Património Mundial da UNESCO em Israel

Por Filipe Morato Gomes
Património Mundial UNESCO: Israel

Israel é um dos países mais diversificados do Médio Oriente, tendo um aceitável número de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.

O património histórico e cultural de Israel tem porventura as suas maiores pérolas nas colinas sagradas de Megiddo, Hazor e Beer-Sheba e nos lugares santos Bahá’is em Haifa e na Galileia Ocidental; mas inclui também locais como Massada, a Necrópole do Parque Nacional de Bet She’arim ou as urbes do Deserto do Neguev. E isto sem esquecer a modernidade vibrante de Tel Aviv, igualmente listada pela organização. Tudo somado, não faltam atrações espetaculares entre os locais protegidos pela UNESCO em Israel.

Eis, pois, a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial em Israel:

  1. Massada (2001)
  2. Cidade Antiga de Acre (2001)
  3. Cidade Branca de Tel Aviv – o Movimento Moderno (2003)
  4. Rota do Incenso – Cidades do Deserto do Neguev (2005)
  5. Tels Bíblicas – Megiddo, Hazor, Beer-Sheba (2005)
  6. Lugares Santos Bahá’is em Haifa e Galileia Ocidental (2008)
  7. Sítios de evolução humana no Monte Carmelo: as grutas de Nahal Me’arot / Wadi el-Mughara (2012)
  8. Grutas de Maresha e Bet-Guvrin nas terras baixas da Judeia, como um Microcosmo da Terra das Cavernas (2014)
  9. Necrópole do Parque Nacional de Bet She’arim (2015)

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.