Apesar de não ser um dos maiores países da Europa, a Hungria tem, ainda assim, um número assinalável de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.
Desde logo, a capital Budapeste – com a UNESCO a destacar as margens do rio Danúbio, o bairro do Castelo de Buda e a Avenida Andrássy. Mas não só. Da Abadia Beneditina de Pannonhalma à necrópole de Pécs, passando pela paisagem cultural da região vinícola de Tokaj ou pelo Parque Nacional de Hortobágy, não faltam lugares de grande relevo protegidos pela UNESCO na Hungria. E isto sem contar com as belíssimas grutas cársicas de Aggtelek, localizadas na fronteira com a Eslováquia e tidas como o maior sistema de grutas da Europa Central.
Eis, pois, a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial na Hungria:
- Budapeste, com as Margens do Danúbio, o Bairro do Castelo de Buda e a Avenida Andrássy (1987, 2002)
- Antiga Vila de Hollókő e seu Ambiente (1987)
- Grutas Cársicas de Aggtelek e da Eslováquia (1995, 2000) (sítio transfronteiriço com a Eslováquia)
- Abadia Beneditina Milenar de Pannonhalma e seu Ambiente Natural (1996)
- Parque Nacional de Hortobágy – a Puszta (1999)
- Necrópole Paleocristã de Pécs (2000)
- Paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee (2001) (sítio transfronteiriço com a Áustria)
- Paisagem Cultural Histórica da Região Vinícola de Tokaj (2002)
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.