Património Mundial da UNESCO na Albânia

Por Filipe Morato Gomes
Património Mundial na Albânia: Berat
Bairro de Mangalem, em Berat, classificado como Património Mundial na Albânia

A Albânia é um dos países europeus com menos locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. São, por agora, apenas três – a região de Ohrid, as ruínas de Butrint e os belíssimos centros históricos das cidades de Berat e Gjirokaster -; locais de enorme relevo histórico em território albanês.

Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial na Albânia:

  1. Região Natural, Histórica e Cultural de Ohrid (1979, 1980, 2019) (sítio transfronteiriço com a Macedónia)
  2. Butrint (1992, 1999)
  3. Centros Históricos de Berat e Gjirokaster (2005, 2008)
  4. Antigas e Primitivas Florestas de Faia dos Cárpatos e de outras regiões da Europa (2007, 2011, 2017)

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Internet e dados móveis na Albânia

A forma mais prática de ter acesso à internet na Albânia é comprar um eSIM da HolaFly para a Albânia (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar com um QR Code mal aterre no país. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico albanês e tem dados móveis ilimitados.

Comprar eSIM da Holafly

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

3 comentários em “Património Mundial da UNESCO na Albânia”

  1. Miguel Goncalves

    Olá Filipe! Estive este mês na Albânia e destes três sítios só não consegui visitar Gjirokaster! Berat é fenomenal! Contudo, acho que a Albânia é um país que tem de ter muito cuidado na abertura das portas ao turismo. Barato como já é e com já muita gente da população italiana a visitar o país regularmente, a distância para se tornar excessivamente massificado é muito curta. Por isso mesmo, até tenho medo que ganhe muita exposição, pois não acredito que internamente se venha a saber lidar com enchentes garantidas.
    Abraço e óptimas viagens!

    Responder
  2. CECÍLIA

    Olá. Boa noite! Obrigada pelas dicas.
    Tenho viagem marcada para a Albânia no mês que vem e gostaria de saber a melhor forma de câmbio.
    Tenho um cartão Wise com saldo em Euros. Sabe me dizer se com ele consigo sacar em LEKs nos caixas automáticos de lá? Obrigada.

    Responder
    • Filipe Morato Gomes

      Sim, levar um cartão Wise ou Revolut é a melhor forma.

      Responder

Deixe um comentário