As ilhas Perhentian, situadas na costa oeste da Malásia, são famosas pelas suas belíssimas praias de areia branca e pelos óptimos locais de mergulho que existem em redor das ilhas. Na menor das ilhas, a Perhentian Kecil, respira-se um ambiente jovem e descontraído, propício a viajantes independentes. Na Perhentian Besar, existe tranquilidade e luxo, sendo refúgio de famílias de meia idade em busca de descanso. Qualquer que seja a escolha, vale bem a pena a viagem.
Perhentian Besar e Perhentian Kecil, o paraíso em tons distintos
Numa ilha, famílias em férias relaxadas. Noutra, gente jovem e atmosfera festiva. Assim se poderia resumir, ainda que de forma inexacta, o que esperar do ambiente nas ilhas Perhentian, Malásia. Não que não haja famílias em festa ou que os mais jovens não possam desfrutar de umas férias relaxadas, mas a verdade é que existem nas Perhentian, de facto, dois mundos totalmente distintos a escassos minutos de barco de distância um do outro.
Falo das duas principais ilhas do grupo, de seu nome Besar e Kecil, localizadas no parque marinho de Terengganu.
Na Perhentian Besar, também conhecida por “Grande Perhentian” e para onde rumam os turistas em viagens organizadas, existem resorts de grande nível, com todas as mordomias necessárias para umas férias de relativo luxo, buffets de peixes e marisco de entusiasmar o mais enfastiado, jardins agradavelmente arranjados com relva, flores e coqueiros, piscinas, court de ténis e demais espaços para actividades de lazer. É uma ilha lindíssima, Besar.
Na Perhentian Kecil, ou “Pequena Perhentian”, existem bungalows e pousadas em que os bens mais preciosos são os mosquiteiros convenientemente colocados por cima das camas, bares de praia com apelativos sumos de fruta e cerveja proibida mas tolerada, muito peixe e marisco grelhados em pequenos fogareiros, música ao vivo e festas nocturnas no areal, gente relaxada de dia e divertida de noite.
Qualquer que seja a opção do viajante, não dará por mal empregue a deslocação.
As ilhas Perhentian foram, durante séculos, exclusivamente habitadas por pescadores. Eram porventura demasiado longínquas para que turistas nelas se aventurassem e a mobilidade de então era consideravelmente mais reduzida. Hoje, tudo é diferente, e a economia das ilhas depende em grande medida do turismo.
Mergulhar nas ilhas Perhentian
As Perhentian são agora famosas pelas suas belíssimas praias de areia branca e pelos excelentes locais de mergulho que existem em redor das ilhas, a poucas milhas de distância de terra firme. Debaixo de água, a visibilidade nem sempre é a ideal, especialmente em época de monções, mas qualquer pessoa que se aventure, nem que seja a fazer snorkelling, será recompensada com a visão de uma fauna rica e diversificada, incluindo as sempre elegantes tartarugas e os inofensivos tubarões dos recifes.
Todo o parque marinho de Terengganu é área protegida pelas autoridades, na tentativa de minimizar o impacto negativo do turismo no ecossistema das ilhas e isso tem, aparentemente, resultado.
Para além de caminhadas pelo interior das ilhas, a única forma de se movimentar nas Perhentian é recorrendo aos chamados táxis de água. Não há veículos, nem sequer estradas, e os barcos são colocados à disposição dos turistas pelos habitantes locais, para transporte entre uma e outra praia ou entre as duas ilhas, Besar e Kecil. Como em quase tudo no sudeste asiático, os preços são sempre negociáveis.
Vida nocturna nas Perhentian
De noite, na mais pequena e festiva ilha, após um dia na praia ou no mar, os restaurantes atraem os visitantes com belos espécimes de peixe ou marisco expostos em bancas no areal.
Os bares de praia, esses, oferecem música alegre, velas e fogueiras, criando um ambiente acolhedor para os noctívagos. Convive-se, dança-se, seduz-se, namora-se, até as forças esmorecerem quando o amanhecer se aproxima.
Há muito que as famílias estão em repouso, na outra ilha, quando os viajantes em Kecil recolhem aos seus aposentos. “É o meu lugar favorito em todo o sudeste asiático”, disse-me um deles, a propósito das ilhas Perhentian.
Guia de viagens às ilhas Perhentian
Este é um guia prático para viagens pelas Perhentian, na Malásia, com informações sobre a melhor época para visitar, como chegar, pontos turísticos, os melhores hotéis e sugestões de actividades nas ilhas.
Quando visitar as Perhentian
Devido às monções, que afectam sobremaneira o clima da região, a época aconselhada para visitar as Perhentian vai de Abril a meados de Outubro. Fora deste período, em especial entre Dezembro e meados de Fevereiro, a maioria dos hotéis, pousadas e centros de mergulho estão, inclusive, encerrados.
Como chegar
Voar para Kuala Lumpur (KLM desde 699 euros e Swiss desde 745 euros, ambos sem taxas incluídas, preços referência para o Verão 2006) e daí para Kota Bharu (desde RM85 – menos de 20 euros – com a Air Asia, taxas incluídas), de onde é aconselhável apanhar um táxi até ao pequeno porto de Kuala Besut, de onde saem regularmente barcos para as ilhas Perhentian. Aí, há duas opções: os chamados barcos rápidos, que demoram pouco mais de meia hora a fazer o trajecto, e embarcações lentas mas mais económicas que demoram, pelo menos, o dobro do tempo. As condições do mar influenciam o tempo de viagem.
Onde ficar
Em Kecil: Se não pretender isolamento total, opte por um dos bungalows de Pasir Panjang (Long Beach), a praia principal da ilha. Uma das pousadas mais constantemente recomendada é a Matahari, na zona sul da praia. É em Long Beach, aliás, que se concentram as actividades turísticas da ilha, e onde a maioria dos viajantes fica alojado.
Em Besar: Uma boa opção é o New Cocohut Chalet, com duplos a partir de RM 100 (cerca de 21 euros), incluindo pequeno-almoço.
Pesquisar hotéis nas ilhas Perhentian
Dinheiro
Leve consigo ringgits, a moeda local, pois não há caixas multibanco e são raros os estabelecimentos que aceitam cartões de crédito (os poucos que aceitam geralmente cobram uma taxa adicional pela sua utilização), especialmente na ilha Kecil.
Informações úteis
Na ilha, a electricidade é fornecida por geradores a gasóleo pelo que, na grande maioria dos casos, está disponível apenas desde o fim da tarde até cerca da meia-noite. Exceptuam-se os hotéis de maior gabarito, na ilha Besar. Nada que atrapalhe uma excelente estadia nas ilhas Perhentian!
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.