Primeiras impressões de Istambul

Por Filipe Morato Gomes

Escrevo de Istambul. Não é a primeira vez que visito esta cidade-mundo, mas se há locais onde não me importo de voltar, Istambul é seguramente um deles.

Quem me conhece sabe que tenho fraca memória. Na verdade, ela funciona por flashes, precisa de estímulos visuais para carburar. De tal maneira que muitas vezes não me lembro de nomes, situações ou coisas que fiz mas, ao passar por um lugar conhecido – um café, uma esquina, uns bancos de jardim – dá-me desses flashes (eu lembro-me disto, fiz isto, estive aqui com a Luísa). E essa é uma sensação muito boa, que me deixa invariavelmente de sorriso na face.

É o que me está a acontecer nesta viagem a Istambul. Estou em reportagem para o Alma de Viajante há já três dias e posso garantir a quem não conhece que Istambul é mesmo uma cidade fantástica. Ainda não fui a Hagia Sofia, à Mesquita Azul ou ao Palácio Topkapi. Ao invés, ando à procura de coisas menos óbvias mas igualmente fascinantes. Mesquitas mais pequenas. Lokantas cheias de turcos jovens. Lojas criativas. Já fui até Kadikoy, no lado asiático de Istambul, e ao Istambul Modern numa cidade mais afamada pelas suas velhas relíquias arquitetónicas. E caminho, caminho, caminho – que em Istambul não há melhor que andar a pé.

Não vou fugir às ditas “atrações turísticas” de Sultanahmet mas, por enquanto, tenho andado por outros caminhos. Estou alojado perto da Praça Taksin e vou aproveitando essa localização para melhor explorar os encantos de Beyoglu e outros bairros mais trendy, a norte do Corno Dourado, incluindo tanto surpresas que se escondem atrás de halls de prédios esconsos que não são mais que um elevador como a bem conhecida Torre Galata. Quase tudo acontece em torno da frenética rua Istiklal.

Por agora, deixo-vos com três fotos de Istambul, em jeito de aperitivo para textos mais detalhados.

Torre Galata, Istambul
Vista do Bósforo a partir da Torre Galata, Istambul
Mesquita em Kadikoy, Istambul
Mesquita em Kadikoy, Istambul
Estação de Haydarpasa, Kadikoy
Estação de caminhos-de-ferro de Haydarpasa, Kadikoy

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.