Depois de passar em Ávila, decidi visitar Segóvia a caminho de Madrid. Acabou por ser uma escapadinha sem dormida, com o objetivo principal de conhecer o Alcácer de Segóvia; mas rapidamente me arrependi de não ter ficado mais tempo. Porque Segóvia é uma cidade muito, muito interessante; e onde se justifica pernoitar para absorver tudo com mais calma.
Apesar da rapidez da visita, tenho uma pequena lista com o que fazer em Segóvia. São três sugestões com as mais emblemáticas e imperdíveis atrações da cidade. Vamos a isso.
O que fazer em Segóvia
Visitar o Alcácer de Segóvia
Aparentando notórias semelhanças com os castelos da Europa Central, o Alcácer de Segóvia é um palácio fortificado construído num local privilegiado do ponto de vista defensivo – sobre um penhasco rochoso na confluência dos rios Eresma e Clamores, com as montanhas de Guadarrama em pano de fundo.
O Alcácer de Segóvia foi inicialmente usado como fortaleza e palácio real. Mas, após a instalação da Corte em Madrid, perdeu a sua condição de residência real e foi transformado em prisão estatal. E assim permaneceu por mais de dois séculos.
Foi só em 1764 que o rei Carlos III fundou a Real Escola da Artilharia e instalou a academia militar no complexo. Hoje em dia, o Alcácer de Segóvia continua a ser um dos edifícios mais emblemáticos da região, estando aberto ao público para visitas. No seu interior encontra-se um museu dedicado à artilharia; mas o mais impactante são mesmo as vistas do cimo da torre para a cidade de Segóvia e a paisagem envolvente.
É, muito provavelmente, a atração mais espetacular de Segóvia – e a sua visita é, para mim, imprescindível em qualquer lista com o que fazer em Segóvia. Eu fui com os meus filhos e até eles gostaram!
Site oficial: www.alcazardesegovia.com
Aqueduto de Segóvia
Parte integrante da lista de Património UNESCO em Espanha, o aqueduto romano de Segóvia, é uma obra impossível de ignorar. Domina a paisagem do casco viejo há quase dois mil anos, sendo hoje um dos monumentos antigos mais importantes e mais bem preservados deixados em território espanhol pela civilização romana.
Como curiosidade, referir que o aqueduto – preservado em excelentes condições! – forneceu água a Segóvia até meados do século XIX. Para contemplar….
Catedral de Segóvia
“A Catedral de Santa Maria de Segóvia, conhecida como a Dama das Catedrais, devido às suas dimensões e à sua elegância, é uma catedral construída entre os séculos XVI e XVIII, de estilo gótico tardio com traços de renascentismo.” in wikipedia
A Catedral de Segóvia fica numa das faces da pequena Plaza Mayor, no coração do centro histórico. Tem pináculos profusamente trabalhados; abóbadas com mais de trinta metros de altura; uma grande cúpula concluída por Pedro de Brizuela; janelas rendilhadas e um interior riquíssimo. É, pois, outra das atrações fundamentais em qualquer roteiro em Segóvia. Verdadeiramente impressionante – mesmo numa tarde com chuvas intermitentes como a que me calhou em sorte.
Site oficial: www.catedralsegovia.es
Outras atrações de Segóvia
Para além do Alcázar de Segóvia, do antigo aqueduto e da catedral, há naturalmente muitos outros pontos de interesse na cidade. Deixo, por isso, outras sugestões de visita – para o caso de ter mais tempo do que eu (infelizmente) tive.
- Muralhas da Cidade de Segóvia
- Plaza e Igreja de San Lorenzo
- Jardins Botânicos de Segóvia
- Igreja de Vera Cruz
- Convento de San Juan de la Cruz (PP Carmelitas Descalzos)
- Museu Provincial de Segóvia
Guia prático
Como chegar
A partir do território de Portugal continental, há duas formas práticas de chegar a Segóvia. A primeira é, naturalmente, em carro próprio. Do Porto são 490km de viagem; de Lisboa 615km.
A segunda é voar para Madrid (há várias companhias com voos low cost) e, de lá, apanhar um autocarro ou, preferencialmente, o comboio. O comboio de alta velocidade (AVE) faz a ligação Madrid – Segóvia em 30 minutos; para reservar visite o site oficial da Renfe.
Onde ficar
Quando ponderei pernoitar em Segóvia, selecionei alguns dos melhores hotéis para depois reservar, todos nas proximidades do casco viejo. São das melhores opções onde ficar em Segóvia, para todos os orçamentos.
Em concreto, o Hotel Real Segovia, o Hotel Don Felipe e o Hotel San Antonio el Real (instalado num antigo mosteiro) são unidades hoteleiras de grande qualidade e preço aceitável. Mais caro mas extraordinário é o Eurostars Convento Capuchinos, de cinco estrelas e seguramente um dos melhores hotéis de Segóvia. Nota ainda para o elegante Hab Urban Hostel, um dos alojamentos com melhor custo/benefício da cidade.
Para opções mais económicas, a Hosteria Natura é uma escolha praticamente imbatível. Pode também pesquisar todos os hotéis de Segóvia usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.