Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Coimbra

Casas do Bussaco

Por Filipe Morato Gomes | Hotelaria Coimbra Europa Portugal Ecoturismo Greenstays
Atualizado em 2.09.2020 | Tempo de leitura: 4 minutos

Casas do Bussaco, turismo rural em Luso
Casas do Bussaco, turismo rural no Luso

Após um período de abandono das casas que serviram para albergar os antigos Guardas Florestais, a Fundação Mata do Bussaco pôs mãos à obra e, com muita força de vontade, recuperou-as, para bem do Património e deleite de quem procura a tranquilidade que a Natureza oferece.

A Casa da Floresta Relíquia e a Casa do Miradouro, junto ao Miradouro das Portas de Coimbra  são dois estabelecimentos de Alojamento Local (AL) disponíveis para aluguer, tendo sido as primeiras casas a serem recuperadas. Já a Casa das Ameias, a Casa da Feiteira, a Casa das Lapas e a Casa do Serpa são Casas de Campo, empreendimentos de Turismo no Espaço Rural (TER).

Em 2016, a Fundação espera que a Mata do Buçaco seja finalmente classificada como Monumento Nacional e isso será mais um entre os variadíssimos motivos para visitar esta floresta mágica! Vamos todos torcer por isso!

Sustentabilidade

Casas do Bussaco
Pormenor da recuperação do edifício

Com o objetivo de evitar ainda mais a degradação deste Património, a Fundação iniciou a reabilitação destes edifícios para que turistas de toda a parte possam visitar um dos mais belos locais naturais do país.

A Fundação Mata do Bussaco preserva o património natural e cultural que está inserido na Mata Nacional do Buçaco e desenvolve as suas potencialidades. Os objetivos principais desta Fundação são a investigação florestal, a educação ambiental e as atividades turísticas e de lazer. Aqui, o património florestal, histórico, cultural, religioso e militar é gerido com muito cuidado e orgulho.

Instalações

As Casas da Floresta Relíquia e do Miradouro têm capacidade para 9 e 8 pessoas, respetivamente. Ambas possuem WC, cozinhas equipadas com fogão, micro-ondas e frigorífico. As salas de jantar são locais agradáveis para se estar com os amigos. Quanto às apetecidas lareiras em dias frios de inverno, a Casa da Floresta Relíquia possui uma no exterior, enquanto que a Casa do Miradouro tem uma na cozinha.

Turismo rural Casas do Bussaco
Interior de uma das casas
Quarto duplo
Quarto duplo

As Casas de Campo (Ameias, Lapas e Feiteira) têm capacidade para 4 ou 5 pessoas e todas têm cozinhas equipadas com fogão, micro-ondas, frigorífico e lareira, assim como WC e sala de jantar.

O que fazer nas Casas do Bussaco

Não é necessário ir muito longe para passar um fim de semana cheio de atividades na região. A própria Fundação Mata do Bussaco organiza visitas guiadas a vários locais de interesse, tais como ao Convento de Santa Cruz do Bussaco, à Mata Nacional ou aos Jardins do Palace Hotel do Bussaco.

Jardins do Palace Hotel do Bussaco
Jardins do Palace Hotel do Bussaco

Para os amantes da flora, uma visita à área de floresta relíquia é obrigatória. Lá encontrarão o adernal (habitat único no Mundo), os louriçais e carvalhais, assim como uma grande densidade de azereiros. A Mata integra mais de 80 Árvores Monumentais com um porte de se fazer notar! Será com certeza um bom passatempo identificar com os seus filhos as sequóias, os cedros, os pinheiros, o azevinho, os carvalhos, os castanheiros, entre outras espécies que existem no local.

Bem pertinho do Bussaco localizam-se as Termas do Luso, construídas no século XIX e que são bastante recomendadas. Para comer, não pode deixar de dar um saltinho à Mealhada e deliciar-se com o leitão à moda da Bairrada!

Como chegar às Casas do Bussaco

Comboio –  A estação do Luso-Buçaco fica apenas a 1km do centro, mas para chegar à Mata Nacional ainda se tem que percorrer alguns quilómetros, pelo que aconselhamos depois o aluguer de um táxi. Caso venha de Lisboa ou do Porto deve apanhar um comboio na Linha do Norte e sair na Pampilhosa. Aqui começa a Linha da Beira Alta que o leva até ao Luso-Buçaco. Para mais informações consulte o site da CP – Comboios de Portugal.

Carro –  Vindo da A1, saia na Mealhada em direção ao Luso pela Estrada Nacional (EN) 234. Se vier pela IP3 deve sair para o Luso e seguir pela EN 235. Pela IP3 tem também a opção de sair para Mortágua, direção para o Luso e seguir pela EN 234.

Contactos

Fundação Mata do Bussaco, Mata Nacional do Buçaco, 3050-261 Luso

+ 351 231 937 000

GPS: 40º 22’34.56”N e 8º 21’56.48”W

Turismo sustentável

Este texto faz parte de uma parceria estabelecida com a Greenstays, um portal dedicado à divulgação de projetos turísticos com preocupações de sustentabilidade e boas práticas ambientais. Foi escrito por Vicente Bento, fundador da Greenstays. Veja todos os textos.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Hotelaria Coimbra Europa Portugal Ecoturismo Greenstays

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Bussaco e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« O que fazer em Gran Canária, as dicas da Patrícia Camargo
O que fazer em Teerão, as dicas da Matin Lashkari »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Bussaco

Reserve um hotel em Bussaco ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens