Buenos Aires

Buenos Aires
A capital argentina é sempre referenciada como uma das mais “europeias” e sofisticadas da América Latina. A nível de arquitetura, conta com inúmeros exemplos de edifícios e mesmo bairros de influência europeia, como La Boca, com as suas casas de madeira coloridas, antigamente habitadas por imigrantes italianos; San Telmo, conhecido pelos clubes de tango, mercado e lojas de antiguidades; ou Palermo, zona mais cara, com belos parques arborizados.
O coração da cidade é a Plaza de Maio, onde fica a Casa de Gobierno (Casa Rosada), em frente ao Museu del Cabildo y Revolución de Mayo – onde teve início o processo de independência da Argentina – e da Catedral, construída no local da primeira igreja de Buenos Aires. A Avenida 9 de Julio é uma das mais largas do mundo e corre paralela à Rua Florida, com os seus modernos centros comerciais, cafés e restaurantes em zonas para peões. Ao longo do Rio de la Plata, que separa a cidade do Uruguai, estendem-se as docas e a Costanera Sur, onde se destaca Puerto Madero, zona de bares e restaurantes em casas restauradas, e uma Reserva Ecológica com trilhos para percorrer a pé ou de bicicleta. A cidade é muito extensa e agitada, e o ambiente europeu é reforçado pelo enorme número de cafés, e também de restaurantes italianos. Existe, todavia, uma série de espaços verdes que os porteños (habitantes de Buenos Aires) procuram, sobretudo ao fim de semana.
Visitar Buenos Aires: guia prático
Se está a pensar viajar para Buenos Aires, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.
VOOS | Comece por pesquisar voos para Buenos Aires. Caso lhe seja útil, veja um texto sobre como comprar voos baratos, aplicável a qualquer destino.
TRANSFERS | À chegada ao aeroporto, e como nem sempre os transportes públicos são a opção mais adequada para ir até ao hotel (se viajar em família ou aterrar muito tarde, por exemplo), deixo aqui a sugestão de um serviço de confiança onde pode reservar um transfer em Buenos Aires.
HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Buenos Aires a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.
Pesquisar hotéis em Buenos Aires
O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Buenos Aires, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Entre eles, comece por ver o post sobre o que fazer em Buenos Aires, um roteiro muito especial escrito com base na experiência no terreno.Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Buenos Aires por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.
ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Buenos Aires, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar em Buenos Aires
DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.
SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Buenos Aires.
INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em Buenos Aires é comprar um eSIM da Holafly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).