Korcula

Korcula

Korcula é, simultaneamente, o nome de uma ilha croata no Mar Adriático, que tem muito a oferecer em termos de história, cultura e beleza natural, e o nome da maior cidade da ilha, uma cidade histórica, fortificada, localizada na costa leste – a mais protegida da ilha.

A cidade velha de Korcula é a principal atração do perímetro urbano – uma povoação medieval cercada por muros e em que as ruas estão dispostas como uma espinha de peixe, permitindo a livre circulação de ar, mas protegendo contra os ventos fortes. O centro da Cidade Velha é dominado pela imponente Catedral de São Marcos, construída em estilo gótico-renascentista. Há uma lenda local que defende que Marco Polo nasceu em Korcula, sendo que é possível visitar a sua suposta casa de nascimento. O Museu da Cidade também merece uma visita. E é imperdível assistir à Moreska Sword Dance, uma dança coreografada com espadas, que se realiza há mais de 400 anos.

Quanto à ilha de Korcula, é uma das mais verdes ilhas da Dalmácia. As exuberantes florestas de pinheiros são uma das suas principais características, especialmente ao longo das suas encostas voltadas a Norte, onde também se encontram vinhedos e olivais que ainda hoje são cultivados como meio de subsistência pelos habitantes insulares. De facto, dois dos vinhos brancos croatas mais populares, Posip e Grk, são cultivados em Korcula.

Conclusão, com ou sem Marco Polo, a ilha de Korcula merece uma visita pelas paisagens magníficas, pelas povoações históricas e pela simpatia dos seus habitantes.