As praias de Fernando de Noronha, juntamente com a vida subaquática ao largo do arquipélago, são o maior atrativo do destino. A própria UNESCO integra o arquipélago de Noronha na lista de Património Mundial, classificando as suas riquíssimas águas como “extremamente importantes para a criação e alimentação de atum, tubarão, tartarugas e mamíferos marinhos”.
A isto junta-se, naturalmente, a beleza natural de Noronha, com particular destaque para as baías e praias da ilha. Lugares como a Praia do Sancho ou a Baía dos Porcos ficam na memória do mais exigente amante de praias. E depois há a incrível transparência das águas das praias de Fernando de Noronha…
De tudo o que conheci em Fernando de Noronha, as praias desempenharam sem dúvida um papel preponderante na experiência. Incluindo a vida marinha junto à costa, facilmente avistada com uma simples máscara de snorkel.
Na verdade, há anos que via embasbacado fotografias da Praia do Sancho – e outras -, pelo que visitar Fernando de Noronha era um sonho antigo. Não poderia sentir-me mais feliz por finalmente estar a concretizá-lo.
Eis, pois, a lista completa das praias de Fernando de Noronha, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (começando no porto de Noronha). No final do post partilho o meu ranking pessoal das melhores praias de Fernando de Noronha; mas, se pretende desde já conhecer a grande vencedora, aqui vai: na minha opinião, a Baía dos Porcos é a praia mais bonita de Noronha. Vale o que vale.
Praias de Fernando de Noronha: Mar de Dentro
Praia do Porto de Santo António
Ancoradouro natural onde foi posteriormente construído um pequeno molhe de pedra, o porto de Santo António é usado como porto de pesca e recreio no extremo leste de Fernando de Noronha.
Há um navio naufragado a poucas centenas de metros da costa, de origem grega, que impede embarcações maiores de entrarem no porto. Talvez por isso, e apesar desta não ser a praia mais tranquila da ilha, o tráfego de barcos não é insuportável para quem quer desfrutar da praia.
Nunca imaginei que, pela proximidade com a atividade de tantos barcos, a Praia do Porto de Santo António pudesse ser agradável. Mas é. Mais: é dos lugares de Fernando de Noronha onde é mais fácil ver tartarugas e tubarões apenas com uma máscara de snorkel, a poucos metros do areal. Recomendo vivamente.
Foi, para mim, uma bela surpresa.
Praia do Cachorro
Dada a localização, é muito provável que a Praia do Cachorro seja a primeira praia de Fernando de Noronha que vai conhecer. Fica situada logo abaixo da Fortaleza dos Remédios, sendo por isso uma praia de fácil acesso a partir da Vila dos Remédios.
Ao que parece, o nome vem de uma antiga fonte que tinha a cara de um cão (cachorro) esculpida em bronze. Atualmente, um dos grandes atrativos da Praia do Cachorro é o chamado Buraco do Galego, uma pequena piscina natural circular que se forma na parte rochosa da praia, à direita, e que permite saltos para a água e boas oportunidades fotográficas. Foi a praia de Noronha onde vi mais raias. Em terra, tem um areal pequeno (diminuto na maré alta), com algumas mesas e cadeiras para os veraneantes.
Pelo que me apercebi, é também uma praia bastante inclusiva, frequentada por muitos casais homossexuais. Na verdade, Fernando de Noronha pareceu-me ser um destino gay friendly, e isso é visível um pouco por toda a ilha.
Tudo somado, e apesar de estar apenas no final do meu muito subjetivo top 5 das melhores praias de Fernando de Noronha, gostei muito da Praia do Cachorro.
Praia do Meio
Manda a verdade dizer que a Praia do Meio raramente está nas principais escolhas dos visitantes de Fernando de Noronha. Também aconteceu comigo. Porventura por estar ladeada pelas praias do Cachorro e da Conceição, também eu não parei muito na Praia do Meio.
É, no entanto, um areal bonito, que merece a visita; especialmente vindo do Cachorro através do pequeno trilho num ambiente florestal. Nem que seja a caminho do pôr do sol na Praia da Conceição.
Não é a melhor praia de Fernando de Noronha, mas isso está longe de querer dizer que é má. A concorrência é que é de grande qualidade!
Praia da Conceição
Seguramente uma das praias com melhor ambiente de Fernando de Noronha, a Praia da Conceição é bonita em todos os aspetos. Situada no sopé do Morro do Pico e emoldurada por uma faixa de coqueiros, tem um areal extenso, com águas relativamente tranquilas boa parte do ano. Fica especialmente linda num entardecer com maré baixa.
Belezas naturais à parte, o que mais apreciei foi o ambiente descontraído da praia, com gente a praticar futvolei, uma slackline e o bar Duda Rei para matar a sede e a fome. Foi lá que passei alguns fins de tarde em Fernando de Noronha.
Saiba também que o afamado Bar do Meio, onde se organizam as melhores sunset parties da ilha (estrangeirismo propositado), fica na Praia da Conceição. Infelizmente, pareceu-me demasiado caro para o meu gosto.
Na época certa, e tal como a Praia da Cacimba do Padre, também a Praia da Conceição é procurada para a prática do surf.
Praia do Boldró
A Praia do Boldró tem um areal bonito e um bar boa onda (o Bar do Gerson). Mas, por algum motivo, ao longo dos dias que passei na ilha foi sempre ficando para segundo plano; e acabei por lá ir apenas uma vez de raspão, pelo que não tenho muito para partilhar.
É a partir da Praia do Boldró que mais facilmente se acede à virtualmente deserta Praia do Americano.
Praia do Americano
A Praia do Americano é uma das mais pequenas praias de Fernando de Noronha; e também uma das menos frequentadas da ilha. É por isso mesmo procurada por quem aprecia a privacidade de praias desertas.
Visto do miradouro do Boldró, vislumbrei apenas um casal a instalar-se no areal; isso e um ninho de tartaruga assinalado com paus pelos técnicos do Projeto Tamar. Tudo o resto era um areal imaculado. Para mim, é outra das melhores praias de Fernando de Noronha. Não tem qualquer estrutura de apoio, e isso ajuda a mantê-la intacta. E linda!
Praia do Bode
Perante tantas praias maravilhosas em Fernando de Noronha, a Praia do Bode é outra das que fica quase sempre em segundo plano. É sossegada na maré baixa, com possibilidade de se formarem piscinas naturais, mas para mim confesso que foi mais um atalho para aceder à vizinha Cacimba do Padre (e, de lá, à Baía dos Porcos).
Tem, no entanto, um atrativo extraordinário para os amantes do pôr do sol de Noronha. Em vez de irem para o sobrelotado Miradouro do Forte do Boldró, à direita da Praia do Bode há um rochedo a partir do qual se pode apreciar o pôr do sol com muito maior tranquilidade. Fica a dica.
Estivesse a Praia do Bode noutro local que não Fernando de Noronha, onde a “concorrência” é de alto gabarito, e seria uma atração de postal ilustrado.
Praia da Cacimba do Padre
Tida como um paraíso para surfistas, a Praia da Cacimba do Padre é palco de grandes eventos internacionais durante a época propícia ao surf – que vai de dezembro a março -, altura em que oferece das melhores ondas do Brasil. No resto do tempo, é uma das mais agradáveis praias de Fernando de Noronha.
Também chamada de Praia da Quixaba, a Cacimba do Padre tem um dos maiores areais da ilha, com areia branca e a presença do Morro Dois Irmãos, à esquerda, como que abençoando as suas águas cristalinas. Para mim, é uma das melhores praias de Noronha.
Baía dos Porcos
Não tem o areal do Sancho nem da Cacimbra do Padre, mas o que lhe falta em dimensão sobeja em beleza. Não há como chegar ao Miradouro dos Dois Irmãos e não abrir a boca de espanto: a Baía dos Porcos é linda!
A cor da água, em diferentes tonalidades; as rochas beijadas pelas ondas e onde os peixes se refugiam; a tranquilidade das águas, quase sem ondas; a beleza em redor. Não sei o que mais me fascina na Baía dos Porcos, mas julgo que é a combinação de tudo isso que a torna tão especial.
De tal forma me apaixonei por ela que fui nadar nas suas águas várias vezes ao longo da minha estadia na ilha. E isto apesar do acesso não ser dos mais expeditos, pelo menos para quem se desloca de autocarro.
Sim, a Baía dos Porcos é muito provavelmente a praia mais bonita de Fernando de Noronha!
Ao contrário do que o mapa possa sugerir, não dá para chegar à Baía dos Porcos a partir da vizinha Praia do Sancho. Para aceder à Baía dos Porcos tem de chegar primeiro à Praia da Cacimba do Padre e atravessar o pequeno monte rochoso que separa as duas praias (é fácil). Como dica adicional, saiba que o snorkelling na Baía dos Porcos é melhor se evitar a maré baixa.
Praia do Sancho
Múltiplas vezes eleita “Melhor Praia do Brasil” e mesmo “Melhor Praia do Mundo” em revistas e guias de viagem, a Praia do Sancho é um dos ex-líbris de Fernando de Noronha.
Cheguei à Praia do Sancho depois de percorrer a trilha Golfinho – Sancho, ficando a apreciar a Baía dos Golfinhos e parando em todos os miradouros para apreciar a paisagem e fotografar. E posso garantir que na primeira vez que a Praia do Sancho se desnudou perante os meus olhos não contive um sentido wow! A par da vizinha Baía dos Porcos, o Sancho é sem dúvida uma das praias mais bonitas de Noronha.
Trata-se de um areal imenso desenhado por mãos de artista, com uma configuração curvilínea que lhe confere uma elegância adicional; e é protegida por uma escarpa de 50 metros que oferece vistas incríveis sobre a praia. Estar ali é um privilégio.
É, sem qualquer dúvida, uma das melhores praias de Fernando de Noronha! E do Brasil!
Fruto das exíguas dimensões da escadaria de acesso à Praia do Sancho, há horários definidos para descer e para subir. Uma vez chegado ao PIC Sancho (Posto de Informação e Controlo), programe o seu passeio em conformidade. Pode, por exemplo, fazer o trilho Golfinho – Sancho antes ou depois de ir à praia, em função desse horário. A informação está visível num grande painel colocado no exterior do PIC.
Praias de Noronha: Mar de Fora
Praia do Leão
Diz-se que a Praia do Leão deve o seu nome ao rochedo em frente ao areal que, dizem, se assemelha vagamente a um leão-marinho. Imaginação à parte, trata-se de uma das mais belas mas perigosas praias de Fernando de Noronha; é responsável pela maioria dos afogamentos ocorridos na ilha ao longo dos tempos. Por isso mesmo, as autoridades do parque não aconselham que se tome banho no Leão. “É uma praia de contemplação”, disseram-me à chegada, no PIC Sueste.
De facto, há um curtíssimo passadiço, semelhante ao trilho da Praia do Sancho, que leva até um miradouro com vistas soberbas sobre a costa, incluindo o belíssimo areal da Praia do Leão, lá ao fundo.
Tudo somado, não sei se valerá a pena ir de propósito visitar a Praia do Leão, até porque não a pode aproveitar convenientemente. Mas, estando na Praia do Sueste, vale bem o pequeno desvio para conhecer a Praia do Leão. Até porque é, sem dúvida, uma praias mais bonitas de Fernando de Noronha. Fica a dica.
Praia do Sueste
Guardada pelas ruínas do Forte de São Joaquim do Sueste e parte integrante do PARNAMAR – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, a Praia do Sueste é uma das praias mais protegidas do arquipélago. Ao ponto de haver uma zona da praia interdita a banhistas; e outra só acessível mediante o uso obrigatório de um “colete de flutuação”. Para não danificar os corais.
Ora, foi precisamente para explorar o mundo subaquático que visitei a Praia do Sueste.
Como a minha filha estava receosa com a possibilidade de ver tubarões, optei por fazer snorkelling na companhia de um guia, para que ela ficasse um pouco mais calma. Isto apesar de ser nadadora experiente e de já ter feito snorkelling noutras praias de Fernando de Noronha. Mas a palavra tubarão assusta, naturalmente.
E assim seguimos para o mar acompanhados pelo jovem guia Iuri e equipados com os devidos coletes. O resultado foi que vimos dois espécimes de tubarão-lixa (ou tubarão-enfermeiro), um dos quais muito grande, e algumas tartarugas de grande porte. Tivesse ido sozinho e não me teria aventurado tão longe, dada a forte corrente que se fazia sentir; e não os teria encontrado. Valeu a pena.
A contratação do guia para fazer snorkelling na área protegida da Praia do Sueste custa R$ 50 por pessoa. Caso não se sinta confortável a nadar com alguma corrente, viaje com crianças ou tenha medo dos tubarões, recomendo essa segurança adicional. Eu, pelo descrito acima, não me arrependi de o ter feito.
Praia da Atalaia
Sendo apenas acessível com permissão do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, a Praia da Atalaia é uma praia praticamente deserta durante todo o dia; com exceção da maré baixa. É nessa altura que 96 felizardos são autorizados a visitar a Atalaia.
O grande atrativo da Praia da Atalaia é a “piscina natural” formada pelos recifes que, na maré baixa, como que aprisionam peixes no seu interior. Dizem que é possível vislumbrar inúmeras espécies de peixes de tamanho pequeno, além de moreias, tartarugas e filhotes de tubarão.
No dia em que fui fazer snorkelling na Praia da Atalaia, porém, tive uma relativa desilusão. A piscina e o trilho para lá chegar são visualmente agradáveis, é certo, mas a quantidade e diversidade de vida selvagem na água deixou algo a desejar. Pelo menos para mim que, nos dias anteriores, tinha feito snorkelling em muitas outras praias de Fernando de Noronha.
Dito isto, a pergunta inevitável: vale a pena fazer a Trilha da Atalaia? Vale, sim. Até porque pode ter mais sorte do que eu e ver muitos mais animais marinhos. A vida selvagem é mesmo assim, e não dá para antecipar como vão estar as águas da Atalaia; a única alternativa é tentar.
A Praia da Atalaia visita-se apenas na maré baixa, mediante agendamento prévio junto do PARNAMAR, com o máximo de seis dias de antecedência. Na prática, dada a elevada procura, só consegue agendar para seis dias depois (ou seja, se for marcar numa segunda-feira, é muito provável que só tenha vaga para a Praia da Atalaia no sábado seguinte).
Mapa das praias de Noronha
Em jeito de conclusão, deixo a lista das melhores praias de Fernando de Noronha (segundo o meu olhar). É uma escolha inteiramente pessoal. As praias do top 5 estão marcadas a verde no mapa acima.
Ranking: as melhores praias de Fernando de Noronha
Ao longo dos nove dias que passei em Fernando de Noronha, dei por mim várias vezes a tentar fazer um ranking com as minhas praias favoritas. À medida que fui conhecendo novas baías e areais maravilhosos, a classificação foi variando; até chegar ao top 5 das melhores praias de Noronha que agora partilho (não consegui desempatar a última posição).
- Baía dos Porcos
- Praia do Sancho
- Praia da Conceição
- Praia de Cacimba do Padre
- Praia do Americano (para quem gosta de praias desertas) e Praia do Cachorro (onde fica o famoso Buraco do Galego)
É, como digo, uma escolha totalmente subjetiva, e dependente dos meus gostos pessoais. Mas, se tiver poucos dias e apostar em conhecer apenas estas cinco/seis praias de Fernando de Noronha, dificilmente se arrependerá.
Guia prático
Para ver as dicas completas de Noronha, incluindo quando ir, quanto tempo ficar, informações sobre a Taxa de Preservação Ambiental e agendamento das trilhas, veja o guia de Fernando de Noronha. Abaixo deixo um pequeno resumo sobre como chegar e onde ficar hospedado.
Como chegar a Fernando de Noronha
Só há uma forma de chegar a Fernando de Noronha: de avião. A Azul e a Gol têm vários voos diários entre Recife e Noronha (pouco mais de uma hora de voo) – e há também voos de Natal. De Portugal para Recife, a forma mais direta é voar de Lisboa com a TAP.
Pesquisar voos para Fernando de Noronha
Onde dormir
Para informações mais detalhadas sobre as diferentes regiões da ilha, veja o post específico sobre onde ficar em Fernando de Noronha, no qual explico as vantagens e desvantagens de cada localização.
A minha principal escolha para procurar hospedagem em Fernando de Noronha é a Vila dos Remédios, seguido da Floresta Nova e Floresta Velha. Note, no entanto, que o preço pode condicionar fortemente as suas escolhas.
Em concreto, gosto das pousadas Corveta e Flamboyant Residence (Vila dos Remédios); das pousadas Naiepe e Pedras Secas (na Floresta Nova); e ainda da Pousada Filó e da Noronha 350 (na Floresta Velha). Alternativamente, a Casa da Conceição fica sobre a Praia da Conceição e é um charme absoluto.
Por fim, caso queira passar uns dias a dois inesquecíveis (e esteja disposto a pagar por isso), recomendo sem hesitações as extraordinárias Pousada Maravilha, Pousada Morena e Ecopousada Teju-Açu, três das mais luxuosas pousadas de Fernando de Noronha. Vai adorar!
Para outras opções de alojamento, para todos os gostos e preços, veja por favor no link abaixo. Com toda a certeza encontrará uma pousada em Noronha com a sua cara. Só não pense que será barato!
Pesquisar pousadas em Fernando de Noronha
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.