Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Américas » América do Sul » Argentina » Buenos Aires

Buenos Aires, o que é que a cidade tem?

Por Ana Isabel Mineiro | Viagens América do Sul Argentina Buenos Aires
Atualizado em 22.12.2018 | Tempo de leitura: 5 minutos

Buenos Aires
Camiñito, em Buenos Aires

Buenos Aires não tem uma arquitectura fantástica, uma quantidade apreciável de monumentos, jardins ou museus. Mas quase todos os que por aqui passam acabam conquistados pelas suas contradições. Um roteiro de viagem à surpreendente Buenos Aires, capital da Argentina.

O charme portenõ de Buenos Aires

Chegada a Buenos Aires, a primeira pergunta que fiz a um argentino (“onde fica a Plaza de Mayo?”) transformou-se num verdadeiro enigma para vários concidadãos, a quem o sujeito, ansioso por ajudar, punha a mesma questão. Até que um polícia decifrou a coisa: “ah, plaza de macho?”. Foi o meu primeiro contacto com o delicioso sotaque argentino. Qualquer coisa entre o castelhano e o português do Brasil.

Rio de la Plata em Buenos Aires, Argentina
Rio de la Plata em Buenos Aires, Argentina

Mas muitos mais contactos teria, já que os genes italianos dos porteños, os habitantes da cidade, parecem ter-lhes dado o dom da conversa. Sobretudo com estrangeiros, a quem gostam de se queixar do país. “Olhe, homem, eu só quero o café, não quero a chávena”, resmungava um cidadão anónimo na cafetaria, a piscar-nos o olho, escandalizando-se em voz alta com a carestia da vida, a falta de emprego e a desonestidade dos políticos.

Esta autocrítica social pareceu-me mais um gene português, e nunca entendi porque é que os porteños são apontados pelo resto da América do Sul como arrogantes. Uma chilena feroz disse-me mesmo que a melhor definição de ego que conhecia era “aquele argentinozito que todos temos dentro de nós”.

Descendentes de colonos e emigrantes dos quatro cantos da Europa, apontam a sua capital como a “Paris da América Latina”.

Puerto Madero, Buenos Aires
Puerto Madero, Buenos Aires

E é verdade que, com todas as suas diferenças – e são muitas – Buenos Aires impõem-se pelo seu charme, uma combinação do ambiente latino, bem visível nos cafés que nunca estão vazios e na preocupação posta nas roupas dos seus frequentadores, e da arquitectura, que vai do imensamente desmesurado ao mais caseiro e mimoso.

Senão vejamos: a Avenida 9 de Julho, onde fica o obelisco que celebra a sua fundação, é considerada a mais larga do mundo, e a rua Rivadavia a mais longa, com trinta quilómetros de comprimento.

Mas se visitarmos o bairro de San Telmo, com as suas varandas de ferro forjado e clubes de tango, ou o famoso bairro de La Boca, verdadeiro ex-líbris turístico, de casinhas de cores vivas, cujas ruas e cafés são frequentados por músicos e pintores, temos a impressão de estar numa outra cidade, mais pequena e acolhedora.

Cafés em La Boca, Buenos Aires
Cafés em La Boca, Buenos Aires

Finalmente descobri a Plaza de Mayo, ilha histórica numa cidade moderna: de um lado fica a Casa Rosada, o palácio presidencial de onde Evita falava aos seus descamisados; do outro fica o Cabildo, a antiga casa do governador colonial e, mais adiante, a catedral.

Esta praça foi palco das dolorosas manifestações de mulheres que procuravam os seus familiares, desaparecidos durante o regime militar, assistiu ao caos financeiro próximo da bancarrota, aos escândalos de corrupção e desaires no futebol. O seu ar pacato e provinciano é apenas mais um dos contrastes de Buenos Aires.

Guia de viagens a Buenos Aires

Este é um guia prático para viagens a Buenos Aires, com informações sobre a melhor época para visitar, como chegar, pontos turísticos, os melhores hotéis e sugestões de atividades na capital argentina.

Quando viajar para Buenos Aires

No hemisfério Sul, o verão passa-se durante o nosso inverno e vice-versa, pelo que deve escolher a época em que deseja viajar em conformidade.

Como chegar a Buenos Aires

Não há voos directos de Portugal, sendo necessário fazer uma ligação através de Madrid, Paris, ou outra capital europeia. A Iberia tem, regra geral, os voos mais baratos, mas vale também a pena consultar a TAP, pois desde fevereiro de 2009 que a transportadora lusa voa para Buenos Aires em code-share com a TAM, via Rio de Janeiro, no Brasil.

Pesquisar voos

Onde ficar

Entre todos os hotéis de Buenos Aires de gama alta, o Hotel Alvear Palace é considerado o melhor da cidade. Fica na Avenida Alvear, 1891 e o preço ronda os 300 € por noite. De resto, há muitas unidades pequenas e acolhedoras, especialmente no bairro San Telmo, como a Casantonio (Rua Perú 1017/21).

Pesquisar hotéis em Buenos Aires

Restaurantes em Buenos Aires

Os mais carnívoros estão felizes na Argentina: aqui assam-se as vacas inteiras e quase tudo leva carne. Abunda a comida italiana, da pizza aos raviolis, e há algumas especialidades locais, como as empanadas, espécie de rissóis com receios variados. O cafezinho é tão vulgar e levado a sério como cá. Restaurante Teatriz, 1220 Calle Rio Bamba. Confiteria Las Violetas, na Av. Rivadavia, 3899.

Informações úteis

A diferença horária em Buenos Aires é de menos 3 horas em relação a Portugal continental. Um Euro vale sensivelmente 5,2 pesos argentinos. Os cidadãos portugueses não necessitam de visto para entrar no país. Para obter detalhes específicos sobre algumas das atrações de Buenos Aires, visite o site oficial do Turismo da Argentina.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

 

Saiba mais sobre: Viagens América do Sul Argentina Buenos Aires

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Buenos Aires e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Moinho da Bibi, com o Atlântico aos pés
O Caminho Português de Santiago »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Buenos Aires

Reserve um hotel em Buenos Aires ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens