Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
Blog de viagens » Américas » América do Norte » Estados Unidos da América

Brownies de chocolate

Por Kiko Martins | Gastronomia América do Norte Américas Estados Unidos da América
Atualizado em 17.04.2019 | Tempo de leitura: 5 minutos

Brownies chocolate

Estados Unidos com peso a mais

Nos últimos cinquenta anos, a população mundial aumentou, as mulheres passaram a trabalhar fora de casa e o tempo dedicado à cozinha diminuiu drasticamente. A tele­visão passou a sentar-se à mesa, às vezes até com honras de cabeceira, e a comida processada e congelada cresceu ao mesmo ritmo a que se publicam livros de cozinha que vendem imagens de encantar.

Continua sem solução o principal dilema da ali­mentação, em que metade do mundo não tem o que comer e a outra metade come demais. Neste planeta de desigualdades, acredito que os Estados Unidos continuam a ocupar o pódio dos péssimos hábitos alimentares. Tal como acontecia em 2010, quando passei cerca de três semanas entre Nova Iorque, Washington e São Francisco.

Impressionou-me, e ainda hoje me lembro muitas vezes, de uma senhora com quem me cruzei num dos primeiros dias em território americano, ao entrar num Starbucks em Manhattan. A forma como ergueu os braços com manifesta difi­culdade e empurrou as portas de vidro a quatro tempos. Movia-se à velocidade dor­mente dos quilos a mais que tinha no cor­po. Chegada à caixa registadora, pediu um latte large e um donut coberto de icing sugar. Passou por mim e esboçou um sorriso. Antes de sair, despejou quatro pacotes de açúcar no café.

Sentado numa mesa de café no centro de Nova Iorque, não tive dificuldade em imaginar como seria o resto do dia daquela mulher. A meio da manhã ia render­-se aos encantos de um qualquer snack à venda na rua, enquanto bebia um refrige­rante. Mais tarde, cruzaria a porta dos arcos dourados mais famosos do mundo, que já conhecia de olhos fechados. Aí, a esco­lha era demasiado fácil. Um menu com tudo a que tinha direito.

Obesidade nos Estados Unidos
A obesidade é um sério problema de saúde pública nos Estados Unidos da América

Em duas horas terá voltado à carga. Batatas fritas, cachorro, mais um refrigerante e algumas barras de chocolate para ir trincando até chegar a casa. Nessa altura, poria o jantar a fazer: depois de aberto o congelador, era só colocar a frigideira no lume. O frango cortado em pedacinhos simétricos mergulhava no óleo a ferver e o arroz cozinhar-se-ia sozinho no microondas.

Na mesa, estaria organizado o variado número de molhos que teria em casa. Para a sobremesa, um grande balde de gelado para adoçar a boca. A fatura? Cerca de seis mil calorias. Hoje, quase cinco anos depois de ter imaginado este guião alimentar em câmara lenta, sei que esta história continua a acontecer de maneiras diferentes por todo o mundo, mas nos Estados Unidos com outra proporção. A mesma que me fez ser dominado por um misto de irritação e tristeza à medida que percorri o país.

Mais do que a incal­culável quantidade de obesos que vi passar, sobretudo nas cidades mais pe­quenas, o que me incomoda e preocupa é a falta de educação alimentar que vai tomando conta do mundo. A junk food é bem mais barata, mais rápida e tem um sabor mais forte. E à medida que os ame­ricanos deixam de aprender a cozinhar, a escolha do que comer passa a ter em conta apenas a carteira. Mesmo que isso hipo­teque a saúde num futuro próximo. Em 2008, em Nova Iorque, foi aprovada uma medida que obrigava à etiquetagem de cada alimento com as calorias que con­tinha. Pode ter sido o primeiro passo na tomada de consciência da porcaria que comemos, mas ainda há muito caminho a fazer.

Talvez por isso ainda hoje me recorde do convite que o Presidente dos Estados Unidos fez, nesse mesmo ano, a dois chefes de Estado europeus para provar fast food durante as suas visitas a Washington. Fiz questão de ir provar, e trincar (com alguma dificuldade), um pedaço da mesma carne preguiçosa bastante atraente e bem aconchegada entre dois pedaços de pão brioche que foi servida a Dmitri Medvedev. No Ben’s Chili Bowl provei o hambúrguer de sabor duvidoso, carre­gado de chili, que foi servido a Carla Bruni e Nicolas Sarkozy.

Não pude deixar de ficar espantado com uma visita presiden­cial a qualquer um destes lugares e o sig­nificado que isso teve num país onde, na época, uma em cada três pessoas tinha problemas de saúde como resultado dos péssimos hábi­tos alimentares. Nunca mais me vou esquecer disso até porque o almoço que coube ao casal Sarkozy está no topo das cinco piores recordações alimenta­res que guardo da minha viagem a Comer o Mundo.

Perfect brownies (irresistíveis quadrados de chocolate)

Brownies de chocolate
Brownies de chocolate

Os brownies são uma criação americana realmente deliciosa e, como não podia deixar de ser, inevitavelmente calórica, como acontece com tantas sobremesas. Por isso, nada de abusar. O nome do doce deve-se à sua cor castanha; diz-se que a receita surgiu em 1892, na cidade de Chicago, mas só ganhou popularidade a partir dos anos 20, quando o chocolate se tornou mais acessível.

Ingredientes

  • 115 g de chocolate de culinária
  • 125 g de manteiga
  • 4 ovos
  • ½ c. de café de sal fino
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1 chávena de farinha
  • 1 chávena de nozes partidas
  • 1 c. de sopa de manteiga
  • papel vegetal

Para a cobertura

  • 85 g de chocolate de culinária
  • 2 c. de sopa de açúcar
  • ½ c. de café de sal fino
  • ½ chávena de leite
  • 3 c. de sopa de manteiga
  • ½ chávena de nozes partidas

Preparação

Derreta o chocolate e a manteiga. Bata os ovos até que dupliquem de volume e junte o sal e o açúcar; continue a bater, mas mais devagar. Adicione o chocolate e a manteiga derretidos e, logo a seguir, junte gradualmente a farinha. Por último, acrescente as nozes partidas. Coloque numa forma de fundo pequeno (30 cm x 23 cm x 2 cm) e leve ao forno a 180ºC durante 40 minutos. Enquanto espera que a massa de brownie coza, comece a preparar a cobertura: misture todos os ingredientes – chocolate, açúcar, sal fino, leite, manteiga e nozes partidas – até envolver bem. Quando o bolo estiver cozido, junte a cobertura e deixe arrefecer. Corte em cubos.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Gastronomia América do Norte Américas Estados Unidos da América

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Estados Unidos da América e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +30.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Inspirar pessoas a serem mais felizes (a minha maior recompensa)
Onde dormir em Braga (os melhores hotéis) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Estados Unidos da América

Reserve um hotel em Estados Unidos da América ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Parcerias

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça as regras para trabalhar comigo. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes Sociais

Mais de 300.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens