Discutir qual a melhor poncha da Madeira é daquelas temáticas onde raramente há consenso. Há os mais puristas, que só aceitam a poncha da Madeira feita como os pescadores de Câmara de Lobos a preparavam originalmente – com aguardente de cana-de-açúcar, sumo de limão e açúcar -; há os que aceitam o mel como substituto do açúcar; e há ainda os que não se importam de beber “ponchas” feitas com vodka em vez de aguardente, especialmente de sabores como o maracujá.
Cada um tem o seu gosto e eu não sou especialista em poncha, mas uma das minhas regras foi só beber poncha feita com aguardente. Aqui ficam alguns lugares onde provei boas ponchas durante a minha recente visita à Madeira. Inclui tabernas, vendas e restaurantes no Funchal, Estreito de Câmara de Lobos e Serra d’Água.
Onde beber poncha na Madeira
Taberna da Poncha, Serra d’Água
Talvez os mais antigos frequentadores não gostem daquilo em que a Taberna da Poncha se transformou nos dias de hoje. Muito por culpa do Tripadvisor, é hoje uma das tabernas mais afamadas da Ilha da Madeira entre os turistas.
Para mim, que não conhecia, fiz questão de lá ir propositadamente para provar a que muitos dizem ser, de facto, a melhor poncha da Madeira. Quando lá cheguei, havia muitos turistas – é um facto -, mas vi também clientes que, pelo trato e cumplicidade com quem estava atrás do balcão, só poderiam ser habituais e de longa data.
O espaço é por si só muito interessante, uma mistura de tasco de aldeia com o Peters do Faial, com as inevitáveis cascas de amendoim espalhadas pelo chão. Quanto à poncha, optei pela versão “da casa”, feita na hora para uma garrafa que serviria os próximos clientes e mexida com o caralhinho (ou mexelote) mesmo à minha frente. Tinha mel e uma mistura de sumo de laranja e limão, e foi muito provavelmente a melhor poncha que bebi na Madeira.
Em resumo, apesar do turismo, a Taberna da Poncha não perdeu a qualidade. Ou, se perdeu, nem dei por isso.
Mercearia do Bento, Funchal
Foi uma madeirense que me levou a esta venda, uma típica mercearia de bairro que, além de vender víveres e especiarias, serve de ponto de encontro ao fim do dia para clientes habituais. Quando lá entrei, a pequena venda estava cheia de gente a beber cerveja e poncha. Pedimos duas e posso afiançar que me pareceu a segunda melhor poncha que bebi na Madeira.
Não sei dizer se foi efetivamente do sabor da poncha ou do ambiente, mas a verdade é que uma poncha saboreada num espaço tradicional como a Mercearia do Bento (ou Pharmácia do Bento) sabe muito melhor. A venda não tem nome no exterior, mas fica na Rua dos Tanoeiros 2, no Funchal.
As Vides, Câmara de Lobos
O restaurante As Vides foi outra recomendação que recebi quando perguntei onde beber a melhor poncha da Madeira. Aproveitei e fui lá provar a típica espetada madeirense com milho frito, mas o meu interesse principal era mesmo a poncha. Foi provavelmente a poncha mais forte que bebi na Madeira, mas gostei bastante.
Barreirinha, Funchal
É um espaço moderno junto ao Largo do Socorro, na zona leste do Funchal. Ao entrar, imaginaria mais rapidamente beber um bom gin ou cocktail do que uma boa poncha. Mas, por recomendação de alguém, tinha assinalado este bar na lista de sítios onde provar ponchas no Funchal. E ainda bem.
Depois de cumprimentar a malta jovem e simpática do outro lado do balcão, tentei saber mais sobre as ponchas que preparavam. À indicação que outras “ponchas” – como a de maracujá – são na verdade feitas com vodka (daí as aspas), escolhi a tradicional versão “à pescador”. Tem apenas aguardente, açúcar e sumo de limão, e posso garantir que me soube bastante bem. Estava um pouco forte (não tanto como n’As Vides) e foi feita na hora. Só não gostei do copo onde foi servida, daqueles longos típicos de um bar.
Mapa dos lugares onde beber poncha na Madeira
No mapa estão assinalados os melhores locais onde provei a bebida tradicional da Madeira, seguindo recomendações de conhecedores e habitantes madeirenses.
Como perceberam, acabei por beber apenas uma poncha em Câmara de Lobos, terra onde a bebida foi criada pelos pescadores locais.
Para outras sugestões, veja a excelente rota da poncha no blog From Madeira to Mars da querida Sofia Vasconcelos. E, claro, se tem uma opinião sobre onde beber a melhor poncha da Madeira, partilhe nos comentários. Nunca se sabe se não voltarei à Ilha da Madeira para a provar. Tchim! Tchim!
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Escolhas à maneira. Se me é permitido sugeria mais dois sítios que devem figurar em qualquer guia “ponchístico”
O Abrigo do Pastor na Camacha e a Poncha da Fátima em Machico.
A não perder!
Mercado e Feira do Santo António da Serra tem ponchas e sidras; um lugar onde existe um pouco de tudo para se provar.
A “Venda do Sócio” no Caniço, para mim, é um dos melhores lugares que fazem poncha (poncha verdadeira, sem “aldrabices”). Copos de poncha mesmo, e da última vez que lá fui o preço era muito acessível. E o ambiente costuma ser agradável. Recomendo 5/5
Obrigado pela recomendação dessa poncha tradicional. Passarei na Venda do Sócio na próxima vez que visitar a Madeira… :) Abraço.
Bom dia.
Sabiam que grande parte da poncha que se faz na Madeira é feita com mel chinês?
Habituado a organizar passeios motard, sou obrigado a referir 2 lugares essenciais ao visitante e curioso da poncha: Fontainhas, situado na ER 101, perto do Cabo Girao, um verdadeiro tasco, onde “todos” se conhecem sem complexo de residente ou turista. O 2 lugar fica na Serra dAgua, na rotunda acima da já falada Taberna da Serra de Água. Menos movimentado por desconhecimento geral (Graças a Deus), sempre feita na hora com produtos de produção própria. Ficam as dicas!!
Para mim, a poncha de São Vicente. Problema é não ter tremoços.