Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Alentejo » Alcácer do Sal

Caminhando sobre o lodo no cais palafítico da Carrasqueira

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Alcácer do Sal Alentejo Europa Portugal
Atualizado em 7.05.2023 | Tempo de leitura: 5 minutos

Visitar cais palafítico da Carrasqueira
Baixa-mar no cais palafítico da Carrasqueira, Alcácer do Sal

Andava há algum tempo para visitar o cais palafítico da Carrasqueira. Fica na Reserva Natural do Estuário do Sado e é daquelas construções que verdadeiramente me fascinam. Talvez seja a fotogenia do lugar; talvez o facto de ter uma atração por pontes de madeira sobre estacas; ou então o fascínio pelo engenho do homem para resolver com simplicidade um problema complexo.

O problema é que, no estuário do Sado, a baixa-mar é muito vincada e os pescadores sentiam enorme dificuldade em transpor o lodo do leito para chegar às águas do rio. Sempre foi assim. Até que alguns pescadores, em meados do século passado, tiveram a ideia de construir um passadiço de madeira para ludibriar a natureza e aceder mais facilmente aos seus barcos. A atividade piscatória ficou enormemente facilitada. E assim nasceu o cais palafítico da Carrasqueira.

Aos poucos, novas estacas de madeira foram sendo adicionadas, chegando-se ao pequeno labirinto de passadiços em que o porto palafita se transformou. Hoje em dia, é daqueles locais que me atraem como um íman. Tinha, naturalmente, de visitar o cais palafítico da Carrasqueira durante a minha roadtrip de autocaravana em Portugal.

E assim, uma vez transposto o estuário do Sado a bordo de um ferry que me levou de Setúbal ao extremo da Península de Troia no final de uma manhã soalheira, dirigi-me à aldeia da Carrasqueira.

A minha visita ao cais palafítico da Carrasqueira

Porto palafita da Carrasqueira
Labirinto de passadiços no cais palafítico da Carrasqueira

Obra-prima da arquitetura popular, o cais palafítico da Carrasqueira, único da Europa, é construído em estacas de madeira irregulares aparentemente frágeis das décadas de 1950 e 1960, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Ora estão enterradas no lodo, ora na água, segundo as marés.

Integrada na reserva natural do Estuário do Sado, a aldeia ribeirinha [da Carrasqueira] conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado. O cais continua a cumprir a missão para que foi construído; permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar. Ao longo dos diversos cais erguem-se pequenas casas construídas em madeira, que servem de arrecadações.”

in Câmara Municipal de Alcácer do Sal

O cais palafítico da Carrasqueira é um um lugar sereno. Um emanharado de passadiços de madeira, totalmente artesanais, instalados sobre estacas; arrecadações onde se guardam as artes de pesca; e ainda os pequenos barcos pesqueiros – ora a bailar nas águas, ora presos no lodo e lamas do Rio Sado. A estrutura fora pensada para que os pescadores conseguissem transpor a barreira de lodo da baixa-mar e chegar aos seus barcos.

Foi precisamente na baixa-mar, e praticamente sem água, que encontrei o porto de pesca.

Pescador da Carrasqueira
Carmindo Artur, 70 anos, pescador na Carrasqueira ©Luísa Pinto

Entrei nos passadiços, em família, apreciando a beleza frágil e periclitante da estrutura. A hora não era a melhor para fazer boas fotografias de viagens – imagino que seja mágico ao nascer do sol -, mas aproveitámos o mais possível.

Deu para perceber que cada passadiço alberga pequenos ancoradouros individuais que permitem o acesso aos barcos. Alguns deles aparentavam estar completamente abandonados; mas julgo que a maioria dos barcos ainda sairá para a faina, levados por pescadores como o senhor Carmindo Artur.

Carmindo é um velho pescador da Carrasqueira, de olhar sereno, andar cansado e boina na cabeça, que chegou à sua arrecadação quando eu caminhava pelos passadiços acompanhado por mulher e filha. Cumprimentei-o, ele tinha vontade de falar. Ainda hoje, com 70 anos, vai todos os dias ao Sado no seu “barquinho”, com a “patroa”, três anos mais velha do que ele. Falou do tempo em que se apanhava muito linguado; da família; dos problemas da vida. Partilhou que nenhum dos dois filhos quis seguir a “vida dura de pescador”. No fundo, talvez precisasse apenas de conversar; como quem mata o tempo que tem de sobra em conversas de ocasião com curiosos como nós. E não estávamos sozinhos.

Visitar porto de estacas da Carrasqueira
A minha filha Inês fotografando o cais palafítico da Carrasqueira

Havia ainda um grupo de jovens portugueses sentados nos passadiços a conversar; e um casal de turistas espanhóis que tinha vindo conhecer o cais palafítico da Carrasqueira. De resto, silêncio, paz, serenidade.

Despedimo-nos do senhor Carmindo e regressámos à autocaravana. Para nós, era hora de prosseguir viagem. Alcácer do Sal não ficava longe…

Guia prático

Como chegar

É preferível ter carro próprio para visitar o cais palafítico da Carrasqueira (ou ir de táxi); mas há alguns autocarros da empresa Rodoviária do Alentejo que percorrem a linha entre Troia e Alcácer do Sal e permitem chegar à aldeia de Carrasqueira.

Tenha no entanto em atenção que há apenas três ou quatro partidas diárias, nos dias úteis; pelo que terá de se programar em conformidade. Veja o horário da linha 8319 (a última tabela disponível online data de 2014).

Onde ficar

O alojamento na Comporta está muito direcionado para o turismo de luxo em casas de férias, pelo que encontra opções muito mais baratas – e igualmente boas – mais perto de Alcácer do Sal (ou mesmo em Setúbal). Por uma questão de proximidade geográfica, neste post vou recomendar apenas alojamentos na região de Alcácer do Sal.

Assim, entre as opções de alojamento mais elogiadas, recomendo a Herdades da Ameira e a Pousada Castelo de Alcácer do Sal (não é barato). Alternativamente, há vários apartamentos excelentes, como o Marinês, o Valentina Place e o Alcácer House. Encontra todos os outros hotéis de Alcácer do Sal usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Alcácer do Sal

Para encontrar bons hotéis em Setúbal pesquise aqui.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

A roadtrip de autocaravana em Portugal foi feita com o apoio da Indie Campers, que me ofereceu um desconto significativo no aluguer da autocaravana.

Saiba mais sobre: Viagens Alcácer do Sal Alentejo Europa Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Alcácer do Sal e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +30.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Cromeleque dos Almendres, menires megalíticos em Évora
Um dia (bem passado) em Tavira »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Alcácer do Sal

Reserve um hotel em Alcácer do Sal ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Parcerias

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça as regras para trabalhar comigo. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes Sociais

Mais de 300.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens