
De todas as coisas que há para fazer em Santorini, se tivesse que escolher apenas uma seria fazer o trilho de Fira a Oia. Trata-se de um passeio de sensivelmente 10km, com pouco desnível e sem qualquer perigo, sempre junto à borda da fotogénica caldeira de Santorini. E isso significa que terá vistas maravilhosas e quase contínuas para o Norte da ilha, a lagoa da caldeira e o Mar Egeu. É lindo!
O caminho atravessa as pequenas povoações que vão pontilhando a paisagem entre a capital Fira e a magnética Oia – como as belíssimas Imerovigli e Firostefani – e só num pequeníssimo trecho de 100 ou 200 metros se caminha pela estrada principal, com carros. Tudo o resto se faz na maior das tranquilidades. É, sem qualquer dúvida, o percurso pedestre mais bonito de Santorini!

A caminhada dura normalmente cerca de três horas, mas pode naturalmente levar mais tempo. Depende da velocidade a que se anda e das paragens que fizer para fotografar povoações como Imerovigli. E, se decidir fizer o desvio para explorar Skaros Rock, conte com uma hora extra de caminhada, no total.
Ao longo do trajeto, existe um ou outro sinal com setas e distâncias, mas são raros e nem sempre particularmente úteis. Mas não se preocupe: pode até enganar-se num ou outro momento, mas é praticamente impossível perder-se de facto.
Deixo aqui um conjunto de fotografais tiradas durante o percurso pedestre Fira – Oia, para que possa apreciar a beleza do trajeto. No final, encontra a ficha técnica do percurso pedestre e um guia prático para fazer o trilho Fira – Oia.
Bom passeio.
Fotografias do Trilho Fira – Oia
Ficha técnica do percurso pedestre
- Tipo de percurso: Linear.
- Início / Final: Início junto ao Hotel Atlantis, em Fira (ver localização no Google Maps) / Final em Oia. Pode naturalmente começar em Oia e fazer o trilho no sentido contrário, mas da minha experiência acho preferível fazer neste sentido: porque as vistas são quase sempre melhores e não terá o sol pela frente.
- Distância: 10,5 km.
- Duração: Cerca de três horas, nas calmas.
- Nível de dificuldade: Baixo. Trata-se de um passeio com pouco desnível e sem qualquer perigo. É possível fazer o trilho com crianças sem qualquer problema. A principal dificuldade poderá ser o calor, pelo que no verão deve começar a caminhar de manhã bem cedo.
- Acessibilidade: Ver “como chegar”, abaixo.
O David Hogg, do site Santorini Dave, tem um vídeo simples sobre que o trilho Fira – Oia, que permite visualizar todo o percurso. Caso sinta necessidade de saber exatamente ao que vai, espreite aqui.
Guia prático para fazer o trilho Fira – Oia
Como chegar
Como escrevo no artigo sobre o que fazer em Santorini, se ficar hospedado em Fira, é possível visitar algumas das atrações mais emblemáticas da ilha, mas ficará extremamente limitado nos seus movimentos.
Dito isto, no caso do trilho Fira – Oia, e dependendo da localização do seu hotel, pode nem se preciso carro. Basta que esteja hospedado em Oia ou Fira, povoações onde há alguns dos melhores hotéis em Santorini; ou então em algum lugar com acesso a Fira de autocarro. O objetivo é ir até junto do Hotel Atlantis (ver localização no Google Maps), local onde, na minha opinião, deve começar a caminhada (não há um ponto de início oficial, por assim dizer, mas comece aí).
Para o regresso, há uma linha de autocarros muito útil, que liga Fira a Oia, com ligações mais ou menos a cada meia hora (durante o verão). É a melhor opção de transporte para voltar a Fira no final da caminhada.
Em todo o caso, se precisar de alugar carro na ilha pesquise as melhores ofertas usando o link abaixo. E, se estiver de carro, saiba que o melhor lugar para estacionar o carro é num parque gratuito existente nas proximidades (ver localização).
Dicas para o percurso pedestre Fira – Oia, Santorini
O passeio é um pequeno trekking muito tranquilo, pelo que não há grandes recomendações sobre equipamento a fazer. Ainda assim:
- Comece cedo, de preferência por volta do nascer do sol. Na minha opinião, é a melhor altura do dia para fazer a caminhada, porque estará protegido do sol em boa parte do percurso e, no restante, não está ainda demasiado intenso.
- Ainda assim, leve chapéu, óculos de sol e protetor solar.
- Apesar de ser um passeio relativamente curto e haver cafés pelo caminho, leve água.
- Faça um seguro de viagem, porque azares acontecem quando menos se espera. Eu recomendo a IATI Seguros (se usar este link tem 5% de desconto).
- Ao contrário do que seria de esperar, o trilho não está marcado oficialmente seguindo as regras internacionais. Mas na verdade é virtualmente impossível perder-se de facto. Pode enganar-se pontualmente, mas como tem de seguir a caldeira é fácil perceber o caminho. E, em algumas bifurcações onde se poderia enganar, há sinalização a avisar.
- O piso é bom, pelo que não são necessárias botas de montanha. Mas leve calçado fechado e com boa aderência.
- Se preferir fazer o passeio com um guia local, tanto pode reservar uma destas duas caminhadas no site GetYourGuide, com possibilidade de cancelar caso mude de ideias. Os passeios chamam-se Caminhada pela Caldera de Fira a Oia e Caminhada Guiada pela Trilha da Caldeira e Observação do pôr do sol (se preferir sair mais tarde), e os guias são muito profissionais e elogiados.
Onde ficar em Santorini
Veja o artigo sobre onde ficar em Santorini, texto que versa sobre as melhores regiões e hotéis onde se hospedar na ilha grega de Santorini. Dizer apenas que, se preferir ficar hospedado ao longo do trilho entre Fira e Oia, junto à caldeira, há alguns hotéis maravilhosos.
Nesse caso, prepare a carteira e considere os hotéis Maregio Suites (Oia) e Dreams Luxury Suites (Imerovigli), seguramente dois dos melhores hotéis do seu género. Ou ainda as exclusivas e luxuosas villas da Hyperion Oia Suites (Oia) e da Vora (Imerovigli)- veja as fotos e permita-se sonhar. Alternativamente, caso queira ficar a dormir na capital Fira, considere o absolutamente maravilhoso Limestone (luxo), o excelente Atrium Villa (sofisticado) ou o Bedspot Hostel (barato).
Para outras opções de hospedagem pesquise no link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.