Destino: Europa » Países Baixos » Roterdão

Onde ficar em Roterdão (bairro a bairro)

Por Filipe Morato Gomes
Onde ficar em Roterdão: centro
Halvemaanpassage, no centro de Roterdão

A segunda maior urbe da Holanda não é uma cidade extremamente grande e espraiada mas, mesmo assim, convém escolher bem onde ficar em Roterdão para aproveitar ao máximo a estadia. Da experiência resultante de uma recente visita a Roterdão, e falando com pessoas que conhecem bem a “capital da arquitetura” holandesa, eis as minhas recomendações sobre onde ficar em Roterdão.

Em resumo, opte por se alojar num hotel nos bairros Centrum (na baixa da cidade), Noord, Delfshaven ou Feijenoord.

Os melhores bairros para ficar em Roterdão

Centro de Roterdão (Centrum)

O Centrum é muito provavelmente o melhor bairro para os viajantes se hospedarem em Roterdão. Pode não ser barato, mas alguns dos melhores hotéis de Roterdão encontram-se no Centrum (o centro da cidade). Note que, ao contrário do habitual, o centro de Roterdão não é a área mais antiga da cidade; isto porque foi arrasado durante a Segunda Grande Guerra, e posteriormente reconstruído.

Nesta área da cidade, é difícil encontrar um hotel mais popular do que o citizenM; foi onde fiquei hospedado, e não poderia recomendar mais enfaticamente o hotel. É extremamente bem localizado – junto ao antigo porto de Roterdão e às casas cúbicas – e de grande qualidade e bom gosto. Não hesite!

De resto, entre as melhores opções encontram-se os muito elogiados King Kong Hostel (ambiente descontraído e preço amigável), The James Rotterdam e Hotel Emma; ou ainda os estúdios Urban Residences Rotterdan. No limite entre os bairros Centrum e Noord, tem uns apartamentos fantásticos de seu nome Premier Suites Plus. Por fim, para luxo em pleno centro, experimente o extraordinário Mainport Design Hotel.

O centro de Roterdão é uma das zonas onde há mais hotéis na cidade, pelo que não faltam opções para todos os gostos e orçamentos.

Noord

O bairro Noord não foi afetado pelos bombardeamentos, pelo que é uma zona com uma atmosfera mais histórica e tradicional. Está mais longe de boa parte das atrações turísticas de Roterdão mas, em compensação, tem a Estação Central a dois passos. De resto, saiba que em Noord se encontram alguns dos hotéis mais baratos de Roterdão.

Se optar por ficar em Noord, tendo em conta a localização, o conforto, o preço e as opiniões de outros hóspedes, recomendo o muito agradável Days Inn Rotterdam e o mais modesto Hotel Rotterdam. São hipóteses a considerar ao decidir onde ficar em Roterdão sem gastar uma fortuna.

Note que há mais algumas opções de qualidade aceitável em Noord, como facilmente pode verificar aqui.

Delfshaven

O bairro de Delfshaven fica colado ao Centrum, e alberga muitos dos hotéis com melhor relação qualidade/preço, sendo por isso uma excelente opção para se hospedar em Roterdão. É um bairro predominantemente residencial, com muito comércio, na parte mais antiga de Roterdão, adequado para quem procura sossego. Veja, por exemplo, o elegante Stroom, o carismático Alberti – Bed & Bike ou o popular Hotel Light.

Caso não goste do estilo não desespere: há muitos outros hotéis em Delfshaven.

Feijenoord

Feijenoord fica, por assim dizer, do outro lado do rio. Mais longe do centro; mais perto da Ponte Erasmus e de locais alternativos como o Fenix Food Market (não considere hotéis muito afastados do rio).

Querendo hospedar-se em Feijenoord, não há como ignorar o magnífico hotel nhow Rotterdan. É luxuoso, criativo, tem bom gosto e as melhores vistas da cidade (fica num dos edifícios mais fotografados de Roterdão). Se viaja em negócios, pondere o nhow para dormir em Roterdão.

Entre as várias unidades hoteleiras de qualidade existentes na área, considere também ambos os hotéis Room Mate Bruno e Suitehotel Pincoffs; ou procure outros hotéis em Feijenoord, onde se encontram muitos dos melhores hotéis de Roterdão para os viajantes de negócios.

Pesquisar hotéis em Roterdão

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

1 comentário em “Onde ficar em Roterdão (bairro a bairro)”

  1. Chegaste a ir ao bar do nhow? Realmente a vista não tem preço! Beijinhos

    Responder

Deixe um comentário