O oásis Fint, localizado a pouco mais de 10 quilómetros a sul de Ouarzazate, é, tal como todos os oásis, uma espécie de jardim no deserto. Uma sensação que é ampliada pelo facto da estrada até ao oásis ser de uma desolação completa. Tirando os arruamentos para uma nova e gigante cidade que as autoridades planeiam construir nos arredores de Ouarzazate, tudo é cascalho e castanho e deserto. É quase impossível imaginar um lugar tão verde, luxuriante e cheio de vida nas proximidades. E, de repente, Fint surgiu aos nossos olhos!
Quando lá cheguei, acompanhado pelo meu amigo João Leitão – que incluiu o oásis Fint na sua lista de dicas com o que fazer em Ouarzazate -, fiquei surpreendido. Havia um palmeiral gigante, recheado de árvores, muitos animais, gente a lavar a roupa no rio e uma vida de aldeia que me pareceu vibrante – apesar do calor do meio-dia.
Ao que consta, há quatro aldeias tradicionais nas proximidades do oásis Fint. João explicou-me que os seus habitantes não são maioritariamente berberes, mas sim descendentes de negros sub-saarianos que terão ficado em Marrocos. E assim fomos caminhando e conversando, até que foi necessário atravessar um rio.
A ideia era irmos almoçar no hotel-restaurante La Terrasse des Delices, em pleno oásis Fint, propriedade de amigos do João. E assim fizemos. Duas horas da tarde, já com uma deliciosa tagine de galinha no estômago, era hora de voltar a caminhar pelo oásis, rumar ao carro e regressar a Ouarzazate.
Tinha sido um belo passeio.
Mais fotos do oásis Fint
Guia prático
Onde ficar
Eu fiquei hospedado no Dar Rita, dos irmãos portugueses João e Rita Leitão, e recomendo vivamente. Fica num bairro tradicional de Ouarzazate, não muito longe do centro; e é, muito provavelmente, um dos mais acolhedores hotéis da cidade.
Para quem prefere mais luxo, os hotéis Le Temple des Arts e Le Petit Riad são excelentes escolhas (embora não sejam baratos). Outras opções bem localizadas e com boa relação qualidade/preço incluem o Dar Bergui, o Riad Dar El Nath e o Rose Noire – estes dois últimos localizados no bairro de Taourirt.
Se preferir pernoitar no oásis Fint, há três boas pousadas a ter em conta: a Maison d’Hôte La Roche Noire, o Auberge Bivouac Tissili e o La Terrasse des Delices. Para outras opções de alojamento (em Ouarzazate), utilize o link abaixo.
Pesquisar hotéis em Ouarzazate
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe um comentário