Destino: Europa » Portugal » Castelo Branco

Castelo Branco

Castelo Branco

Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do distrito homónimo, situada na região da Beira Baixa. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul por Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros. O perímetro urbano encontra-se 384 metros acima do nível do mar e o castelo a 490 metros. Há dois rios que passam bem perto da cidade, o Rio Ponsul a este e o Rio Ocreza a oeste que origina, por sua vez, a Ribeira da Líria. A área ocupada pelo concelho de Castelo Branco é parte integrante da bacia hidrográfica do Rio Tejo que corre a sul formando uma fronteira natural com Espanha. Tanto o Rio Ponsul como o Rio Ocreza são afluentes do Rio Tejo e, como tal, desaguam no mesmo.

A capital da Beira Baixa é, ainda, um segredo bem guardado. Mas por pouco tempo. São cada vez mais os portugueses e os estrangeiros que descobrem – e se surpreendem – com esta cidade localizada entre as serranias e a planura, que convida a uma descoberta tranquila. Com um odor característico, que varia entre o aroma quente das estevas, os cítricos da flor de laranjeira e o cheiro adocicado da tília, Castelo Branco tem um apreciável património de interesse histórico, cultural e paisagístico que, associado à requalificação do espaço público da cidade, à oferta de equipamentos culturais, desportivos e de lazer, tornaram o concelho num lugar de forte atração turística.

Visitar Castelo Branco: guia prático

Se está a pensar viajar para Castelo Branco, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.

HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Leia o texto sobre onde ficar em Castelo Branco, onde explico com detalhe as minhas escolhas e falo das melhores regiões para dormir, incluindo as vantagens e as desvantagens das diferentes localizações. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Castelo Branco a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.

Pesquisar hotéis em Castelo Branco

O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Castelo Branco, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Castelo Branco por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.

ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Castelo Branco, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar em Castelo Branco

DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.

SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Castelo Branco.

INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em Castelo Branco é comprar um eSIM da Holafly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Roteiros e dicas para visitar Castelo Branco

Onde ficar em Castelo Branco (os melhores hotéis)

Procura um bom hotel onde ficar em Castelo Branco? Pois bem, Castelo Branco é uma das principais cidades da Beira Baixa, capital de distrito e onde não faltam boas razões para uma escapadinha. O Paço Episcopal e o seu famoso jardim barroco, o castelo ali deixado pelos templários, o Museu Cargaleiro e os conhecidos bordados ...
Ver artigo

As levadas da Serra da Gardunha (Rota dos Castanheiros PR9 – FND)

Eu, ignorante me confesso, desconhecia por completo a existência de levadas na Serra da Gardunha. Sou um grande fã das caminhadas pelas levadas na Ilha da Madeira e já percorri boa parte delas em duas viagens que fiz ao arquipélago, incluindo a Levada das 25 Fontes, a Levada do Caldeirão Verde e, mais recentemente, a ...
Ver artigo

O chamamento da Serra da Gardunha

A ideia era ir até ao Fundão sobrevoar cerejais e ver a Serra da Gardunha de cima, mas o voo de Balão acabou por ser cancelado devido ao mau tempo. Assim, acabei a desfrutar da serra com os pés bem assentes na terra, durante o dia, e, à noite, com os olhos postos no céu ...
Ver artigo