Destino: Europa » Itália » Vêneto » Veneza

O que fazer em Veneza, as dicas da Isabela Discacciati

Por Filipe Morato Gomes

Quer visitar Veneza e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Isabela Discacciati, profunda conhecedora da principal cidade da região de Veneto – onde vive – e autora do muito útil Italia per amore, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Veneza para tornar a sua viagem única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Veneza, onde o levarás?” – eis as dicas da Isabela.

O que fazer em Veneza com um amigo

Ninguém tem dúvidas de que Veneza é uma cidade única. As particularidades da Sereníssima encantam quem chega por aqui e permanecem na memória dos visitantes. Bem além dos programas e atrações principais da cidade, explorar Veneza significa mergulhar no seu passado glorioso e tentar reviver a atmosfera das viagens e trocas comerciais entre Ocidente e Oriente, quando a República era uma verdadeira potência.

Para quem vem a Veneza pela primeira vez, ou já conhece a cidade, a minha dica é perder-se por suas calles, entendendo porque razão por aqui nada é óbvio. Eis cinco dos meus lugares preferidos para descobrir Veneza:

#1 Libreria Acqua Alta

Livraria Acqua Alta, Veneza
Livraria Acqua Alta, Veneza

A livraria Acqua Alta figura em vários media como uma das melhores livrarias do mundo. A meu ver, se não é uma das melhores, é pelo menos uma das mais originais. Em Veneza, “acqua alta” é a expressão usada quando a água dos canais sobe e as casas se alagam, e é exatamente o que acontece com a livraria, que mantém os seus livros a uma certa altura do chão.

O espaço é muito original e tem a cara de Veneza. Os livros são distribuídos em prateleiras nada convencionais: gôndolas, canoas, barcos e banheiras. É possível encontrar muitas publicações que ilustram a história de Veneza e guias sobre a cidade. O destaque fica por conta de uma escada realizada com livros, de onde se pode ver o canal que passa bem atrás da livraria. Aproveite para bater um papo com o simpático proprietário do lugar, o senhor Luigi Frizzi.

#2 Basílica de Santa Maria e Donato, em Murano

Basílica de Santa Maria e Donato, em Murano
Basílica de Santa Maria e Donato, em Murano

Depois de um passeio pela ilha e pelo Museu do Vidro, vale a pena conhecer a Basílica de Murano, um dos mais interessantes edifícios religiosos de toda a Laguna. A Basílica de Santa Maria e Donato foi fundada na primeira metade do século X mas, ao longo dos séculos, passou por algumas intervenções que a transformaram e enriqueceram. O que mais impressiona na construção é o pavimento realizado em mosaicos, um dos mais antigos de Veneza, concluído no ano de 1141. Nos anos 70, o pavimento foi completamente restaurado e impermeabilizado para evitar os danos causados pela “acqua alta”.

#3 Cemitério de San Michele

Visitar Veneza: Cemitério de San Michele
Cemitério de San Michele, Veneza

Na metade do caminho para visitar Murano, salte do vaporetto e dedique um pouco de seu tempo a visitar o cemitério de Veneza na Ilha de San Michele. O cemitério foi construído no período em que Napoleão governou Veneza. Ele assinou um decreto que determinava que os venezianos fossem enterrados num cemitério fora da cidade e, assim, a Ilha de San Michele passou a abrigar o cemitério.

Contemplar a paisagem e o silêncio de San Michele faz esquecer a confusão dos turistas no centro de Veneza. Os enormes portões servem de moldura para a vista de Veneza lá do outro lado. Alguns nomes famosos estão em San Michele: o compositor russo Igor Stravinskij e a mulher Vera, o pintor Emilio Vedova, o poeta Ezra Pound, o escritor Frederick Rolfe e o psiquiatra Franco Basaglia.

#4 Cannaregio

O que fazer em Veneza: Bairro Cannaregio
Bairro Cannaregio, Veneza

Veneza é dividida em seis sestieri, ou seja, seis bairros. Cannaregio fica bem próximo da estação de comboios (trens) da cidade e é um dos meus lugares preferidos para curtir a Veneza dos venezianos.

Um passeio pelo bairro pode começar pelo antigo Gueto Hebraico, onde você pode saborear os doces judaicos certificados pelo rabino e conhecer um pouco da cultura judaica no Museu Hebraico. Em Cannaregio, é possível apreciar o dia-a-dia dos venezianos e suas roupas estendidas no varal, além de ver os velhinhos com seus carrinhos de compras e os gatos a passear pelas pequenas calles.

Não deixe de conhecer a Igreja Santa Maria dell’Orto e apreciar no seu interior obras de Tiziano e Tintoretto. Bem pertinho da Madonna dell’Orto, você vai se impressionar com o Campo dei Mori e as antigas e curiosas estátuas dos três irmãos Mastelli, antigos comerciantes que saíram da Grécia para vender especiarias em Veneza. A quarta estátua representa o fiel empregado da família.

#5 Aperitivo no Campo Santa Margherita

Campo Santa Margherita Veneza
Campo Santa Margherita, Veneza

Os venezianos costumam tomar o famoso Spritz ou um cálice de vinho antes do almoço ou no final do dia. O Campo Santa Margherita é um dos espaços mais animados da cidade onde fazer o happy hour, por aqui chamado de aperitivo. A praça é frequentada por muitos estudantes da Universidade Ca´Foscari, mas não só. Muitas famílias levam as crianças para brincarem por lá.

É um ambiente bem interessante e divertido. Uma experiência maravilhosa sentar num dos bares da praça e ver o movimento enquanto bebe um Spritz e come algum “cicchetto”, os famosos aperitivos venezianos. Entre os meus bares preferidos estão a Osteria alla Bifora, o Caffè Al Fontego, o Al Bocon Divino e o Do Draghi.

Mapa: o que fazer em Veneza

Se está a pensar viajar para Veneza, conheça o excelente trabalho da Isabela Discacciati em www.italiaperamore.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua estadia em Veneza e outras cidades da região de Veneto.

Pesquisar hotéis em Veneza

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

5 comentários em “O que fazer em Veneza, as dicas da Isabela Discacciati”

  1. A Veneza da Isa é especial. Acho que comheci mais em poucas horas com ela lá do que as vezes que fui com mais tempo.
    Mas ainda tenho qe voltar para um tour de amigo completo com ela. Top!!

    Responder
  2. Isa…. preciso urgente passar um dia em Veneza com você! Amei as dicas!!! Veneza é uma cidade tão pequena e turística, que é difícil imaginar como é a vida cotidiana de quem vive ali de verdade! Que bom saber que ainda tem lugares originais para visitar! Me aguarde… ;) Baci

    Responder
  3. Filipe e meninas,

    Eu descubro Veneza todos os dias. É uma cidade talmente singular que é impossível até mesmo para um veneziano conhecê-la por completo. É toda uma magia. Espero passear com vocês lá.
    Bjs

    Responder
  4. Isa excelente post, sempre com sugestões que me faz sonhar.
    Ainda ontem estava pensando em Veneza e como seria a minha segunda visita.
    Um beijo querida minha!

    Felipe parabéns pelo blog, igualmente excelente.
    Um abraço do Brasil.

    Responder
    • Maria Glória,

      Você é sempre bem vinda a Veneza, fico contente que acompanhe e que goste das minhas dicas.

      Grande bjo

      Responder

Deixe um comentário