Vai viajar até Verona e quer conhecer a mítica cidade que foi palco (pelo menos na imaginação de William Shakespeare) dos amores trágicos entre Romeu e Julieta? Procura onde ficar em Verona, Itália? Pois bem, saiba que apesar de não ser muito grande, a cidade de Verona tem atrações que justificam pelo menos dois dias de estadia. Eis então algumas recomendações de hotéis em Verona bem localizados e com boa relação custo / benefício.
Dica Alma de Viajante. Se não tem tempo para ler o artigo até ao fim, saiba que o Hotel Milano & Spa é provavelmente a escolha acertada para a maioria dos viajantes.
Mas seria uma pena que passasse por Verona apenas para vislumbrar a varanda onde Julieta terá ouvido a declaração de Romeu, sem aproveitar todas as outras razões que levaram a que Verona integrasse a lista de Património Mundial em Itália.
Entre elas está, em primeiro lugar, o facto de Verona ter conseguido preservar património com mais de dois mil anos e de ele chegar à atualidade como se de um livro aberto se tratasse. Um livro onde é possível “ler” os elementos artísticos dos diferentes períodos que a humanidade foi atravessando nos últimos dois mil anos – a começar pelo império romano, e o anfiteatro que se tornou quase um símbolo da cidade, a Arena de Verona. Em mente, na leitura deste livro, devemos ter, também, o facto de que se trata se uma cidade fortificada que assumiu sempre o seu papel em etapas determinantes da história europeia.
Sem mais considerações, e porque se espera que vá “ler o livro” com os seus próprios olhos e sentir todas as vibrações que esta pequena mas interessante cidade pode transmitir, deixo então sugestões dos melhores hotéis onde ficar em Verona.
Note que, para além das sugestões hoteleiras no centro histórico, mostro também alojamentos noutros bairros igualmente interessantes, como os bairros Borgo Trento, Borgo Milano e Puorta Nova (junto à estação de comboios). Vamos a isso.
Onde ficar em Verona: as minhas recomendações
Os melhores hotéis em Verona (centro histórico)
O campeão das reservas e dos comentários é o clássico Hotel Milano & Spa, um três estrelas muito afamado pela localização, em pleno centro histórico, e com vista privilegiada sobre a Arena de Verona, e também pela qualidade do serviço que presta.
Em termos de relação qualidade-preço, a proposta deste pequeno hotel de Verona parece imbatível – e pode ser confirmada a partir do terraço, no quinto andar do hotel, onde o privilégio da localização se torna visível. Uma outra vantagem deste hotel é que disponibiliza tanto quartos como apartamentos, dando assim resposta a quem procura alguma autonomia em termos de refeições (ainda assim, devo frisar que o buffet do pequeno-almoço é muito elogiado).
Também com uma excelente localização, nas proximidades da Arena de Verona, recomendo o Accademia Verona, um bom hotel de quatro estrelas com decoração clássica ao estilo palaciano.
Nesta localização imbatível ainda é possível encontrar um hotel que pertence à cadeia de Small Luxury Hotels, um cinco estrelas que, tal como o Hotel Milano & Spa, tem também um terraço panorâmico com vista para a arena. Trata-se do Hotel Vista Palazzo cujas boas referências nesta categoria só rivalizam com o igualmente muito elogiado Relais Balcone di Giulietta. O grande argumento deste pequeno hotel é o facto de ter vista direta para a suposta casa dos Capuletos e para a famosa varanda de Julieta – o que lhe garante fotografias quase exclusivas à noite.
Uma outra opção de hospedagem, mais económica mas igualmente bem localizada e com serviço irrepreensível, é o Lady Verona Residence. Oferece várias tipologias de quartos e é muito elogiada.
Hotéis mais baratos fora do centro
Quem procurar alternativas fora do centro histórico, onde as tarifas são sempre mais elevadas, a área de Borgo Trento é uma boa opção já que tem boas ligações de autocarro para o centro.
Em concreto, recomendo o Nuova Opera Rooms, de decoração despretensiosa e elegante e preocupações ecológicas (usam energia solar). Tem também um terraço panorâmico que permite vistas para a cidade de Verona e para as montanhas que a circundam. Ainda neste bairro, junto à famosa ponte Scaligero, nota para o San Leonardo Suites, que oferece quartos, suites e apartamentos com uma agradável decoração clean e moderna.
Caso a opção seja o bairro Borgo Milano, também afastado do centro histórico mas ainda suficientemente perto para uma deslocação a pé, recomendo o Bravo 18, um elegante bed & breakfast situado num edifício histórico recentemente renovado e cuja simpatia da proprietária tem merecido rasgados elogios dos hóspedes.
E se for conveniente ficar no bairro Porta Nova, junto à estação de caminhos-de-ferro, o Novo Hotel Rossi é um três estrelas que cumpre bem os critérios de qualidade e conforto. Outra opção de hospedagem, com os mesmos requisitos, é o Sole Hotel Verona, mesmo ao lado da estação.
Esta é a minha seleção de bons hotéis em Verona, mas se preferir ver outras opções de hospedagem utilize o link abaixo. Encontrará com toda a certeza alguma unidade hoteleira ao seu gosto.
Perguntas frequentes
Qual a melhor região onde se hospedar em Verona?
A cidade de Verona não é muito grande, tendo pouco mais de 250 mil habitantes. Ainda assim, ficar no centro histórico é de longe a melhor opção para ficar próximo das principais atrações. Com a vantagem adicional de poder ver a cidade acordar (ou adormecer!) a partir do seu coração.
Quanto custam os hotéis em Verona?
Os preços do alojamento em Verona variam bastante, consoante a época do ano e a existência ou não de festividades durante o fim de semana. Como é natural, no verão há sempre maior procura e os preços disparam. Mas, para um casal de exigência média, que valoriza a localização mas não quer dormir nem num hostel básico nem em hotéis de luxo, o custo médio da diária rondará os 120-150€. Não é um destino barato.
Quantos dias são necessários para visitar Verona?
Por ser relativamente compacta, os principais pontos turísticos de Verona podem ser visitados a pé em apenas um dia, sem necessidade de recorrer a transportes. Ainda assim, e porque recomendo sempre desacelerar nas viagens e visitar uma cidade com calma e espaço para a contemplação, sugiro dois dias completos – presumindo que também quererá incluir a visita ao Museu da Casa da Julieta e ao Museu do Castelvechio, detentor de coleções de artes do período medieval, renascentista e de arte moderna.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.