Bulgária
Bulgária
Embora não sendo dos destinos mais populares da Europa, a Bulgária tem tudo para merecer uma viagem. A capital Sófia, cosmopolita e jovem, a arquitetura exuberante de Plovdiv, as cidades costeiras de Varna e Burgas, bem como todo o litoral do Mar Negro, com as suas praias agradáveis e resorts de verão, imensos Parques Naturais como Pirin e, claro, Rousse, conhecida como a “pequena Viena” da Bulgária. Seja qual for o seu destino em próximas viagens à Bulgária, estará a entrar num mundo delicioso e fascinante.
Pesquisar hotéis na BulgáriaAlugar carro na BulgáriaFazer seguro de viagem
Visitar Bulgária: guia prático
Factos sobre a Bulgária
- Capital da Bulgária: Sófia
- População: 6 milhões
- Língua oficial: Búlgaro
- Fuso horário: GMT +2
- Código telefónico internacional: +359
Fronteiras terrestres: Grécia, Macedónia, Roménia, Sérvia, Turquia
Melhor época para viajar para a Bulgária
O país tem um clima temperado, com invernos frios e húmidos e verões quentes e secos. Na capital, Sófia, as temperaturas variam entre os 28 graus registados em julho e agosto e os 3 que se resistam entre dezembro e fevereiro.
A melhor altura para visitar a Bulgária será a primavera (entre abril e meados de junho), quando o clima já é muito agradável, há movimento nas ruas e os preços ainda não escalaram; a mesma razão, a da poupança, para indicar como ideal o mês de setembro. Nesta altura, as árvores já se vestiram com as maravilhosas cores outonais, mas ainda é possível dar uns mergulhos no Mar Negro. Em meados de outubro os resorts do Mar Negro fecham.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para a Bulgária ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar na Bulgária
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Bulgária.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar na Bulgária
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Bulgária. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
- (sem destinos até ao momento)
Alugar carro na Bulgária
Caso necessite de alugar um carro na Bulgária, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar na Bulgária
Dinheiro
Moeda: Lev (BGN). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Começa a ser comum encontrar estas caixas automáticas para levantar dinheiro (mesmo com cartões de crédito) um pouco por todo o país. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: São normalmente aceites, mas ainda não estão generalizados. É possível que quando for a pagar a conta do hotel se aperceba que terá de ir levantar dinheiro ao exterior - uma situação cada vez menos frequente. Os mais usados são os das redes American Express, Visa e MasterCard.
Internet e dados móveis na Bulgária
A forma mais prática de ter acesso à internet na Bulgária é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).