Escrevo de Istambul. Não é a primeira vez que visito esta cidade-mundo, mas se há locais onde não me importo de voltar, Istambul é seguramente um deles.
Quem me conhece sabe que tenho fraca memória. Na verdade, ela funciona por flashes, precisa de estímulos visuais para carburar. De tal maneira que muitas vezes não me lembro de nomes, situações ou coisas que fiz mas, ao passar por um lugar conhecido – um café, uma esquina, uns bancos de jardim – dá-me desses flashes (eu lembro-me disto, fiz isto, estive aqui com a Luísa). E essa é uma sensação muito boa, que me deixa invariavelmente de sorriso na face.
É o que me está a acontecer nesta viagem a Istambul. Estou em reportagem para o Alma de Viajante há já três dias e posso garantir a quem não conhece que Istambul é mesmo uma cidade fantástica. Ainda não fui a Hagia Sofia, à Mesquita Azul ou ao Palácio Topkapi. Ao invés, ando à procura de coisas menos óbvias mas igualmente fascinantes. Mesquitas mais pequenas. Lokantas cheias de turcos jovens. Lojas criativas. Já fui até Kadikoy, no lado asiático de Istambul, e ao Istambul Modern numa cidade mais afamada pelas suas velhas relíquias arquitetónicas. E caminho, caminho, caminho – que em Istambul não há melhor que andar a pé.
Não vou fugir às ditas “atrações turísticas” de Sultanahmet mas, por enquanto, tenho andado por outros caminhos. Estou alojado perto da Praça Taksin e vou aproveitando essa localização para melhor explorar os encantos de Beyoglu e outros bairros mais trendy, a norte do Corno Dourado, incluindo tanto surpresas que se escondem atrás de halls de prédios esconsos que não são mais que um elevador como a bem conhecida Torre Galata. Quase tudo acontece em torno da frenética rua Istiklal.
Por agora, deixo-vos com três fotos de Istambul, em jeito de aperitivo para textos mais detalhados.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Esta é sem duvida uma cidade que adorava conhecer! A primeira vez que li sobre Istambul, se a memória não me falha, devia ter 14 anos e foi no livro/romance “Viagem ao Mundo da Droga”, que era o relato da vida de um toxicodependente, que passou por esta cidade. Naquela altura quase todos os adolescentes o tinha lido. E a forma como Istambul é descrita deixou-me desde então com vontade de a conhecer…um destes dias :)
Obrigada por me fazeres recordar um puco dos tempos que já lá vão!
Um abraço,
Susana Neves
Tens que cá vir, Susana, Istambul é uma cidade fantástica. Bjs
Bom dia , terça feira vou para Istanbul. Será que me podes dar umas dicas, como ir , nos transportes públicos , de Gunescly para o centro. vou ficar ai a dormir, é perto do Aeroporto, cerca de 5 m de táxi.
Obrigada.
Mª João
Perguntei no meu hostel e disseram-me que o melhor é apanhares o metro-bus e saires numa estação com ligação ao elétrico, e depois seguir de elétrico para Sultanahmet (ou onde quiseres). Bjs
Obrigada Filipe. vou seguir estas indicações. Depois dou noticias.
Esta foi sem duvida a cidade que mais gostei de visitar! Fiquei fascinado sobretudo com o Grand Bazaar.
Boa tarde, descobri o seu site e adorei a forma como escreve e explica tudo muito bem mas tenho uma dúvida sobre o aeroporto Ataturk que pode ser que me esclareça. Vou viajar pela primeira vez e para Istambul e a minha questão é se ao sair do avião e entrar no aeroporto se primeiro vai ao controlo de passaporte e depois vai buscar a bagagem e sai ou se basta ir buscar a bagagem e sair sem ter de passar em mais nenhum controlo? Desculpe a pergunta mas é que não percebo nada disto :)
Tem de passar no controlo de passaporte.
Olá Filipe, vou viajar dentro de dias para Istambul e tenho algumas questões que lhe quero colocar. Qual o melhor aeroporto a nível de oferta de transportes? Existe metro a partir do aeroporto para o centro da cidade?
Para uma primeira viagem, em que zona de Istambul aconselha ficar?
Para conhecer a cidade aconselha alugar um carro ou andar de transportes públicos?
Muito obrigada.
Obrigada Filipe, por já ter ido a Istambul parece-me um excelente destino para comemorar o próximo aniverário…algures na Europa ou na Ásia ;)