Tavira

Tavira, Algarve
Centro histórico de Tavira, Algarve

Tavira

Tavira é uma cidade portuguesa do distrito de Faro, da região do Algarve conhecida por sotavento algarvio. O município é limitado a norte pelo município de Alcoutim, a leste por Castro Marim e pela parte ocidental do concelho de Vila Real de Santo António, a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel, a noroeste por Loulé e a sul tem litoral no oceano Atlântico.

Elevada a cidade em 1520, Tavira é herdeira de um património cultural inigualável. A sua colina genética é o marco vivo da presença de vários povos da antiguidade, onde se destacam a civilização fenícia e a ocupação muçulmana. Cidade de muitas igrejas, conventos, ermidas e capelas, cheia de recantos e encantos, atravessada pelos rios Séqua e Gilão, permite uma viagem no tempo na tranquilidade de um clima ameno.

No concelho de Tavira, o relevo é plano no litoral e muito acidentado na região serrana, na qual alguns picos ultrapassam os 500 metros de altitude. Neste concelho as três sub-regiões naturais do Algarve estão bem demarcadas: o litoral, o barrocal e a serra. A costa possui algumas das mais belas praias do Algarve e de Portugal, todas elas incluídas no Parque Natural da Ria Formosa. A Ria Formosa ocupa todo o litoral do concelho, encontrando-se separada do mar por duas barras dunares: a ilha de Cabanas e a ilha de Tavira. Para além das ilhas-barreira, a ria integra um conjunto de canais, salinas e sapais.