O que fazer em Catânia, as dicas da Patrícia Kalil

Por Filipe Morato Gomes

Quer visitar Catânia e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Patrícia Kalil, profunda conhecedora da Sicília – onde vive – e autora do excelente blog Descobrindo a Sicília, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Catânia para tornar a sua viagem à Sicília única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Catânia, onde o levarás?” – eis as dicas da Patrícia.

O que fazer em Catânia com um amigo

Tive a honra de ser convidada pelo Alma de Viajante para escrever sobre uma cidade siciliana que amo e que hoje em dia é a minha casa. Catânia é a segunda maior cidade da Sicília e um ótimo ponto de apoio para quem pretende visitar as principais atrações do leste da ilha, como o vulcão Etna, por exemplo.

A propósito de vulcão, Catânia é uma cidade marcada pela constante atividade do Etna e nós vemos isso em todos os lugares, desde a pedra lávica utilizada na construção dos palácios às rochas formadas a partir da lava solidificada que encontramos em vários cantos da cidade.

Assim, se você deseja visitar essa bela cidade da Sicília, aqui vão cinco sugestões – um pouco fora do comum – do que ver, fazer e comer em Catânia.

#1 Ver Catânia do alto da igreja Badia di Sant’Agata

Visitar Sicília: Catânia visto do topo da igreja Badia di Sant’Agata
Centro de Catânia visto do topo da igreja Badia di Sant’Agata

Das dezenas de igrejas de Catânia, há uma de que gosto muito: a igreja Badia di Sant’Agata. Ela pode passar despercebida ao viajante menos atento porque acaba ofuscada pela beleza da catedral de Catânia, da qual dista poucos metros, mas a sua peculiaridade não está na arquitetura e sim no seu terraço.

Apesar dos vários degraus que temos que enfrentar, realmente vale a pena subir até ao terraço para admirar a cidade de Catânia do alto. A visita é guiada e o interessante é que os guias explicam um pouco da história e da arquitetura da igreja. Além disso, do topo tem-se uma visão panorâmica do centro de Catânia, do mar e, se o céu estiver sem nuvens, do vulcão Etna.

Fique somente atento aos dias e horários, pois a visita guiada ao terraço da igreja Badia di Sant’Agata não acontece todos os dias – somente de quinta a domingo, das 9h às 12h.

#2 Tomar uma bebida refrescante num dos quiosques de Catânia

O que fazer em Catânia: Quiosque Giammona
Quiosque Giammona, Catânia

Sou aquele tipo de pessoa que, quando viaja, quer experimentar as mesmas coisas que os locais. E, se tem uma coisa que todo o habitante de Catânia que se preze faz, é parar num dos tradicionais quiosques de bebidas para tomar um seltz limão e sal (água gaseificada com suco de limão e uma pitada de sal) ou um mandarinetto (água gaseificada, xarope de tangerina e suco de limão).

Esses quiosques podem ser encontrados em diversos cantos de Catânia, principalmente no centro da cidade. A maior parte deles foi construída no início do século XX, em estilo Art Nouveau, e foram passando de pai para filho. Recomendo, em particular, o quiosque Giammona na Piazza Vittorio Emanuele III, que faz o melhor mandarinetto de Catânia!

#3 O arancino do Savia

Savia, confeitaria tradicional Catânia
Uma das confeitarias mais tradicionais de Catânia

Oh mamma mia… só em pensar já me dá água na boca. Arancino é um petisco típico da Sicília, um bolinho de arroz frito e com diversos tipos de recheio, como carne, espinafre e ricota. Enfim, se há uma coisa que eu aconselho a todos que visitam Catânia é comer um arancino de carne no bar Savia. O lugar existe desde 1897 e é uma das confeitarias mais tradicionais de Catânia. Além dos arancini, lá você encontra as principais guloseimas da Sicília (prove também o cannolo!). Savia fica localizado na Via Etnea, a rua mais famosa da cidade, e é uma ótima opção para quem quer comer bem sem gastar muito.

#4 Experimentar o hambúrguer do FUD

Visitar sicília: Restaurante FUD, Catânia
Restaurante FUD, em Catânia

Esta é mais uma dica gastronómica, mas eu não consigo pensar em Catânia sem associar ao assunto “comida”. É realmente impossível. Além disso, eu não poderia deixar de levar um amigo num lugar onde é possível comer hamburgers em estilo siciliano, e onde todos os pratos servidos são feitos exclusivamente com produtos locais. Até a cerveja é made in Sicily.

O FUD é uma hamburgueria muito despojada, o ambiente é informal e o interessante é que eles servem diversos tipos de carne, incluindo a especialidade típica de Catânia: a carne de cavalo.

Durante o dia, o lugar também funciona como uma espécie de mercearia e vende produtos típicos sicilianos. A hamburgueria FUD está situada na Rua Santa Filomena, centro de Catânia.

#5 Dar um pulo à mitológica Acitrezza

O que fazer na Sicília: visitar Farelhões de Acitrezza
Farelhões de Acitrezza, Sicília

O litoral de Catânia pode não ser o mais bonito da Sicília, mas é sem dúvida alguma o mais carregado de mitos e lendas. Especialmente a vila de pescadores de Acitrezza, localizada a apenas 20 minutos do centro. Para nós, habitantes, é o lugar ideal para fazer um passeio tranquilo, longe do caos da cidade. Aliás, é incrível como mesmo estando bem próximo ao centro de Catânia, parece que estamos numa pacata cidadezinha provinciana.

Lembram-se da história de Ulisses e do ciclope Polifemo na Odisseia de Homero? Diz a lenda que as rochas lançadas pelo gigante contra o navio de Ulisses seriam justamente os farelhões de Acitrezza. Não é demais?

Além das belezas naturais, em Acitrezza há ótimos restaurantes de frutos do mar. Só lhe resta escolher um e se entregar à dolce vita da Sicília!

Mapa: o que fazer em Catânia (Sicília)

Se está a pensar viajar para Catânia, conheça o excelente trabalho da Patrícia Kalil em www.descobrindoasicilia.com, um blog recheado de dicas de viagem para aproveitar ao máximo a sua visita a Catânia e outros recantos da Sicília, Itália.

Pesquisar hotéis em Catânia

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

2 comentários em “O que fazer em Catânia, as dicas da Patrícia Kalil”

  1. Muito bom Filipe.

    Responder
  2. Estivemos 10 dias na Sicília no início de julho e o blog da Patrícia Kalil, que descobri com este post, foi uma ajuda fantástica para planear a viagem, descobrir locais e conhecer a cultura da ilha. OBRIGADA!
    (As férias foram ótimas…)

    Responder

Deixe um comentário