Destino: África » Etiópia

Património Mundial da UNESCO na Etiópia

Por Filipe Morato Gomes
Património Mundial UNESCO: Etiópia

A Etiópia é um dos países mais fascinantes de África, tendo um aceitável número de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.

O património histórico e cultural da Etiópia tem a sua pérola maior nas inigualáveis igrejas escavadas de Lalibela, mas inclui também locais como as ruínas de Aksum ou a cidade fortificada de Harar Jugol. Isto para além do Vale do Omo, onde habitam algumas das tribos mais exuberantes da Etiópia. Quanto ao património natural, destaque para as paisagens do Parque Nacional do Simien, localizado entre Gondar e Axum, no Norte do país. Tudo somado, não faltam atrações espetaculares entre os locais protegidos pela UNESCO na Etiópia.

Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial na Etiópia:

  1. Igrejas Escavadas na Rocha de Lalibela (1978)
  2. Parque Nacional do Simien (1978)
  3. Cidade-fortaleza de Fasil Ghebbi (1979)
  4. Ruínas de Aksum (1980)
  5. Vale Inferior do Awash (1980)
  6. Vale Inferior do Omo (1980)
  7. Sítio arqueológico de Tiya (1980)
  8. Cidade Histórica Fortificada de Harar Jugol (2006)
  9. Paisagem Cultural da Região de Konso (2011)
  10. Parque Nacional das Montanhas Bale (2023)
  11. Paisagem Cultural Gedeo (2023)
  12. Sítios arqueológicos e paleontológicos na zona montanhosa da Etiópia: Melka Kunture e Balchit (2024)

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.