Segóvia
Segóvia
Segóvia, cuja cidade antiga e o aqueduto romano são Património Mundial UNESCO, está localizada numa colina, entre os rios Eresma e Clamores. Além do famoso Aqueduto, várias igrejas românicas, a Catedral e o Alcácer formam uma paisagem majestosa que domina essas terras castelhanas. Segóvia é também um excelente ponto de partida para visitar a província, o Palácio Real de La Granja ou o Parque Natural de Hoces del Río Duratón, entre outras opções.
A porta de entrada para o centro histórico de Segóvia é o Aqueduto Romano, na Plaza del Azoguejo. Um dos monumentos antigos mais importantes e mais bem preservados deixados na Península Ibérica pela civilização romana, esta joia de engenharia transportou água para a cidade alta a 15 quilómetros de distância. O perímetro urbano intramuros reserva importantes edifícios medievais e renascentistas, como a Casa de los Picos, a Alhóndiga ou a Torreón de los Lozoya. O primeiro destes monumentos data do século XV e a sua fachada decorada com pontas de granito atualmente abriga a Escola de Artes e Ofícios Aplicados. A Alhóndiga, um antigo celeiro gótico, e a Torreón, uma estrutura defensiva do século XIV, agora estão dedicadas a exposições culturais.
Até chegarmos à Plaza Mayor e à Catedral, chamada “a dama das catedrais”, passamos por importantes templos religiosos. Na Plaza del Medina del Campo fica a Igreja de San Martín, onde elementos moçárabes, românicos e mudéjares são exibidos nos arcos e capitéis. O antigo bairro judeu segoviano teve que se estabelecer numa área próxima às muralhas, já que o convento de Corpus Christi se ergue sobre a antiga grande sinagoga. Por outro lado, a Igreja de San Miguel foi o local escolhido para a coroação de Isabel a Católica como rainha de Castela. Motivos não faltam para visitar Segóvia.
Visitar Segóvia: guia prático
Se está a pensar viajar para Segóvia, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.
HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Segóvia a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.
O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Segóvia, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Entre eles, comece por ver o post sobre o que fazer em Segóvia, um roteiro muito especial escrito com base na experiência no terreno.Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Segóvia por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.
ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Segóvia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar em Segóvia
DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.
SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Segóvia.
INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em Segóvia é comprar um eSIM da Holafly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).