Recentemente, a Samsonite teve a gentileza de me fornecer equipamento para eu testar no terreno. Optei por material de uma nova linha “paradiver/aventura” mais virada, precisamente, para a aventura, na qual se inclui um belíssimo conjunto de Duffle on Wheels de diferentes tamanhos. E decidimos fazer o teste numa viagem diversificada e exigente.
A ideia era levar um desses paradiver para a Costa Rica e Panamá (o Duffle on Wheels 67cm Mustard), utilizá-lo como trolley e como saco de viagem em situações distintas, deixando-o também exposto aos elementos (chove muito durante o mês de julho na Costa Rica).
Note que ninguém me pediu para fazer um review da bagagem. Mas, como julgo que pode ser útil para outros viajantes, decidi partilhar a experiência. Até porque, fiel à minha Vango há mais de 12 anos, foi uma novidade andar com um trolley em viagem.
A Samsonite Duffle on Wheels 67cm Mustard
Embora o aspeto esteja muito longe de ser uma das características mais relevantes, a primeira coisa que salta à vista na Duffle on Wheels é a sua elegância e beleza. É verdade, pela primeira vez notei que as pessoas reparavam na minha bagagem. Não sei se isso é bom ou mau – estou apenas a relatar um facto.
Mais importante, o material é extremamente resistente, e isso nota-se desde o primeiro contacto com o paradiver. Suponho também que seja duradouro, mas isso não tenho ainda como comprovar. Os fechos são robustos e vulcanizados, e isso em muito contribui para a impermeabilidade da bagagem – que imagino seja total, mas por descuido não pude ter a certeza. Eu explico.
Cheguei a Drake Bay de barco no meio de chuvas torrenciais e o duffle esteve exposto à intempérie por longos minutos, sem qualquer resguardo, primeiro no barco e depois em terra, numa carrinha de caixa aberta a caminho da pousada que me acolheu. Era o teste perfeito para verificar se o material era mesmo 100% impermeável. À chegada à pousada, fui então verificar e, ao contrário do que esperava, havia humidade no fundo do saco. Por exemplo, tinha livros no fundo e as páginas estavam molhadas. Fiquei desiludido mas com “a pulga atrás da orelha”; porque numa bagagem desta qualidade – e preço – não era suposto isso acontecer.
E então fui verificar fecho a fecho e descobri um deles mal fechado. Era apenas um centímetro de abertura, mas debaixo daquela chuva diluviana por tanto tempo é muito provável que essa pequena abertura tenha sido a causa do problema. Conclusão? É muito provável que a Duffle on Wheels seja 100% impermeável e que tenha “metido água” apenas por distração minha.
Em suma, tenho todos os motivos para acreditar na qualidade do material desta gama mais virada para a aventura da Samsonite.
Mochila, trolley ou duffle?
Quem me acompanha sabe que a minha preferência vai para mochilas. Não costumo usar trolleys e, aliás, o barulho das rodinhas nos passeios empedrados causa-me urticária. Mas este é diferente – até ao nível do ruído. Será, por isso, um bom trolley? E um bom saco de viagem? Ambos?
Na minha experiência, a Duffle on Wheels 67cm é praticamente imbatível como trolley desportivo. Por todos os motivos referidos, incluindo ser muito menos barulhento do que a maioria, acrescido pelo facto de ser maleável (uma mala rígida é um pesadelo em muitas das situações com que me deparo em viagem).
Já no que toca à utilização como saco de viagem a conclusão é distinta. Julgo ser virtualmente impossível uma bagagem desempenhar os dois papéis na perfeição, quanto mais não seja pelo facto de, no papel de saco de duffle, se ter de carregar desnecessariamente com o peso e rigidez das rodas e respetiva estrutura.
Testei em inúmeras situações, incluindo no caso extremo de uma caminhada pela praia em direção a um lodge isolado na Costa Rica, e a verdade é que não é prático. O peso fica desiquilibrado e a estrutura das rodas não ajuda. Para este tipo de utilização, a Samsonite tem um modelo adequado, sem rodinhas. É por isso um mistério porque o Duffle on Wheels de 67cm tem alças para usar como saco de viagem. Tivera alças para usar como mochila, como tem a sua irmã de 55cm, e estou certo que, não sendo a solução ideal, seria seguramente mais útil.
Em suma, não pense que a Samsonite inventou a forma mágica do 3-em-1 perfeito (trolley–duffle-mochila); porque isso, muito provavelmente, é algo que não existe. Dito isto, a verdade é que esta linha paradiver é muito bem conseguida.
Como sugestão final, se quer um saco de viagem excelente, esqueça o Duffle on Wheels e veja o modelo Duffle 65cm – pode ser o que procura; se quer um trolley magnífico, espreite o Duffle on Wheels 67cm – é perfeito; e se quer uma mochila pura e dura, procure noutra marca – a versão mais pequena do Duffle on Wheels cumpre essa função, mas não foi criada com o objetivo primordial de ser usada como mochila.
Atualização junho 2016: os links do artigo foram desativados; a Samsonite descontinuou esta linha de sacos de viagem e eliminou os produtos do seu site.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.