Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Américas » América do Norte » Estados Unidos da América » Utah

Caminhando pelos Virgin Narrows do Zion

Por João Maia | Trekking Viagens América do Norte Américas Estados Unidos da América Utah Parques Naturais
Atualizado em 17.04.2019 | Tempo de leitura: 4 minutos

Virgin narrows, Zion, Utah
As afamadas Virgin Narrows do Zion, estado de Utah

Caminhar pelo leito de um rio, por vezes com água pelo peito, pode não ser a primeira coisa que ocorre a quem visita Las Vegas. Mas atravessar os Virgin Narrows, no Parque Nacional de Zion, é uma atividade ao ar livre memorável, uma vez tomadas as devidas precauções no que toca à meteorologia e equipamento.

Quem vai a Las Vegas e consegue a proeza de não perder todo o dinheiro em jogo e divertimento tem várias opções de locais para visitar nas imediações. O mais badalado é o Grand Canyon, que figura em vários panfletos distribuídos na cidade por agências que prometem o passeio da praxe até ao desfiladeiro. Mas a menos de três horas da capital do jogo fica um dos tesouros do sudoeste americano menos conhecido das massas: o Parque Nacional de Zion, no estado do Utah, Estados Unidos da América.

Este parque, dominado pelo Rio Virgin que deambula entre montanhas de rocha avermelhada, merece alguns dias de exploração mais cuidada. A sua paisagem é um repasto para os sentidos. As suas paredes rochosas são uma delícia para quem ama escalada, os inúmeros trilhos uma iguaria para os que preferem deslocar-se com os pés bem assentes na terra.

Ou na água, já que um destes trilhos, conhecido mundialmente por caminhantes assíduos, é feito quase sempre pela água. Chama-se Virgin Narrows e segue durante cerca de 25 km (percurso não circular) pelo desfiladeiro do rio com o mesmo nome. Tem a particularidade de seguir o curso do próprio rio, que durante milénios escavou caminho por entre paredes alaranjadas com dezenas de metros de altura. Pode ser feito a favor ou contra a corrente, sendo que a forma mais comum de o fazer é a segunda, tendo por início o local denominado Temple of Sinawava, última paragem do autocarro do parque.

Trekking no rio Virgin, Zion
Trekking ao longo do Rio Virgin, Zion

Para apreciar o local não é necessário percorrer a totalidade do percurso. O caminhante pode voltar para trás assim que entender. Há locais onde a água chega apenas aos tornozelos, e outros em que se está imerso até à cintura ou ao peito. Aconselho, porém, que não se deixem intimidar, e façam pelo menos uns 4 ou 5 km, de forma a chegar a locais emblemáticos. Wall Street é um destes locais, onde deixam de existir os pequenos bancos de areia com vegetação que caracterizam o início do percurso, e passamos a ter apenas paredes de rocha amarelada de um e outro lado, sem qualquer local onde possamos caminhar a não ser pela água.

Dependendo da altura do ano, a água pode estar bastante fria, já que está sempre à sombra. O sol não consegue penetrar no desfiladeiro a não ser para iluminar as paredes rochosas. É imprescindível, para evitar a hipotermia, que os caminhantes vão bem apetrechados. Felizmente existem em Springdale, pequena vila que fica na entrada Sul do Parque Nacional de Zion, lojas que alugam o equipamento de canyoning necessário. Uma delas é a Zion Adventure Company, que aluga um conjunto (sapatos, meias de neopreno, calças impermeáveis, e bastão de caminhada) por apenas $35. Com este equipamento é possível fazer o percurso de forma relativamente confortável. E embora possa haver a tentação de dispensar o bastão, tal não deve ser feito. É a nossa melhor ajuda para evitar torcer um pé nas rochas soltas e escorregadias do leito do rio.

É também muito importante que o caminhante se informe das condições meteorológicas do dia em que for fazer a caminhada. O perigo de flash-floods (enxurradas) é bem real nos dias em que chove, mesmo que chova a alguns quilómetros de distância. Mas nada como ir ao centro de interpretação do parque, onde há sempre rangers simpáticos e prestáveis prontos a dar todas as informações necessárias.

No dia da caminhada, basta apanhar o autocarro, sair na última paragem e andar umas dezenas de metros até uns degraus em pedra que levam o caminhante ao rio. Tomadas as devidas precauções, não haverá nada que impeça este passeio de ser uma boa memória para a vida inteira.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Trekking Viagens América do Norte Américas Estados Unidos da América Utah Parques Naturais

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Utah e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Dicas para visitar o Butão
Turismo ativo no Equador »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Utah

Reserve um hotel em Utah ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens