Destino: Oceânia » Austrália

O que fazer em Gold Coast, as dicas da Sofia Machado

Por Filipe Morato Gomes

Quer visitar Gold Coast e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a portuguesa Sofia Machado, profunda conhecedora da cidade – onde vive – e autora do bem conseguido blog Sofia in Australia, a partilhar cinco sugestões para tornar a sua viagem à Gold Coast única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Gold Coast, onde o levarás?” – eis as dicas da Sofia.

O que fazer em Gold Coast com um amigo

A Gold Coast possui 70 quilómetros de litoral, recheados de praias fenomenais onde o sol não descansa durante 300 dias do ano.

Surfers Paradise é talvez o local mais conhecido – e também o mais movimentado – e repleto de turistas, mas não é o paraíso para os surfistas. O paraíso fica mais a sul, nas praias de Burleigh, Kirra, Snapper Rocks – o famoso Super Bank. Nunca se sabe, mas é bem possível que quem lá chegar possa partilhar as ondas com Mick Fanning, Stephanie Gilmore ou Kelly Slater.

Nestes locais, o ambiente é super descontraído; quem passa pela Gold Coast acaba por aproveitar bem o ambiente que ali se vive.

Kirra – Point Danger

Visitar Gold Coast: Kirra Beach
Kirra Beach, em Gold Coast

É aqui que gosto de começar o dia. O percurso de Kirra Beach até Point Danger não é longo, mas pode-se demorar muito tempo, dependendo do número de vezes que se para para tirar fotografias.

É surpreendente ver o nascer do sol na Gold Coast, pelo que começar o dia com esta caminhada, ao longo da praia, é algo que não posso deixar de recomendar a quem visitar Gold Coast. Ao longo do caminho, passamos por todos os locais do Super Bank, recheado de surfistas em plena atividade. As cores na água são fenomenais.

Para quem preferir fazer a caminhada da parte da tarde, esta será a hora perfeita para parar no Rainbow Bay Surf Club e petiscar qualquer coisa enquanto o sol se põe sobre a Gold Coast.

Currumbin

O que fazer em Gold Coast: Currumbin Surf Club
Currumbin Surf Club, Gold Coast

Falar de Currumbin imediatamente se associa ao Currumbin Wildlife Santuary. O santuário foi criado há mais de 60 anos e faz parte da cultura local: permite conhecer parte da fauna australiana, incluindo cangurus, coalas e crocodilos de água salgada. É permitido dar comida aos cangurus; diariamente, pode-se entrar no parque e dar comida aos lorikeets selvagens que há 60 anos vêm a este local buscar comida – um espetáculo imperdível Imagina o que é centenas de pássaros coloridos virem pousar nos teus braços, na cabeça, em busca de comida.

Em Currumbin pode-se apreciar a espantosa natureza australiana em estado selvagem e também aprender um pouco da cultura aborígene local, participando em danças tradicionais através do ritmo inconfundível de um didgeridoo. Não esquecer ver o hospital veterinário do santuário e perceber a importância do trabalho por eles realizado. No parque existe também o Adventure Parc High Ropes, percurso que oferece 65 desafios. Mas Currumbin não inclui apenas a zona do santuário, há muito mais para ver.

Destaco The Alley, local popular entre os surfistas e, claro, o museu Surf World Gold Coast (o único museu de surf em Queensland). A exposição inclui uma extensa coleção de pranchas de surf, destacando a evolução do design e tecnologia a partir do início de 1930 até hoje. Há também fotografias descrevendo cenas de surf nos seus princípios, obras de arte, incluindo cartazes de filmes de surf e capas de álbuns, cinematografia e outras recordações.

E ainda a Elephant Rock – uma rocha gigante – que, como o nome sugere, dizem que se parece com um elefante. Sem dúvida que vale a pena subir ao topo para ter uma das melhores vistas da costa; na descida, há que fazer uma paragem no Currumbin Surf Club para um petisco!

O estuário de Currumbin proporciona também condições ideais para caiaque, stand up paddle e passeios ao longo do estuário.

Springbrook National Park

Springbrook National Park, Gold Coast
Arco natural no Springbrook National Park, Glod Coast

Gold Coast não é apenas sinónimo de praias. A menos de uma hora de carro da cidade, a partir da costa, encontra-se um dos maiores parques naturais: o Springbrook National Park.

O parque domina o horizonte ocidental da Gold Coast, oferecendo paisagens impressionantes e caminhadas fantásticas por florestas subtropicais e tropicais, com cascatas, riachos e interessantes formações rochosas.

Este parque natural faz parte da Gondwana Rainforest, a mais extensa área de floresta subtropical do mundo. Poucos lugares na terra contêm tantas plantas e animais quase idênticos aos seus antepassados. Há uma concentração de famílias de plantas primitivas, que estão diretamente ligados a plantas existentes há mais de 100 milhões de anos, bem como mais de 200 espécies raras de animais.

Springbrook é o paraíso para quem gosta de Natureza, repleto de cascatas, passeios pedestres e paisagens de cortar a respiração.

Purling Brook Falls, Gold Coast
As Purling Brook Falls

O Natural Bridge tem uma caminhada fácil e curta entre uma floresta de árvores com mais de 3.000 anos e uma sinfonia constante de pássaros e animais que estimula os sentidos de qualquer um. O som refrescante da cascata sinaliza a visão espetacular que se encontra adiante: uma cascata que formou uma caverna e por onde a água desliza agora.

Num vale profundo da floresta tropical, forrada de palmeiras, encontram-se as Purling Brook Falls (atenção que o caminho está repleto de cobras, lagartos, pademelons e por vezes coalas).

Burleigh Heads

Burleigh, Gold Coast
Vista de Burleigh

Comecemos pela praia, muito popular entre os que gostam de nadar nas águas protegidas e também entre aqueles que adoram surfar em redor da Headland – um dos sitios mais famosos para surfar na Gold Coast.

Se houver vento forte, é quase impossível nadar em qualquer praia da Gold Coast. Mas pode-se ter a certeza de encontrar sempre um sítio em Burleigh para um pouco de natação. O Parque Natural de Burleigh Heads contorna o Headland e proporciona uma caminhada curta até ao estuário, com vistas constantes sobre o oceano.

John Laws Park oferece uma paisagem. Um parque deslumbrante no topo de Burleigh Headland onde se pode avistar até Surfers Paradise. Aqui é mesmo o local perfeito para uma churrascada ao pôr-do-sol, depois de um dia de praia.

Come, bebe, mistura-te com outras pessoas e partilha histórias sobre surf, arte, música; enfim, senta-te na relva, senta-te na colina virado para o mar, vê os surfistas apanhar belas e grandes ondas, baleias a passar (durante a primavera) e saboreia cada minuto do sol a cair no oceano Pacífico.

Burleigh é também onde se realizam os village markets. Acontecem no primeiro e terceiro domingos de cada mês, no recinto da escola primária. Foram criados com a intenção de fornecer uma plataforma para talentosos designers locais, criativos e colecionadores emergentes para assim poderem mostrar os seus trabalhos artísticos. Este é o ponto de encontro favorito dos artistas da região, sempre com música ao vivo, comida e boa energia.

Miami Marketta

Viajar Gold Coast: Miami Marketta
Miami Marketta

Miami Marketta podia ser muito bem um bairro da Tailândia, Barcelona ou Nova Iorque, mas está aqui mesmo, ao pé de nós, na Gold Coast. Reserva um sábado para um jantar ao ar livre no Miami Marketta. Será um jantar imperdível.

Semanalmente, cerca de 500 pessoas vêm a este local para ouvir música ao vivo (jazz, blues…) e petiscar num dos muitos restaurantes de rua. O Cargo Bar e o The Shed Bar servem vários vinhos e cervejas fabricadas na região.

Mapa: o que fazer em Gold Coast

Se está a pensar viajar para Gold Coast, no estado de Queensland, conheça o excelente trabalho da Sofia Machado em www.sofianaaustralia.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem a Gold Coast e outros destinos da Austrália.

Pesquisar hotéis em Gold Coast

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário