Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Europa » Turquia » Istambul

Istiklal, o mundo numa rua

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 23 Dez 2018 | Viagens Europa Istambul Turquia 5 Comentários
Tempo de leitura: 4 minutos

Rua Istiklal, Beyoglu, Istambul
A Rua Istiklal, Beyoglu, em hora de pouco movimento

Acabei de deixar Istambul, ao fim de cinco dias de intensa busca por lugares interessantes, dos mais turísticos como Hagia Sofia ou a Cisterna da Basílica, aos menos óbvios como lokantas “escondidos” atrás de elevadores nos últimos pisos ou até o lado asiático de Istambul.

Já aqui escrevi que este é um regresso a Istambul. Na minha primeira viagem a Istambul, tinha optado por me alojar na zona de Sultanahmet; desta vez fiquei em Beyoglu, perto da Praça Taksim, símbolo maior da resistência popular turca aos desvarios governamentais. E foi uma experiência totalmente distinta.

Quem viaja sabe bem da importância da localização da estadia em qualquer grande cidade do mundo. Não por uma zona ser “melhor” do que a outra, mas pelo simples facto do local onde pernoitamos influenciar sobremaneira a experiência na cidade [ler Onde dormir em Istambul: Sultanahmet ou Beyoglu]. No caso de Istambul, estar perto da Praça Taksim significou atravessar a Istiklal dezenas de vezes. E é sobre essa rua que hoje aqui lhe falo.

Dia e noite, uma multidão de turcos e turistas (sim, Istambul está cheia de turistas) percorrem toda a extensão da Rua Istiklal. Caminham, fazem compras, veem e são vistos. Eu fui um deles. Especialmente a partir do meio da tarde, uma massa compacta de gente tornou difícil caminhar na Istiklal sem ter de constantemente me desviar de pessoas. Não é fácil descrever como uma rua tão larga fica sem espaço, tal e qual como uma manifestação sem bandeiras. Nos pontos mais altos, olha-se a rua e do empedrado nem vislumbre: tudo é gente.

A Istiklal é o mundo concentrado numa rua.

Lojas tradicionais (livrarias) e centros comerciais, restaurantes bem-parecidos e recantos para beber chá e fumar narguilé, homens rotos e engravatados, mulheres de burca e outras de saias curtas e saltos agulha, espalhafatosos vendedores de gelados e artistas de rua, de tudo um pouco se encontra na Istiklal. Caminhar na Istiklal é uma atração em si mesmo, mas é à noite que a rua – ou melhor, as ruas em torno da rua – ganham uma vida inacreditável.

Narguile cafes em Istambul
Uma rua paralela à Istiklal, perfeita para chá e narguilé

A Istiklal é uma festa. Centenas de bares gravitam em torno da Istiklal (não é exagero). Nas ruas adjacentes, a música ecoa de todos os lados. Muitos bares em Istambul instalaram-se nos últimos pisos dos edifícios, ao ar livre, para combater o calor estival e, por isso, o som chega de baixo, de cima, de longe, de perto. Música ao vivo nos pisos térreos e nos terraços, tipo “voz e violão”, sons tradicionais turcos e batidas tecno, de tudo um pouco de ouve nas ruas.

E depois há as esplanadas, onde o espaço permite. Há ruas transformadas num imenso bar, tal é a profusão (e diversidade) de bares instalados porta com porta. Não só na Asmali Mescit, o “Bairro Alto cá do sítio” – como me foi descrito por Rita, uma portuguesa a estudar em Istambul -, mas em redor de toda a Istiklal.

Dia ou noite, conhecer o microcosmos da Rua Istiklal é “obrigatório” numa viagem a Istambul. Eu tive a sorte de o fazer vezes sem conta e posso garantir que, de Bomonti na mão, o tempo passa a correr.

Pesquisar hotéis em Istambul

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Istambul Turquia

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Istambul e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Primeiras impressões de Istambul
Namibe por quem lá vive: Inês Monteiro »

Comentários

  1. João Almeida

    “Quem viaja sabe bem da importância da localização da estadia em qualquer grande cidade do mundo. Não por uma zona ser “melhor” do que outra, mas pelo simples facto do local onde pernoitamos influenciar sobremaneira a experiência na cidade.”

    Concordo plenamente! Da primeira vez que estive em Istambul fiquei na zona de Sultanahmet e apesar de adorar vaguear nas pequenas ruelas como quem desce para o mar de Marmara, quando voltar lá certamente vou ficar do outro lado da ponte de Galata, tem um “vibe” bem mais a ver comigo.

    Responder
  2. Vanessa

    Olá Filipe, estou fazendo meu roteiro para Istambul que irei em 3 semanas, sabe me dizer qual é esse lugar da foto, na rua paralela à Istiklal?
    Desde já agradeço!

    Responder
  3. Sonia Maria Pedrosa Silva Cury

    Eu amei Istambul e você consegue retratar bem o clima da cidade.

    Responder
  4. Maria Fonte

    Olá Filipe.
    Sabe dizer-me se há algum pass que permita entradas nos museus mais importantes de Istambul?
    Obrigada

    Responder
    • Filipe Morato Gomes

      Veja o Istanbul Welcome Card ou o Istanbul Tourist Pass.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias
  • Ilhas
  • Mercados
  • Parques Naturais

Istambul

Reserve um hotel em Istambul ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2022 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens