
A Albânia é um dos países europeus com menos locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. São, por agora, apenas três – a região de Ohrid, as ruínas de Butrint e os belíssimos centros históricos das cidades de Berat e Gjirokaster -; locais de enorme relevo histórico em território albanês.
Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial na Albânia:
- Região Natural, Histórica e Cultural de Ohrid (1979, 1980, 2019) (sítio transfronteiriço com a Macedónia)
- Butrint (1992, 1999)
- Centros Históricos de Berat e Gjirokaster (2005, 2008)
- Antigas e Primitivas Florestas de Faia dos Cárpatos e de outras regiões da Europa (2007, 2011, 2017)
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
Internet e dados móveis na Albânia
A forma mais prática de ter acesso à internet na Albânia é comprar um eSIM da HolaFly para a Albânia (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar com um QR Code mal aterre no país. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico albanês e tem dados móveis ilimitados.
Olá Filipe! Estive este mês na Albânia e destes três sítios só não consegui visitar Gjirokaster! Berat é fenomenal! Contudo, acho que a Albânia é um país que tem de ter muito cuidado na abertura das portas ao turismo. Barato como já é e com já muita gente da população italiana a visitar o país regularmente, a distância para se tornar excessivamente massificado é muito curta. Por isso mesmo, até tenho medo que ganhe muita exposição, pois não acredito que internamente se venha a saber lidar com enchentes garantidas.
Abraço e óptimas viagens!
Olá. Boa noite! Obrigada pelas dicas.
Tenho viagem marcada para a Albânia no mês que vem e gostaria de saber a melhor forma de câmbio.
Tenho um cartão Wise com saldo em Euros. Sabe me dizer se com ele consigo sacar em LEKs nos caixas automáticos de lá? Obrigada.
Sim, levar um cartão Wise ou Revolut é a melhor forma.