Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Lisboa

Confissão de um portuense: quanto melhor conheço Lisboa mais gosto da cidade

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Europa Lisboa Portugal
Atualizado em 22.12.2018 | Tempo de leitura: 4 minutos

Miradouro do Arco da Rua Augusta, Lisboa
Miradouro do Arco da Rua Augusta, Lisboa

Antes de mais, amigos lisboetas, a verdade nua e crua: sou portuense e, em tempos longínquos, cheguei a ter uma certa antipatia em relação a Lisboa, muito por culpa da imagem de “cidade grande”, caótica, com muito trânsito e pejada de stress.

Mas aos poucos fui desmistificando a ideia que tinha de Lisboa e, hoje em dia, a capital parece-me apenas um conjunto de pequenos bairros todos juntos. É isso: aos meus olhos, para o bem e para o mal, Lisboa é uma aldeia grande. Bonita. Luminosa. Com alma. E isso agrada-me muito.

Tenho, por isso, uma confissão a fazer. Quanto melhor conheço Lisboa mais gosto da cidade. Do coração da cidade.

Tenho viajado frequentemente entre o Porto e Lisboa, quase sempre de comboio. Na penúltima vez que “desci” à capital, andei pelas zonas do Rossio, do Chiado, do Cais do Sodré, da Bica, do Bairro Alto e do Príncipe Real, e ainda nos bairros de Alfama, da Mouraria e da Graça e até do renovado Intendente. Foi em fevereiro, altura em que tive também oportunidade de voltar à LX Factory, em Alcântara, e ainda de explorar um pouco da zona ribeirinha de Belém, onde já não ia há demasiados anos.

Vista da Baixa de Lisboa e Castelo de São Jorge
O casario da Baixa de Lisboa e o Castelo de São Jorge vistos a partir do Miradouro do Arco da Rua Augusta

Tudo por causa de um novo formato de conteúdos que estou a desenvolver para o Alma de Viajante, o meu mais antigo projeto online ligado ao jornalismo de viagens (e o mais antigo site de viagens português), e do trabalho para a Hotelandia, um projeto de reviews de hotéis em Portugal do qual sou co-fundador.

Por causa disso, nessa viagem experimentei seis unidades hoteleiras de grande nível em seis dias consecutivos (algumas das quais demasiado boas para desfrutar sozinho) e comprovei uma vez mais a excelência estratosférica da hotelaria lisboeta. Muitas delas já conhecia de nome – e estão até incluídas na lista dos 15 mais elogiados hotéis de Lisboa – mas outras foram uma novidade absoluta. Não me canso de ser surpreendido com a qualidade dos hotéis portugueses.

E agrada-me a dinâmica da restauração lisboeta. Não há mês em que não abram novos restaurantes com conceitos inovadores e comida de qualidade. Também neste aspeto, tanto o Porto como Lisboa estão em alta.

Mural sobre José Saramago
Mural em memória de José Saramago na Rua do Instituto Virgílio Machado, Lisboa

Ora, na passada sexta-feira regressei a Lisboa, a propósito da BTL – Feira de Turismo de Lisboa e deste blog estar nomeado para os BTL Blogger Travel Awards 2014. O fim da tarde de sexta passei-o na FIL, mas à noite ainda deu tempo para conhecer o mirabolante Pavilhão Chinês e, claro, para beber uma imperial no Cais do Sodré.

Melhor que tudo, na manhã seguinte conheci as catacumbas de Lisboa e aproveitei o magnífico sol matinal para passear pelo Mercado de Produtos Biológicos no Príncipe Real, antes de descer pela Calçada da Glória até à Baixa, onde decidi finalmente apreciar a vista do Miradouro do Arco da Rua Augusta, a nova coqueluche turística da baixa pombalina.

Calçada da Glória, Lisboa
O Elevador da Glória, Lisboa

E serve para quê, este post? Para desafiar os meus conterrâneos a despirem os preconceitos que ainda possam ter em relação a Lisboa. Se os turistas estão a invadir a cidade – e estão mesmo (por vezes é difícil ouvir falar português nas ruas) – é porque há bons motivos para visitar Lisboa. E há mesmo. Eu, portuense, o comprovo: Lisboa é uma cidade linda.

Veja também onde ficar em Lisboa.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Lisboa Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Lisboa e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Viajar para ser feliz
Os melhores blogs de viagens de 2013 – as minhas escolhas »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Lisboa

Reserve um hotel em Lisboa ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens