Destino: Europa » Portugal » Madeira » Funchal

O que fazer no Funchal, as dicas da Sofia Vasconcelos

Quer visitar o Funchal e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Entre uma poncha e uma sandes de carne de vinho e alhos na zona velha do Funchal, desafiei a madeirense Sofia Vasconcelos, profunda conhecedora da cidade – onde vive – e mentora do excelente blog From Madeira to Mars, a partilhar cinco sugestões para tornar a sua estadia no Funchal única e inesquecível. “Se um amigo te visitar no Funchal, onde o levarás?” – eis as dicas da Sofia.

O que fazer no Funchal com um amigo

Se um amigo me visitar no Funchal, em primeiro lugar, fico feliz. É que nós, madeirenses, temos esta característica inata de adorar receber visitas, sobretudo de quem vem de braços abertos e coração cheio – como um amigo. O Funchal é uma cidade linda. Eu sei que sou suspeita por falar, já que adoro viver aqui, mas desafio-vos a virem passar uns dias ao Funchal e logo veem se não é verdade o que vos digo. Sigam-me:

#1 Passear no Largo do Socorro

Esplanada do Barreirinha Bar Café no Largo do Socorro, Funchal
Esplanada do Barreirinha Bar Café no Largo do Socorro, Funchal

O Funchal, a capital da Madeira, tem três áreas históricas: Santa Maria (mais conhecida por zona velha), São Pedro e Sé.

Muitas das ruas nestas áreas do Funchal são pedonais; o que significa passear descontraidamente, fotografar e conhecer palácios, quintas senhoriais do séc. XIX (que agora são museus), miradouros com vista mar, casas com jardins floridos e o pavimento típico madeirense de calhau rolado. Encontrarão monumentos como o Palácio de São Lourenço ou o Convento de Santa Clara, a correria da Rua da Carreira ou o Largo do Socorro.

No largo, encontra-se o Barreirinha Bar Café; o sítio ideal para fazer uma pausa e absorver o estilo de vida local.

#2 Provar Vinho da Madeira no Blandy’s Wine Lodge

Vinho Madeira no Blandy’s Wine Lodge ©Filipe Morato Gomes
Um copo de Vinho Madeira no Blandy’s Wine Lodge

Costumo dizer que vir à Madeira sem provar o Vinho Madeira é como ir a Roma e não ver o Papa. Este é o brinde perfeito para festejar a vida: leve, perfumado, de cor dourada.

Há vinhos para todos os gostos: seco, meio-seco, meio-doce ou doce, como é o caso do vinho da casta Malvasia, que oferece um vinho encorpado e de cor escura. O Vinho Madeira foi eleito para celebrar a declaração da Independência dos EUA, a 4 de julho de 1776. Houve também um Duque Inglês que, aquando da sua condenação à morte no séc. XV, pediu para morrer afogado num barril de Vinho Madeira, tamanha era a sua devoção!

Não perca a oportunidade de perceber o porquê destas histórias, ao visitar as adegas de Vinho Madeira, como a Blandy’s Wine Lodge. Desfrute e tome um copo ou outro de Vinho Madeira. À nossa!

#3 Dar um mergulho na Praia Formosa

Praia Formosa, Funchal
Praia Formosa, Funchal

Tal qual os primeiros navegadores que chegaram à ilha, admire a baía do Funchal, vista do mar. Faça um passeio de barco e goze as vistas deste anfiteatro natural cheio de flores, árvores, jardins e casinhas com telhados terracota. Contemple esta cidade aninhada num vale, que se abre ao mar como que a dizer – “Sejam bem-vindos!”

Existem também várias praças à volta da marina do Funchal. Convido-o a passear até ao cais antigo e a sentar-se num dos bancos – respire a brisa do mar. E, mais importante, não pode deixar a Ilha da Madeira sem dar um mergulho nas águas temperadas do Atlântico.

Uma das minhas praias favoritas é a Praia Formosa, de areia preta e calhau, com uma vista fabulosa para o Cabo Girão. Este é também um bom spot para fazer uma caminhada até Câmara de Lobos ou assistir ao pôr-do-sol, enquanto saboreia umas lapas acompanhadas da cerveja local.

#4 Beber uma poncha na Mercearia do Bento

Mercearia do Bento, Funchal ©Filipe Morato Gomes
Interior da Mercearia do Bento, no coração do Funchal

No Funchal encontra as chamadas “vendas” ou mercearias que, no passado, serviam de ponto de encontro, para fazer compras, tomar um copo ou comer um petisco. Alguns destes locais continuam parados no tempo, iguais a si próprios. Faça uma paragem na Mercearia do Bento e prove uma poncha, a bebida regional feita com aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e limão.

Ver onde beber a melhor poncha da Madeira.

#5 Visitar os Jardins do Palheiro

O que fazer no Funchal: Palheiro Gardens
Jardins do Palheiro

A Madeira é um jardim” – é verdade. No Funchal há tantos jardins para conhecer e visitar, que uma semana não basta. Recomendo o Jardim Tropical do Monte, o Jardim Municipal, o Jardim Panorâmico; mas, se tivesse que escolher um, seria o Palheiro Gardens, um dos meus jardins favoritos no Funchal.

Deslumbre-se com as cores das camélias e das magnólias; visite a charmosa capela de São João e prove os bolos caseiros da casa de chá.

Divirta-se!

Outras coisas a fazer no Funchal

No que toca a excursões na Madeira, saiba que pode valer a pena fazer alguma atividade de grupo, com partida do Funchal, especialmente passeios no interior da ilha ou experiências no mar. Assim, entre as atividades e excursões organizadas disponíveis no Funchal, recomendo:

Mapa: o que visitar no Funchal

Se está a pensar visitar a Ilha da Madeira, conheça o excelente trabalho da Sofia Vasconcelos em www.frommadeiratomars.com, um blog recheado de dicas para o ajudar a decidir o que fazer no Funchal e aproveitar ao máximo a sua viagem à Madeira. Veja também os melhores hotéis onde ficar na Madeira.

Reservar hotel no Funchal

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.