Tashkent

Visitar Tashkent: Chorsu bazar
Mercado de Chorsu, Tashkent

Tashkent

Tashkent é a capital desde 1930, a maior cidade e o lugar onde tudo acontece no Uzbequistão. É ainda a cidade mais populosa da Ásia Central. Está localizada no nordeste do país, perto da fronteira com o Cazaquistão. Nos tempos soviéticos, Tashkent testemunhou um grande crescimento e mudanças demográficas devido a deportações forçadas de toda a União Soviética. Grande parte da cidade foi destruída no terramoto de 1966, embora tenha sido reconstruída posteriormente como uma cidade soviética modelo. Era a quarta maior cidade da União Soviética na época, depois de Moscovo, Leningrado e Kiev. Hoje, como capital de um Uzbequistão independente, Tashkent mantém uma população multiétnica, com os uzbeques como maioria.

Tashkent é uma mistura fascinante de contradições que vale a pena explorar ao longo de vários dias. É uma parte da capital nacional recém-construída, repleta de instituições de poder, uma parte da frondosa cidade soviética, e outra parte da pacata cidade uzbeque, onde os agricultores vestidos com trajes tradicionais carregam os seus produtos através de um labirinto de casas com paredes de barro para as multidões no mercado.

Como a maioria dos lugares que os viajantes usam principalmente para chegar a outro destino, Tashkent nem sempre encanta os visitantes imediatamente, mas é um lugar surpreendentemente divertido e interessante, com os melhores restaurantes, museus e vida noturna do país. Também há muitas oportunidades de escapar da metrópole para ótimas caminhadas, rafting e esqui no Parque Nacional Ugam-Chatkal, a apenas uma hora e meia de carro.