o Nowruz (fim de ano persa) são comemorados efusivamente. A atmosfera em Tajrish, antes do ano novo, é emocionante, com milhares de pessoas correndo para fazer as compras de última hora antes de o relógio bater o ano novo Persa.
#3 Jardim de Negarestan
O Jardim de Negarestan é um local desconhecido dos turistas e até de muitos iranianos, mas é um dos meus jardins favoritos para escapar do bulício da capital. Este jardim persa presenciou muitos acontecimentos políticos importantes ao longo dos anos e albergou até a primeira escola de arte do Irão.
Ainda assim, a minha parte favorita do Negarestan é o seu café excecionalmente aconchegante. A atenção aos detalhes e um menu que oferece uma tonelada de bebidas saudáveis e comida persa de todo o país, com a atmosfera de um antigo jardim persa, tem colocado o Jardim Negarestan no centro das atenções, especialmente durante o Nowruz, época em que há concertos, exposições e muitas outras atividades.
#4 Museu Moghadam
Escondido na confusão da Rua de Imam Khomeini, perto do Grande Bazar, fica uma das casas mais caras do Irão. Esta casa pertencia a Mohsen Moghadam, um falecido professor da Universidade de Teerão e um dos seus pioneiros. Moghadam era um arqueólogo com impulso para recolher peças raras de todo o mundo, que estão agora em exibição na sua casa.
Os espíritos pacíficos dele e de sua esposa francesa estão espelhados na arquitetura detalhada da casa. Assim que o visitante entra no Museu Moghadam, é como se entrasse num outro mundo, longe das multidões de Teerão. Há coleções de fotos, utensílios e obras de arte espalhados por toda a mansão.
#5 Palácio Golestan
O Palácio Golestan é provavelmente um dos destaques de Teerão para todos os visitantes, mas tenho que reconhecer que definitivamente vale a pena. O Palácio Golestan é um dos mais belos palácios do país, ao ponto de, caso não tenha tempo suficiente em Teerão, deixe de visitar os palácios de Saad Abad e Niavaran para conhecer o Golestan.
Páginas e páginas de história do mundo estão marcadas no palácio. Diversos reis foram coroados e decisões mundiais da Segunda Guerra Mundial foram ali tomadas por líderes aliados.
O palácio é enorme e a entrada é cara. Os bilhetes são comprados separadamente para cada parte, pelo que pode visitar algumas salas ou até pagar a entrada e apreciar somente os jardins exteriores.
Mapa: o que fazer em Teerão
Se está a pensar visitar Teerão, conheça o excelente trabalho da Matin Lashkari em www.travestyle.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem por todo o Irão.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.